Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Melhor Vinho Branco do Mercado: TOP 10 Marcas!

Para os adultos de plantão, as bebidas alcoólicas são uma ótima opção para curtir o fim de semana. Espumantes, tequilas, conhaques... Todos eles fazem sucesso nos copos dos brasileiros!

Além desses, também temos uma bebida muito famosa, especialmente em momentos mais sofisticados, o vinho. Atualmente, existem diversas opções no mercado, como vinhos do porto, vinhos rosé e até mesmo vinhos chilenos. Mas, existe um que é o preferido de muito gente: o vinho branco!

Se você é daqueles que ama esse tipo de vinho, saiba que esse artigo é para vocês! Afinal, iremos mostrar 10 opções do melhor vinho branco, além de algumas informações sobre esse tipo de produto! Veja:

TOP 10 Melhores Vinhos Branco

Já preparou suas taças de vinho? Pois com esse artigo, você saberá quais são os melhores vinhos branco para experimentar no seu fim de semana! Confira:

Chac Chac Sauvignon Blanc Viña Las Perdices

O primeiro vinho da lista é o Chac Chac Sauvignon Blanc da Viña Las Perdices, que é produzido em Mendoza, na Argentina.

Ele é perfeito para um dia quente, com sol, pois é bem refrescante e tem notas de maracujá.

É do tipo seco e é ideal como aperitivo ou para acompanhar frutos do mar, peixes e saladas.

Seu sabor é frutado e tem teor alcóolico de 13%.

Vinho Esteban Martín Chardonnay-Macabeo

O Vinho Branco Esteban Martín Chardonnay-Macabeo reúne uma mistura incomum de duas uvas, Chardonnay com Macabeo.

Esse blend resulta em um vinho aromático, fresco, jovial e de final persistente. Ele é ótimo para um piquenique no parque, para um fim de tarde com a família ou uma refeição descontraída com os amigos.

Sua harmonização vai bem com crepes, bruschettas, canapés, espaguete com molho branco, quiche de espinafre, moqueca de camarão, entre outros pratos leves.

Vinho Branco Verde Casal Garcia

O Vinho Branco Verde Casal Garcia hoje é o mais vendido do Brasil. Ele é leve, frutado, refrescante e levemente efervescente. Tem aroma cítrico e toques florais, além de cor amarelada, com reflexos esverdeados. Recomenda-se servir gelado, de 8º a 10ºC. Os vinhos da linha Casal Garcia são o maior sucesso entre os brasileiros. Quem os produz é a vinícola portuguesa Aveleda, na região de Vinho Verde, em Portugal.

Fundada em 1870, ela é uma vinícola familiar que é líder mundial na produção de vinho verde, com distribuição em mais de 100 países.

Vinho Sauvignon Blanc Reservado Concha Y Toro

O Vinho Sauvignon Blanc Reservado Concha Y Toro é feito na região do Valle Central, no Chile, com uvas Sauvignon Blanc. Ele é do tipo meio seco, agradando muitos paladares. Seu sabor é cítrico, leve e fresco, com notas de ervas. Já seu aroma é de frutas cítricas e é um dos mais vendidos da marca. Ele tem também uma cor amarelo palha, com reflexos esverdeados e seu título "Reservado" remete a um vinho de mais qualidade, apesar de não haver regras quanto à denominação e muitos usarem apenas para marketing.

Vinho Sauvignon Blanc Villarrica De Chile Reserve

O Vinho Sauvignon Blanc Villarrica De Chile Reserve é feito no Vale do Maule, no Chile, pela vinícola Terraustral.

A uva usada, Sauvignon Blanc, é uma casta típica de vinhos brancos, de corpo leve, elegante e de frescor particular.

Este vinho é do tipo seco e é ideal para acompanhar saladas, peixes e também serve como aperitivo.

Seu amadurecimento é feito por 3 meses em barris de carvalho.

Vinho Branco Ab-Imis Pinot Grigio Puglia

Sem preconceitos, trouxemos para lista um vinho de lata. Abra a mente e curta um vinho sem regras, sem complicação. Muito prático e ótimo para o dia a dia, o Vinho Ab-Imis Pinot Grigio Puglia tem essa proposta leve e na dose certa, para você levar seu vinho para qualquer lugar.

