O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Melhores Azeites de Oliva: TOP 11 Marcas!

Quem é fã da cozinha ibérica, mediterrânea e italiana e se interessa pela gastronomia e suas técnicas, com toda certeza, já está acostumado com o sabor distintivo do azeite de oliva, já que nessas culturas, o produto é utilizado com bastante frequência na gastronomia, sendo parte fundamental da economia e cultura de muitos países.

Contudo, enganam-se aqueles que pensam que azeite é tudo igual e só muda o preço, quando, na verdade, as características que definem o melhor azeite não estão contidas apenas no valor, inclusive, podem estar relacionadas até mesmo à embalagem dos produtos.

Como alimento, o azeite encontra-se no rol seleto de um dos produtos mais antigos da história, com registros que dão conta da utilização do azeite até 3000 anos antes de Cristo, em diversas partes do planeta, não sendo possível precisar com exatidão o seu local de origem.

A fabricação do azeite é bastante complexa e demanda precisão perfeita durante o processo, com a utilização de até 2000 azeitonas para se conseguir algo em torno de 250ml do produto.

O líquido precisa ser puro, vindo diretamente das azeitonas das oliveiras, de preferência sem adição de outros óleos vegetais, contando, ainda, com bastante influência da temperatura e pressão das máquinas, daí a necessidade de se ter uma precisão exata para não danificar a fruta nem o líquido.

Provavelmente, você já deve ter ouvido que os melhores azeites de oliva são os de Portugal e que os demais são de qualidade inferior, contudo, isso não é toda a história, por isso, antes de adentrar no tópico principal, vamos te apresentar algumas informações curiosas sobre o alimento.

Top 11 dos melhores azeites de oliva

Cocinero Azeite de Oliva Extra Virgem

Imagem com Cocinero Azeite de Oliva Extra Virgem
Foto: Cocinero Azeite de Oliva Extra Virgem

Barato, saudável e saboroso, a combinação perfeita de um dos melhores azeites de oliva do mercado. Este produto, oriundo da Argentina tem, na qualidade, seu ponto forte, com azeitonas previamente selecionadas e com cultivo em uma região de solo favorável às oliveiras, resultam em um produto de qualidade superior e, melhor ainda, tipo extra virgem.

Seu preço em conta também é uma atração, sendo um dos melhores azeites de oliva para quem quer economizar nas compras do mês. Portanto, se você procura custo-benefício, tenha sempre o Cocinero em mente.

Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico – Native

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico - Native
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico – Native

Se você é do time dos produtos orgânicos, que respeitam as condições naturais do solo e temperatura, sem necessidade de processos para alterar a estrutura do produto, o melhor azeite de oliva dessa classe é o Native, vindo diretamente da Itália.

Os produtos italianos são conhecidos pelos seus sabores firmes e o Native não foge à regra, tendo um sabor com forte presença de frutas, ideal para quem busca sabores diferenciados. Esse produto pode ser utilizado tanto no preparo, como na finalização de pratos, contudo, por ser alimento extra virgem, com processamento natural e com ingredientes seletos, seu preço pode não ser o mais atraente para alguns.

Azeite Extra Virgem de Oliva Colavita Greek

Imagem com Azeite Extra Virgem de Oliva Colavita Greek
Foto: Azeite Extra Virgem de Oliva Colavita Greek

Trazer as paisagens belas das ilhas gregas para perto de você é mais fácil do que parece. Este produto especial da italiana Colavita traz, para sua mesa, os sabores do solo e clima gregos, em um produto com sabor levemente picante, com suavidade singular, um autêntico azeite grego.

Relativamente ao aroma, está entre os melhores azeites de oliva, com notas de amêndoas e ervas finas tradicionais da Grécia. Produto excelente para a preparação dos pratos, ele consegue adicionar mais sabor as suas receitas, contudo, exige um investimento mais alto, devido à procedência especial de seus ingredientes.

