O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

As Melhores Argamassas – Confira o TOP 10!

A argamassa é um item fundamental para uma construção, servindo para várias finalidades.

Com ela, é possível juntar materiais, rebocar superfícies e realizar nivelamentos, todas essas sendo partes integrantes e vitais em uma obra.

Há inúmeros tipos de argamassa, desde aquelas feitas manualmente na própria obra como também as industrializadas.

No caso dessas últimas, a indústria da construção civil emprega recursos visando criar produtos voltados para cada tipo de finalidade. Isso muitas vezes gera, no consumidor, uma dúvida: como escolher a melhor opção para o meu caso?

Pensando nesse desafio, neste post trazemos uma lista com as 10 melhores argamassas do mercado para sanar de uma vez por todas essa dúvida.

Também apresentamos dicas e informações que podem vir a ser valiosas para te ajudar no momento da compra. Para saber mais sobre as melhores argamassas, continue lendo este post.

TOP 10 – Melhores Argamassas

Logo após, confira os nossos selecionados para a lista de TOP 10 melhores argamassas do mercado:

Argamassa Overcoll Fortaleza Bostik

Imagem com Argamassa Overcoll Fortaleza Bostik
Foto: Argamassa Overcoll Fortaleza Bostik

Servindo bem para sobreposições, a Argamassa Overcoll Fortaleza Bostik é focada no assentamento de porcelanato e cerâmica quando já há um piso instalado no local.

Portanto, a aplicação pode ser feita apenas sobre áreas que já estejam cobertas com outro piso. Fora essa especificidade, a utilização é livre, podendo ser aplicada tanto em áreas internas como também externas.

A Argamassa Overcoll Fortaleza Bostik é própria para quem está pensando em reformar a casa e não pretende quebrar ou retirar o piso para substituí-lo por outro.

Nesse caso, esse material poupa tempo e recursos, o que o torna uma ótima aquisição.

Argamassa Piso Sobre Piso Votomassa Votorantim

Imagem com Argamassa Piso Sobre Piso Votomassa Votorantim
Foto: Argamassa Piso Sobre Piso Votomassa Votorantim

A Argamassa Piso Sobre Piso Votomassa Votorantim é ideal para quem quer usar uma argamassa colante para diversas finalidades numa mesma obra.

Versátil, ela pode ser utilizada em sobreposições de peças em área interna e externa, gesso acartonado, pedras decorativas e cerâmicas e porcelanatos.

No que diz respeito a informações mais técnicas, vale lembrar que a composição contém cimento Portland, agregados minerais e também aditivos químicos.

São 20 kg de material, o que lhe dá a capacidade de aplicação para peças de mais ou menos 60 x 60 cm ou 80 x 80 cm.

Trata-se de um produto de qualidade verificada, de uma marca que é referência no mercado. Vale uma posição na nossa lista com as melhores argamassas!

Argamassa Cimentcola Flexível Quartzolit

Imagem com Argamassa Cimentcola Flexível Quartzolit
Foto: Argamassa Cimentcola Flexível Quartzolit

Uma argamassa com grande aceitação por parte do público, a Cimentcola Flexível Quartzolit é uma das melhores argamassas pois tem uma capacidade de aderência considerada excepcional.

Servindo para áreas sensíveis e que demandam maior cuidado, como piscinas, por exemplo, essa argamassa é a solução para quem tem medo que as peças percam sua fixação com o passar do tempo.

Sua composição é pensada justamente para proporcionar uma alta capacidade de aderência e não ocorrer nenhum tipo de avaria nesse sentido, motivo pelo qual é um produto muito procurado no ramo da construção civil.

Esse atributo fideliza o consumidor e confere uma maior confiabilidade à marca Quartzolit.

Argamassa Polimérica Biomassa Brasil

Imagem com Argamassa Polimérica Biomassa Brasil
Foto: Argamassa Polimérica Biomassa Brasil

Trazemos agora uma argamassa polimérica, a Biomassa Brasil. Para quem quer garantir um assentamento de qualidade, essa pode ser a opção ideal.

Com alta capacidade de aderência, ela tem um ótimo rendimento em ocasião de assentamento de tijolos e blocos.

Sua principal característica e que costuma atrair o consumidor é seu poder de vedação, o que é fundamental na aplicação de algumas peças e materiais em uma construção.

A composição dessa argamassa é elogiada por sua sustentabilidade, já que ela não usa cimento, um material poluente.