Ele é feito próprio para o verão e é sugerido consumir bem gelado. Este vinho é brasileiro, produzido pela vinícola Miolo, na Serra Gaúcha. Ele tem sabor de frutas brancas e categorizado como Demi-sec.

Vinho Branco Pinot Grigio Viña Las Perdices

Mais um vinho da Viña Las Perdices por aqui. Produzido em Mendoza, na Argentina, o Vinho Branco Pinot Grigio Viña Las Perdices é do tipo seco e é feito com uvas Pinot Grigio.

Ele harmoniza muito bem com frutos do mar, pratos à base de peixe e saladas, pois ele é leve e refrescante.

Com paladar fresco, acidez presente e bom final, este vinho é frutado tanto no sabor quanto nos aromas, que ainda trazem um complemento floral. Ele é um dos destaques entre os vinhos brancos da vinícola Viña Las Perdices, bem como o anterior da marca já citado.

Vinho Santa Helena Reservado Chardonnay

Também produzido no Valle Central, no Chile, mas agora um Chardonnay feito pela vinícola Santa Helena.

Este Vinho Branco Santa Helena Reservado Chardonnay é uma bebida que deve ser consumida gelada, ótimo para acompanhar carnes brancas, ‎entradas leves, queijos e frutos do mar. Ele é bastante frutado e fresco, além de ser jovem e equilibrado, sendo fácil de beber, característica marcante da linha Reservado da marca. Seu aroma é cítrico e é considerado do tipo seco, apesar de ser bem leve.

Vinho Branco Louis Latour Chablis

O Chablis da Louis Latour é um grande exemplo do que a nobre uva Chardonnay é capaz de produzir nas famosas colinas de solo calcário da região da Borgonha, na França. Levando o nome dos vinhedos isolados franceses no título, este vinho é feito com vinhas de idade média de 30 anos e com amadurecimento de 8 a 10 meses em tanques de aço inoxidável, sob temperatura controlada. O Vinho Branco Louis Latour Chablis tem notas minerais, de frutas cítricas e florais em seu aroma. Seu sabor é refrescante e harmoniza muito bem com saladas, peixes, frutos do mar e queijos, além da clássica combinação com ostras.

Vinho Belo Verdejo Branco Espanha

Para finalizar nossa lista, temos uma opção super acessível da Bodegas Los Tinos, o Vinho Branco Belo Verdejo. Contando com uma embalagem bastante charmosa, esse vinho possui uvas selecionadas da Espanha, que passam por um controle de temperatura para melhor fermentação.

Além disso, o vinho combina diversas técnicas de vinificação para resultar em um vinho impecável, resultando num produto complexo e com sabor extremamente marcante. Com aroma de frutas cítricas e um toque herbáceo, o vinho possui uma cor dourada com nuances verdes.

Como Escolher o Melhor Vinho Branco

Para escolher o melhor vinho branco do mercado, você deve levar em conta alguns quesitos. A variedade de tipos e versões disponíveis é grande (ainda bem), logo, é normal ficarmos indecisos na hora de comprar.

Primeiramente, escolha o sabor de acordo com o seu paladar. O vinho branco suave é mais doce, com mais açúcar e menos acidez, sendo preferência de quem gosta de uma bebida leve. Já o do tipo seco é para quem gosta de vinhos mais encorpados, com baixo teor de açúcar.

Veja os tipos de uva que são usados para fazer os vinhos brancos. A uva Chardonnay é mais versátil, já a Sauvignon Blanc tem sabor mais refrescante.

Verifique também o local de origem do vinho branco. A França é a produtora dos vinhos mais famosos do mundo.

Já o Chile também produz vinhos de alta qualidade com preços melhores. O Brasil também tem exportado vinhos para o mundo todo e tem ganhado seu espaço no mercado.

Por fim, prefira vinhos brancos jovens, com safra de no máximo 3 anos. Verifique ainda o preço, se cabe no seu bolso, e também o produtor de onde se origina a bebida.

Seguindo essas dicas, com certeza, você estará adquirindo o melhor vinho branco!

Para fechar com chave de ouro, lembre-se sempre de conservar a bebida em adegas climatizadas, a fim de manter a qualidade e o sabor do vinho branco.

Quais os Benefícios do Vinho Branco?