Azeite de Oliva Extra Virgem Andorinha

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Andorinha
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Andorinha

Uma marca de peso e tradição, com história em solo brasileiro e reconhecido como um dos melhores azeites de oliva que se pode encontrar, a Andorinha é uma marca portuguesa que consegue alinhar a produção de itens de qualidade, com um preço bastante acessível para todos os bolsos.

A produção da Andorinha tem alto investimento em tecnologia, sem esquecer de preservar seu sabor, que tem notas bem suaves, acompanhada de um sabor frutado, sendo uma ótima opção para o preparo de pratos simples ou para finalização e tempero de saladas, além de ser um dos melhores azeites de oliva no quesito preço.

Azeite de Oliva Extra Virgem Gallo

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Gallo
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Gallo

Provavelmente o melhor azeite de oliva no que se refere a equilíbrio de sabores, o Gallo, junto com o Andorinha e Cocinero, é um dos azeites mais consumidos no Brasil, com uma história que remota ao início do século passado.

Ideal para preparos e finalização, o produto une muito bem o amargo e picante no paladar, com um final adocicado, todos os sabores colocados com moderação, para não tornar o produto algo muito pesado. Como um autêntico produto português, tem características suaves e sabor frutado, além de ter excelente custo benefício, sendo um dos melhores azeites de oliva nesse quesito.

Azeite de Oliva Extra Virgem Deleyda Premium

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Deleyda Premium
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Deleyda Premium

Uma grata surpresa das Américas, o Deleyda é, com alguma folga, o melhor azeite de oliva chileno, e um dos grandes expoentes da América do Sul. Como o nome já adianta, sua fórmula, do cultivo ao envasamento, é de um tipo superior aos produtos comuns, procurando aplicar o máximo de tecnologia e inovação aos produtos.

No paladar, destacam-se os sabores frutados, combinados com um leve tom adocicado, derivado da combinação de azeitonas espanholas e italianas. É recomendado para a preparação de pratos, devido ao seu potencial de agregar sabor as receitas, sendo uma dos melhores de azeites de oliva das Américas.

Azeite de Oliva Extra Virgem Herdade do Esporão

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Herdade do Esporão
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Herdade do Esporão

Uma marca portuguesa que, embora tenha pouco tempo de vida, tendo sido fundada em 1997, já carrega um renome imenso, avaliado pelos seus produtos de qualidade ímpar. Apesar de recente, seus métodos de fabricação respeitam tradições antigas, para produzir o azeite mais puro possível.

O processo semiartesanal confere ao produto uma cor esverdeada bem viva, com um sabor de ervas finas e uma leve pontada de acidez, colocando-o entre os melhores azeites de oliva que se pode encontrar no mercado.

Igualmente, a seleção das azeitonas é feita por um método rigoroso, tanto que apenas 6.000 litros do produto são feitos todos os anos. O investimento para ter um Herdade pode ser salgado, mas o sabor suave em seus pratos certamente recompensa.

Azeite de Oliva Extra Virgem Oro Bailen

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Oro Bailen
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Oro Bailen

Conforme dito na introdução do texto, os azeites espanhóis podem ser reconhecidos facilmente pela coloração firme e sabor marcante. O Oro Bailen é um dos melhores azeites de oliva produzidos na Espanha, ricamente fabricado com adição de tomate e frutas, com aromas herbáceos.

As azeitonas utilizadas em sua fabricação são as seletas Picuais, que em contato com o rico solo e a temperatura agradável, produzem alimentos de máxima qualidade. Você pode utilizar o Oro durante a preparação ou para finalização, sendo que suas notas picantes, com toda certeza, irão adicionar um sabor singular à sua receita.

Azeite Crudo Extra Virgem

Imagem com Azeite Crudo Extra Virgem
Foto: Azeite Crudo Extra Virgem

Seguindo os métodos ancestrais de fabricação de azeites, os italianos da Crudo produzem o melhor azeite de oliva da região de Puglia, no sul da Itália. O sabor do produto lembra o tomate e alcachofra, com um sabor de entrada adocicado, com o final apimentado.