Outro benefício é seu alto rendimento, o que economiza dinheiro com mais material e traz um bom custo-benefício.

Por esses motivos, essa argamassa entrou na nossa lista das melhores argamassas!

Argamassa Polimérica Vedatop Flex

Imagem com Argamassa Polimérica Vedatop Flex
Foto: Argamassa Polimérica Vedatop Flex

Comumente usada em piscinas, a Argamassa Polimérica Vedatop Flex é própria para impedir vazamentos, tendo uma alta capacidade de vedação.

Isso é algo muito valorizado quando se trata da instalação de uma piscina, o que requer uma série de cuidados adicionais por se tratar de uma área mais sensível.

Essa argamassa costuma ser mais cara, mas é preferida, por ser uma das melhores argamassas, devido a sua qualidade inegável e a confiabilidade da marca.

Flexível, termoplástica e impermeabilizante, esse produto é específico para conter infiltrações e vazamentos.

Ainda que não seja tão versátil, a Argamassa Polimérica Vedatop Flex serve para solucionar problemas específicos, podendo ser aplicada em concreto, alvenaria e também sobre outros tipos de argamassas.

Argamassa Cimentcola Interno Quartzolit

Imagem com Argamassa Cimentcola Interno Quartzolit
Foto: Argamassa Cimentcola Interno Quartzolit

Com menos capacidade de aderência, a Argamassa Cimentcola Interno Quartzolit é própria para áreas internas na aplicação de peças como cerâmicas e porcelanatos de até 100 x 100 cm e pisos e paredes internas e externas.

Seu uso em piscinas, saunas e churrasqueiras é muito eficaz, apresentando alta adesividade e flexibilidade.

Não é indicada para o uso em estufas e frigoríficos, pedras do tipo hijau, porcelanatos extra finos ou superfícies que contenham materiais que atrapalhem a fixação do produto.

Embora suporte umidade e comumente seja utilizada em paredes de cozinhas e banheiros, onde muitas vezes há vapor, ela não possui alta versatilidade, motivo pelo qual é usada em casos mais específicos.

Argamassa Multiuso 4 em 1 Plus Portokoll Pratiká

Imagem com Argamassa Multiuso 4 em 1 Plus Portokoll Pratiká
Foto: Argamassa Multiuso 4 em 1 Plus Portokoll Pratiká

Trazemos mais uma argamassa do tipo colante que apresenta boa fixação, podendo ser usada em assentamentos convencionais, como pisos e paredes de cerâmica ou porcelanato, tanto em áreas internas como externas.

Além disso, outro uso possível é em sobreposições, contando com uma rápida liberação após aplicar o produto.

A Argamassa Multiuso 4 em 1 Plus Portokoll Pratiká é pensada para pisos de grandes formatos e está disponível em branco e cinza para dar ao cliente uma maior possibilidade de escolha de acordo com sua preferência e o tipo de peça na qual a massa será aplicada.

Esse produto conta com um ótimo custo-benefício e é uma uma boa opção para quem está pensando em reformar a casa.

Argamassa Polimérica Vedatop Vedacit

Imagem com Argamassa Polimérica Vedatop Vedacit
Foto: Argamassa Polimérica Vedatop Vedacit

A Argamassa Polimérica Vedatop Vedacit também é uma ótima opção para sua casa! Muito usada em reformas e reparos, ela tem a função de evitar que infiltrações ocorram graças ao revestimento impermeabilizante que confere às paredes onde é aplicada.

Pode ser utilizada em blocos de cerâmica, concreto, fibrocimento e outras bases cimentícias.

Essa argamassa é composta por cimento, agregados minerais e polímeros, sendo considerada pelo público um produto de estrutura exemplar.

A única crítica que a Argamassa Polimérica Vedatop Vedacit costuma receber é seu baixo rendimento, já que um item dela consegue cobrir apenas 1,3² m de área. Ainda assim, dependendo do seu caso específico e necessidade, ela vale a pena.

Argamassa Polimérica Smart Massa Smartop

Imagem com Argamassa Polimérica Smart Massa Smartop
Foto: Argamassa Polimérica Smart Massa Smartop

A Argamassa Polimérica Smart Massa Smartop tem um formato e proposta diferente das demais desta lista. Isso porque sua embalagem é na forma de uma bisnaga, o que modifica a maneira de aplicar o produto na peça.

Seu principal benefício é a praticidade no uso e o bom aproveitamento de material, evitando desperdícios.

