Muitas vezes, as mulheres, depois de ir ao cabeleireiro, não querem molhar o cabelo, afinal, gastaram alguns reais para uma escova ou algo assim. São nesses momentos, e quando a única razão para não lavar os cabelos é o horário do banho ou o frio, que uma touca de banho é uma grande aliada.

Por essas e outras, apresentamos alguns cuidados a se ter com os cabelos, e também uma lista com as melhores toucas de banho que encontramos em sites conhecidos como Amazon e Americanas.

Uma das principais características desses produtos é que são impermeáveis, servindo, por isso, para proteger os cabelos da água durante o banho. Grande parte dessas toucas são fabricadas com materiais de plástico ou PVC, sendo o segundo ainda mais resistente que o primeiro.

Como melhorar o cuidado do cabelo

Os truques que você encontrará a seguir são os melhores para cuidar do seu cabelo:

Escolha um bom shampoo

Sim, essa é uma das indicações mais comuns, mas escolher o shampoo e o condicionador certos é o mais importante passo para o cuidado do cabelo.

Não esfregue forte

Muita gente tem a sensação de que quanto mais esfregar o cabelo, mais limpo ele ficará e mais tempo durará. Grande erro.

 É precisamente o contrário, ao lavar os cabelos com uma massagem suave se evita a ativação das glândulas sebáceas e isso aumentará a duração da limpeza feita nos cabelos.

Dê volume ao cabelo, mas sem sujá-lo

Geralmente, para conseguir volume é comum a aplicação de muitos produtos, o problema é que isso suja muito. Ao invés disso, você pode pegar uma toalha de algodão e, assim que terminar de secar, cole-a no couro cabeludo e dê voltas de 360º. Duas à direita e duas à esquerda.

 É assim que se obtém um crepe leve e muito eficaz. Agora, basta passar um pouco de shampoo ou spray de cabelo seco e pronto.

Sempre desembaraçar com as mãos

Para um bom cuidado do cabelo, é essencial manter a cutícula do cabelo bem vedada. Trabalhe com as mãos ao desembaraçar o cabelo com o condicionador ou máscara. Com este truque você obtém mais brilho, mais suavidade, menos quebra e muito mais controle se os seus fios forem crespos.

Se você tem um couro cabeludo sensível, é melhor evitar alguns produtos

Se você tem couro cabeludo sensível, deve evitar shampoos que tenham na composição materiais como parabenos, sulfatos e silicones, além de água calcária. Além disso, evite água muito quente e a aplicação de calor direto no couro cabeludo. Com essas orientações simples, você ficará melhor em alguns dias.

Cuidados com a lavagem do cabelo

Todo mundo lava o cabelo. Tem gente que prefere lavar durante o dia e outras pessoas, à noite. Alguns fazem isso todos os dias e outros duas vezes por semana; alguns usam apenas shampoo e outros também adicionam máscaras e condicionadores. Independentemente do número de vezes que você lava, trouxemos algumas dicas para conseguir a lavagem perfeita do cabelo.

Normalmente, um shampoo é usado para lavar e remover a sujeira e um condicionador para restaurar a maciez e o brilho do cabelo, mas também há muitos que podem usar máscaras ou outros produtos para melhorar a condição do cabelo ou tratar certos problemas capilares.

Com base nisso, o tempo investido na lavagem dos cabelos variará entre 3 minutos (uma lavagem rápida) e 45 minutos, já que determinados produtos exigem um tempo de ação maior.

Quanto à frequência de lavagens dos cabelos ao longo de uma semana, por exemplo, alguns especialistas dizem que dependerá do tipo de cabelo. Sendo que, para quem tem couro cabeludo oleoso, é aconselhável lavar com mais frequência, enquanto quem tem cabelos secos é melhor lavá-los apenas algumas vezes ao longo da semana.

De fato, alguns cabeleireiros indicam que não é aconselhável lavar os cabelos diariamente, pois, além da sujeira, alguns componentes dos produtos usados eliminam a camada hidrolipídica que protege a pele, o que pode acabar tornando os cabelos mais enfraquecidos.

Nesse sentido, as toucas de banho são muito úteis quando o que se busca é evitar que os cabelos se molhem ao usar o chuveiro. Encontramos de modelos simples a toucas-toalha, que, na verdade, são recomendadas para usar no pós banho.

As nove melhores toucas de banho

Confira as melhores touca de banho:

Touca de Banho Estampada, Ricca, Azul/Rosa

A touca de banho da marca Ricca vem com estampas em formato de flores, e é disponibilizada nas cores azul e rosa. Possui elástico e se adapta confortavelmente à cabeça. O produto é 100% impermeável.

Condor Touca para Banho e Hidratação, Estampas Estilo Animal Print

A touca de banho da Condor tem forro duplo e costura reforçada, o que torna o produto mais durável e confortável para ser usado durante o banho.

O produto pode ser encontrado em várias cores com estampas de animais.

Touca de Banho Infantil 3D, Ricca, Panda/Sapo/ Porco

Este produto foi pensado para ser usado por crianças na hora do banho. A touca da marca Ricca diverte e protege os cabelos das crianças durante o banho.

Fabricado com material resistente, a touca é impermeável e possui boa durabilidade. O produto é oferecido nas versões sapo, panda e porco.

Touca Banho Plástica C/ 50 Unidades – Vilty Care

A touca Vilty Care foi fabricada para ser usada durante o banho ou para a hidratação dos cabelos. É indicada para uso doméstico e para cabeleireiros que precisam proteger os cabelos de seus clientes.

O pacote do produto é vendido com 50 unidades.