Um fato marcante sobre o azeite são suas embalagens, que lembram as antigas jarras romanas para se conservar azeite e vinhos, sendo extremamente charmosas, adicionando um toque de estilo a sua mesa e a sua cozinha.

Azeite Rincón de La Subética Extra Virgem

Imagem com Azeite Rincón de La Subética Extra Virgem
Foto: Azeite Rincón de La Subética Extra Virgem

Se você deseja primor em sua mesa, apostar no Rincón não será uma decepção. Acumulando mais de 160 prêmios nos últimos anos, esse azeite é fabricado apenas com ingredientes frescos, para conservar o sabor mais natural possível desses alimentos e refletir no sabor, coloração e aroma do produto.

Sua cor é um belo verde escuro, ornado com aromas de ervas finas da região de Andaluzia, com um sabor completo de frutas e tomates frescos. Tudo nesse produto grita por qualidade, não é atoa que é um dos melhores azeites de oliva do mundo, reconhecido por diversas organizações especializadas.

Azeite de Oliva Extra Virgem Cartuxa

Imagem com Azeite de Oliva Extra Virgem Cartuxa
Foto: Azeite de Oliva Extra Virgem Cartuxa

Simplesmente um dos melhores azeites de oliva do mundo, de acordo com diversos prêmios e medalhas. O Cartuxa é uma obra de arte em forma de azeite, que faz jus à tradição de mestres dos portugueses no que se refere a fabricação do produto.

Fabricado com uma mistura de frutas, nozes, pimenta e tomate, suas notas gustativas o transformam em um dos melhores azeites de oliva para os paladares mais exigentes, com frescor e suavidade característicos dos produtos portugueses. O Cartuxa é para quem gosta de itens à prova de decepções.

Tipos de azeites

Você pode estar habituado a pensar que não existe azeite além daqueles do tipo extravirgem, considerado o melhor azeite de oliva entre todos os demais, entretanto, é possível apontar ao menos outras três modalidades do produto, todas relacionadas à produção e composição.

Inicialmente temos o chamado azeite virgem, que apresenta um nível de acidez próximo aos 2%, comumente utilizado para finalização de pratos e em temperos, sendo produzido através de método de produção mecânico, que deixa seu sabor levemente adocicado.

Temos também o azeite refinado, que é o processamento do azeite virgem, que lhe confere uma alta taxa de acidez e algumas imperfeições em sua aparência e gosto, sendo reservado quase exclusivamente para frituras.

Seguidamente, temos o azeite aromatizado, que tem a incidência de outros óleos aromatizantes, que o deixam com sabor e aroma mais acentuados, ideal para dar retoques finais em certos pratos. É mais utilizado como ornamentação dos pratos do que propriamente pelo sabor.

Por fim, temos o azeite extra virgem, que seria o supra sumo do produto, com taxa de acidez inferior a 1%, sem defeitos em sua fórmula e com sabor mais agradável. É tido como o melhor azeite de oliva em diversos quesitos, como auxílio à saúde, paladar, aroma, etc., e pode ser usado para finalização, preparação e tempero de pratos diversos.

Além disso, existem os azeites trufados, muito diferentes dos de oliva, mas que também possuem um sabor muito diferenciado. Vale a pena experimentar!

País de Origem e sua influência no produto

Como dito anteriormente, é notório que muitas pessoas pensam que os melhores azeites de oliva saem unicamente de Portugal. Ressalta-se, de fato, que nossa antiga metrópole tem extenso know how acerca da fabricação de do produto, sendo que a exportação de azeite é uma peça fundamental da economia portuguesa, contudo, para se definir o melhor azeite de oliva, é preciso ir além das opções óbvias.

Os azeites portugueses são, sem dúvida, os mais tradicionais e também os que possuem melhores preços, além de terem notas gustativas mais leves, levemente temperadas com sabores frutados, devido às condições do solo português, que interferem no crescimento das oliveiras e seus derivados.