O vinho branco, assim como o vinho tinto, pode apresentar alguns benefícios para a saúde quando consumido com moderação. Sendo assim, confira alguns benefícíos que o vinho branco pode te oferecer:

Antioxidantes

O vinho branco contém antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Os antioxidantes podem ajudar a proteger as células do estresse oxidativo, contribuindo para a saúde cardiovascular.

Saúde cerebral

Diversos estudos sugerem que o consumo moderado de vinho pode estar relacionado a um menor risco de declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.

Na prática, os antioxidantes podem ter um papel na proteção das células cerebrais contra danos.

Benefícios para a pele: Os antioxidantes encontrados no vinho branco também podem ser benéficos para a pele, ajudando a reduzir o estresse oxidativo e retardando o envelhecimento da pele.

Redução do risco de diabetes tipo 2

Algumas pesquisas sugerem que o consumo moderado de vinho pode estar associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Isso pode ser devido aos efeitos benéficos dos compostos presentes nas uvas.

Por fim, é importante dizer que os benefícios do vinho branco são observados em um consumo moderado, que geralmente é definido como uma ou duas taças por dia para homens e uma taça por dia para mulheres.

As Pessoas Também Perguntam

Se você não é muito fã de vinho branco, mas quer experimentar um no seu fim de semana, é necessário que você se atente em algumas questões antes de comprar, confira:

Como o vinho branco é feito?

O vinho branco pode ser feito com uvas brancas (aquelas verdinhas) que são esmagadas e não transferem cor à bebida. Porém, ele também pode ser feito utilizando uvas escuras.

Neste caso, a casca é retirada e é utilizada apenas a polpa da fruta, que não possui cor. Após isso, o suco produzido através do processo de esmagamento das uvas passa pelo processo de fermentação, quando ganha seu teor alcoólico.

Logo em seguida, é realizada a clarificação, que é quando os restos sólidos são retirados.

Por fim, o vinho é armazenado e passa pelo processo de amadurecimento, que pode variar de meses até anos. Diferentemente do vinho tinto, que possui uma coloração forte, o vinho branco tem uma tonalidade clara, que varia desde o dourado até um esverdeado mais claro.

Qual o melhor vinho branco nacional?

Citamos vários vinhos excelentes na nossa lista, que podem ser considerados o melhor vinho branco, nacional ou internacional.

Mas em termos de Brasil, podemos eleger alguns nomes que podem facilmente carregar esse título

O primeiro é o da famosa vinícola Aurora, o Vinho Branco Pinto Bandeira. Outro excelente é o Vinho Branco Sauvignon Blanc Diva, da vinícola Maria Maria.

E, por último, o já citado Vinho Branco Reserva Sauvignon Blanc, da Miolo, feito também com uva Sauvignon Blanc, na Serra Gaúcha, uma das regiões que produzem vinhos brancos de excepcional qualidade.

Como saber se um vinho é de boa qualidade?

Para saber se um vinho é de boa qualidade, a primeira coisa que deve ser feita é experimentá-lo. Um vinho de boa qualidade tem um gosto bom, além de um aroma equilibrado.

Ele não é muito ácido, nem muito doce, nem muito forte, muito menos deixando um amargor residual na boca. É bom saborear bem antes de bebê-lo totalmente para analisar.

Se ele não apresenta cheiro ou se remete a algo estragado, não é bom sinal. Bons vinhos geralmente não dão dor de cabeça nas pessoas também.

E, visualmente falando, um vinho de qualidade não apresenta partículas em suspensão ou depositadas ao ser servido.

Considerações Finais

Parece que chegamos ao fim do nosso artigo! Hoje, vimos que os vinhos brancos dominaram o mercado brasileiro, pois o que não faltam são opções para todos os gostos!

Atualmente, há vinhos brancos excelentes, de boa qualidade e com preços acessíveis no mercado. Sabendo usar nossas dicas, dá para fazer boas compras e adquirir ótimos vinhos branco.

No mais, esperamos que essa lista tenha te ajudado a entender melhor esse mundo dos vinhos, sem precisar ser um sommelier, para poder comprar o melhor vinho branco!

Aliás, você já provou algum dos vinhos dessa lista? Responda nos comentários!

Por hoje é só, mas logo mais voltaremos com novas dicas e recomendações para vocês!

Leia também:

Até a próxima, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.