Touca P/ Banho Santa Clara

A Santa Clara é uma conhecida fabricante de toucas de banho, os produtos da marca chamam a atenção pelas cores alegres para banho ainda mais prazeroso.

Touca para Banho e Hidratação Barbie, Condor

Fabricada pela marca Condor, esta touca é ideal para o banho e para a hidratação. O produto traz estampas da famosa boneca Barbie, e é confeccionado com tecido e forro plástico.

Touca de Banho Atoalhada, Ricca, Azul/Rosa

A touca atoalhada da marca Ricca é recomendada para dois momentos: para proteger os cabelos na hora do banho, mantendo-os secos; e para tirar o excesso de água dos cabelos úmidos, enquanto você realiza outras atividades.

O produto é disponibilizado nas cores azul e rosa.

Minkissy 3 peças touca de banho de cetim, dupla camada à prova d’água elástica toucas de banho para dormir para adultos (cor sortida)

Este kit vem com 3 toucas com design elástico que se adequa facilmente à cabeça. O produto é ideal para ser usado durante o banho, para fazer os cuidados faciais, e até mesmo para proteger o cabelo enquanto se realizam outras atividades.

Outras vantagens: as toucas são duráveis e fáceis de levar em viagens.

Touca Toalha Cabelo Botão para Banho Branca Xadrez

Fabricada com poliéster, a touca toalha de cabelo não é propriamente para ser usada no chuveiro. Trata-se de uma prática e eficiente toalha na qual é possível enrolar os cabelos para secá-los. O objetivo desta toalha é ajustá-la à cabeça segurando os cabelos úmidos enquanto você se troca, faz a maquiagem ou qualquer outra coisa, sem que a toalha fique desenrolando e caindo a toda hora.

Como tomar banho sem molhar o cabelo

  1. Você tem cabelo comprido?

Se você usa cabelo comprido, é melhor prendê-lo com uma presilha ou fazer um rabo de cavalo ou um laço.

  1. A touca de banho será sua melhor aliada.

O uso de uma touca permitirá que você tome banho sem molhar o cabelo. Tudo o que você precisa fazer é garantir que nenhum cabelo fique fora da touca.

Quando terminar de usar a touca, coloque-a em um local seco para a próxima vez que quiser usá-la.

Passo a passo para a lavagem

Por outro lado, quando o que se quer é precisamente lavar o cabelo, algumas instruções para uma boa lavagem farão a diferença.

Para obter a lavagem perfeita, é importante seguir uma série de etapas. A primeira é passar uma escova antes de molhar os cabelos. Isso eliminará os restos de produtos que foram usados ​​e reduzirá a sujeira acumulada. Além disso, a escovação estimula o fluxo sanguíneo e desembaraça o cabelo.

O próximo passo será molhar o cabelo com água morna de preferência. Depois, aplique um shampoo em todo o couro cabeludo. Para não exagerar na quantidade, é recomendável aplicar primeiro nas mãos e depois espalhar nos cabelos massageando suavemente com os dedos e evitando assim pressões excessivas.

O enxágue deve ser feito com bastante água morna e fazendo com as mãos uma pressão moderada. É ainda indicado diminuir gradativamente a temperatura da água, isso vai comprimir as escamas da cutícula do cabelo e, com isso, os cabelos ficam mais macios.

 Sobre o costume de reaplicar o shampoo várias vezes na mesma lavagem, alguns especialistas explicam que se o shampoo for usado com frequência, basta uma aplicação. Portanto, só faz sentido reaplicar o produto se não tiver sido retirada toda a sujeira dos cabelos na primeira vez.

 Contudo, no caso de usar um shampoo de tratamento, recomenda-se uma nova aplicação, já que a primeira irá lavar os cabelos e com a segunda, após deixá-lo agir por alguns minutos, o tratamento será realizado.

 Após a aplicação do shampoo, é recomendado completar a lavagem com o uso de outros produtos como condicionadores, máscaras, entre outros. Em cada caso, as instruções de uso dos produtos devem ser seguidas porque é necessário um tempo específico para que o produto possa atingir o objetivo desejado.

 

De manhã ou à noite?

Segundo os especialistas, a hora do dia em que você lava o cabelo é irrelevante para o resultado final. O que vai influenciar é a secagem, já que não é aconselhável dormir com os cabelos molhados. Nesse caso, é bom saber que, se lavarmos o cabelo à noite e não o secarmos bem, pode ser que ele adquira formas indesejadas devido ao atrito com o travesseiro, o que o deixará mais sensível e quebradiço.

Para obter o melhor resultado, sem agredir os cabelos, a secagem deve ser feita inicialmente com uma toalha evitando o atrito forte com os fios. Após este primeiro passo, o ideal seria deixar o cabelo secar ao ar, mas caso não seja possível, é aconselhável usar um secador a uma temperatura e potência suaves e a uma distância razoável para não queimar os cabelos.

Por outro lado, se o uso de secadores e pranchas térmicas é muito comum, o uso de protetor térmico também é recomendado.

Conclusão

O cuidado dos cabelos é uma das atividades que fazem parte do cotidiano de muitas mulheres. De fato, mantê-los bonitos é algo importante para muitas, e há aquelas que investem não só tempo, mas também dinheiro para ter as madeixas do jeito que gostam.

No mercado é possível encontrar vários produtos para o cuidado dos fios; entre eles, as toucas de banho são muito usadas, especialmente para evitar molhar os cabelos, já que aquelas mulheres que escovam seus cabelos preferem não os molhar a fim de conservá-los lisos por mais tempo.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]