Por sua vez, a Espanha é o critério que deve ser adotado, se você quer encontrar os melhores azeites de oliva com melhores notas gustativas, já que seu sabor é bem encorpado, com uma coloração bastante consistente, características que marcam bastante o azeite espanhol. Destaca-se, também, que os produtos de origem espanhola são os que possuem maior média de preço.

Caso procure complexidade de sabores e refino extremo, o melhor azeite de oliva para você virá da Itália, reconhecidamente o local de origem dos azeites com melhor qualidade, onde se produzem líquidos bem suaves e com cor bem firme, tornando-os fácil de reconhecer.

Ressalta-se que, caso procure sabores alternativos, vale a pena conferir os produtos vindos de outros países com destaque para Argentina, Chile, Brasil, Grécia, Marrocos e Síria, já que os produtos desses países, embora com produções menores, possuem algumas boas surpresas.

Benefícios do azeite para sua vida

Além de deixar suas comidas com sabores especiais, o azeite traz propriedades que colaboram fortemente para o melhor funcionamento do organismo humano, em especial, devido à sua ação antioxidante, que significa a prevenção das células contra a oxidação natural, fazendo com que elas funcionem melhor e por mais tempo.

A consequência direta desses atributos para o corpo é o fortalecimento do cérebro e do coração, colaborando para a diminuição de riscos de infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral), já que permite um melhor funcionamento dos vasos sanguíneos e fluidez para o sangue.

Os efeitos benéficos são mais acentuados quando a escolha se dá pelos melhores azeites de oliva do tipo extra virgem, que previnem, também, o avanço de doenças degenerativas e diversos tumores. Portanto, um maior consumo desse tipo de azeite pode prevenir males como o Alzheimer e vários tipos de câncer.

Portanto, com os melhores azeites de oliva do mercado, você poderá prevenir e driblar diversas doenças, por meio da ação desse tempero em nosso corpo.

Conclusão

Finalizamos a nossa lista de melhores azeites de oliva, trazendo, para os leitores, as opções de maior qualidade e custo-benefício para aguçar seu paladar e seu bolso com produtos ótimos para sua saúde, contudo, ainda temos mais algumas dicas para sua compra.

O azeite é um produto muito delicado, com extrema suavidade, portanto, deve ser consumido de imediato, e sem a interferência de fatores externos que possam diminuir sua qualidade. Por isso, os melhores azeites de oliva são engarrafados em embalagens escuras, para não permitir que a luz do sol ou de lâmpadas venham a oxidá-lo.

Então, mantenha seu azeite em locais com pouca claridade e com temperaturas superiores a 20ºC, dessa forma, as qualidades do produto serão conservadas ao máximo, bem como os nutrientes e sabores. Igualmente, prefira embalagens de vidro, já que o metal pode interferir no sabor do produto.

Outra dica importante é observar a sua necessidade e gasto com o azeite. Os melhores azeites de oliva são envasados em recipientes de 250ml ou 500ml, justamente porque são produtos difíceis de se conservar e produzir, portanto, também é uma forma de racionar o produto, para que não haja escassez devido ao consumo exagerado.

Algumas marcas também comercializam produtos com 350ml, dessa forma, é interessante refletir sobre a frequência de uso do azeite em sua cozinha e a sua destinação, ou seja, se você que algo apenas para tempero ou um produto mais incrementado para utilizar no preparo e finalização de pratos.

Considerando que o azeite não é lá um dos produtos mais baratos, sendo que os melhores azeites de oliva podem ultrapassar facilmente a casa dos R$ 300,00, adotar essas dicas pode ser uma boa para economizar e utilizar a sua cozinha e produtos de forma mais consciente e com mais eficiência.

Com essas dicas, terminamos mais um post.

Esperamos que você tenha gostado de nossas opções. Comente aqui embaixo qual azeite você irá adquirir!

Até mais, Cupomzeiros!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.