Com boa resistência a compressão e tração, ela serve perfeitamente para o assentamento de blocos e tijolos, dando boa sustentação à estrutura da obra.

Ela é impermeável e impede infiltrações e outros problemas dessa ordem, que podem acontecer quando uma massa não tem vedação completa. Trata-se, portanto, de uma boa opção para sua construção.

Argamassa Superkoll Piso Sobre Piso Exteriores Portokoll Premium

Imagem com Argamassa Superkoll Piso Sobre Piso Exteriores Portokoll Premium
Foto: Argamassa Superkoll Piso Sobre Piso Exteriores Portokoll Premium

Para finalizar nossa lista, trouxemos a Argamassa Superkoll Piso Sobre Piso Exteriores Portokoll Premium, mais uma argamassa do tipo colante.

Ela serve para sobreposições, piso sobre piso, e pode ser utilizada tanto em áreas externas como internas.

Sendo uma argamassa AC 2, sua principal vantagem é a capacidade de aderência, o que garante um serviço bem feito e com boa sustentação.

Própria para reformas, ela apresenta uma secagem rápida com um baixo tempo de liberação. Pode ser aplicada em cerâmicas e porcelanatos com espessura maior que 5 mm.

Afinal, para que serve a argamassa?

A argamassa é uma mistura de materiais que formam uma espécie de massa, como o próprio nome sugere, que serve para ser utilizada no acabamento de uma construção.

É, portanto, um produto de importância vital em uma obra. As argamassas feitas de forma manual na própria obra geralmente consistem em uma mistura de água, cimento e areia.

Entretanto, a indústria da construção civil desenvolveu argamassas já prontas e direcionadas para cada tipo de uso que contém aditivos específicos.

O tipo mais comum de argamassa e de maior uso é aquele que serve para assentar tijolos e pedras, sendo ela manual ou industrializada.

No segundo caso, geralmente adiciona-se água para obter a mistura exata necessária antes de sua aplicação.

A argamassa também é utilizada para vedação e no conserto de rachaduras e infiltrações. Nesse caso, usa-se um produto direcionado a esse fim.

Para instalar e vedar uma piscina, por exemplo, é necessário um tipo específico de argamassa.

A seguir, vamos apresentar os tipos mais comuns de argamassa existentes.

O que levar em conta na hora de comprar uma argamassa?

Na hora de adquirir sua argamassa, alguns detalhes devem ser levados em consideração para que você não compre um produto que não te atenda completamente.

A seguir, mostramos quais são os pontos mais importantes a se considerar no momento da compra.

Compatibilidade com o serviço que será feito

Não adianta nada comprar um produto e só depois descobrir que ele não é adequado para a situação, não é mesmo?

Para evitar isso, é fundamental levar em conta o fato de que cada serviço requer um tipo específico de argamassa.

Portanto, você não precisa ter um conhecimento aprofundado na área, mas precisa saber ao menos os principais tipos de argamassas e para que eles servem.

Um porcelanato, por exemplo, precisa de um produto específico para ser assentado.

O uso de algo que seja incompatível com essas peças vai levar a uma obra malfeita e que precisará de reformas cedo, por isso é importante se atentar a esse detalhe.

Rendimento das argamassas

No que diz respeito ao rendimento de uma argamassa, tudo vai depender do tipo de serviço e a maneira de aplicação do produto na peça.

Se a quantidade de uso for mal calculada, pode ocorrer a situação desagradável de a argamassa acabar no meio do processo e então demandar tempo para comprar mais.

Para evitar isso, é necessário fazer um cálculo prévio do quanto irá ser utilizado na obra. Basta verificar o rendimento de cada embalagem e levar em conta qual serviço será feito.

No geral, utilizam-se 5 kg de argamassa para cobrir 1 m².

Quais os tipos de argamassas?

As argamassas se dividem em diversas classificações, mas a divisão principal é entre argamassa para assentamento, para revestimento, colante e de rejuntamento.

Saber a distinção entre elas faz toda a diferença, já que cada uma é direcionada a um tipo de situação. Confira a definição de cada uma:

Argamassas para assentamento

A argamassa de assentamento é aquela usada para “colar” duas peças que compoem a parte estrutural da obra, isto é, ligar ou juntar os elementos da alvenaria, como tijolos de cerâmica ou blocos de concreto.

Ou seja, aquela usada para subir paredes. Esse tipo de material pode ser tanto feito manualmente na própria obra como também industrializado.

As argamassas apresentadas neste post são, claro, industrializadas.

Várias pessoas costumam preferir essas últimas a aquelas feitas artesanalmente justo pelo fator de praticidade: poupa tempo e, além do mais, as argamassas compradas já são pensadas exatamente para cada tipo de situação.

Um tipo de argamassa de assentamento é a polimérica em bisnaga, também muito apreciada por sua praticidade.

Argamassas para revestimento

O objetivo desse tipo de argamassa é, como o próprio nome sugere, revestir, cobrir e nivelar estruturas.

Geralmente, é utilizada em três camadas: a primeira é o chapisco, cuja função é preparar a superfície para as demais camadas, impedindo-as de descolarem.

É o chapisco que ajuda a dar sustentação e liga ao revestimento.

A segunda camada é o emboço, que é a massa grossa usada para cobrir buracos e nivelar a superfície.

Por fim, a terceira camada é o reboco, que é a massa fina, já conhecido pela maioria das pessoas. Sua função é dar o retoque final na parede, nivelando ainda mais e tornando a área uniforme.

Argamassas colantes

A argamassa colante é uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos que, com água, se transformam em uma massa viscosa e colante, como o próprio nome diz.

Ela é considerada altamente aderente e mais flexível que as demais argamassas, podendo ser utilizada em diversos tipos de serviços.

Servem para assentar pedras, porcelanatos, cerâmicas e outros tipos de peças. Dividem-se em AC1, AC2, AC3 e AC3 E.

A argamassa colante do tipo AC1 é usada em áreas internas, secas ou molhadas (ex: cozinhas, banheiros, saunas etc).

A AC2 serve para áreas externas e é resistente a chuvas, ventos e outras condições adversas.

A AC3 é a mais aderente de todas, própria para áreas de tensão e calor, como saunas e piscinas.

E por fim, a AC3-E tem as características da anterior, mas é ainda mais apropriada para lugares que recebem insolação direta.

Argamassas de rejuntamento

Por fim, a argamassa de rejuntamento tem a finalidade de preencher brechas e vãos, cobrindo os espaços entre os porcelatos e cerâmicas e servindo, assim, como um acabamento.

Ela tem baixa permeabilidade e alta capacidade de absorver deformações, tornando a limpeza fácil ao fim do serviço.

Os quatro principais tipos de argamassa de rejuntamento são a base cimentícia, a base de resina epóxi, a base de resina acrílica e a argamassa para pastilhas.

As pessoas também perguntam

Qual a diferença entre argamassas AC1, AC2 e AC3?

Há diferenças bem básicas entre as argamassas AC1, AC2 e AC3, mas que fazem toda a diferença. Levando isso em conta, a argamassa AC1 é própria para ambientes internos. A AC2 é recomendada para ambos, tanto internos quanto externos, como banheiros, cozinhas, garagens ou calçadas. Já a AC3 pode ser branca ou cinza e é própria para piso sobre piso, piscinas, porcelanatos e outras aplicações. A branca, além de ter esses usos, também serve para ser utilizada em blocos e pastilhas de vidro.

Pode colocar porcelanato com argamassas AC2?

A resposta é sim. A ideia de que apenas a argamassa do tipo AC3 deve ser utilizada na aplicação de porcelanato é equivocada. A AC2 também é viável nesse caso e proporciona uma boa fixação, se todos os outros fatores externos forem levados em conta e se ela tiver sido colocada corretamente.

Tem como colocar porcelanato com argamassa comum?

Não. Há uma boa razão para existir um tipo específico de argamassa para porcelanato. O motivo é que, se for utilizado uma argamassa comum, o porcelanato não vai absorver sua umidade, tornando impossível a aderência da peça. Nesses casos, ela se fixa somente ao contrapiso, permanecendo solta.

Qual a argamassa mais forte?

O tipo mais resistente de argamassa é o AC3, com alta capacidade de aderência. Ela é indicada para o uso em piscinas, saunas e fachadas, dentre outras aplicações.

Considerações Finais

Agora que você já sabe mais sobre argamassas, pode comprar aquela que melhor te atende e escolher as melhores ofertas apenas nos melhores e mais confiáveis sites de compra online!

Neste post, apresentamos as melhores argamassas do mercado e demos dicas do que se deve levar em conta na hora da compra, além de apresentarmos os principais tipos desse material.

Gostou do post? Queremos saber sua opinião! Não deixe de comentar suas impressões sobre o que leu aí embaixo na seção de comentários.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]
você pode gostar também
Comentários
>