Embora ainda existam muitos homens que consideram que cuidar do cabelo “é coisa de mulher”, é cada vez mais comum encontrar também aqueles que se preocupam em manter os fios em bom estado. De fato, já é comum encontrar homens em busca do melhor shampoo masculino.

Atualmente, grandes fabricantes de produtos para o cuidado do cabelo contam com linhas de produtos pensadas especialmente para os homens

Não é apenas lavar o cabelo, é importante ter oo melhor shampoo masculino e utilizar corretamente.

Cuidados básicos que todo homem deve ter com o cabelo

Aproveitando que começamos a falar do assunto, é bom saber que o segredo para ter um cabelo perfeito não está na genética – como muita gente pensa -, mas em seguir os cuidados básicos que ajudam a mantê-lo saudável, forte e em boas condições por mais tempo.

A saúde do cabelo depende de muitos fatores como estresse, hormônios, poluição e até mesmo a cor da piscina visitada durante o verão. Todos esses elementos afetam a textura, espessura e brilho do cabelo, e podem fazer com que ele comece a cair mais rápido ou os fios cinzas apareçam mais cedo. 

Contudo, isso pode ser evitado (ou pelo menos reduzido os danos) quando se descobre que o cabelo também precisa de um pouco de atenção.

Muitos homens cuidam do corpo como um templo e têm uma coleção de produtos para a pele para mantê-la saudável, mas se esquecem que o cabelo também requer alguns cuidados especiais.

Uma boa rotina de cuidado para os homens vai muito além do rosto. Você precisa tratar seu cabelo corretamente para deixá-lo bonito. O problema é que existem tantas dicas por aí que às vezes é difícil saber quais você deve seguir e quais são apenas uma perda de tempo, dinheiro e esforço.

Certamente é tentador pular no chuveiro, lavar o cabelo com a primeira coisa que tiver em mãos e sair correndo para economizar tempo (e dormir um pouco mais), mas, no longo prazo, isso acaba danificando o cabelo e pode fazer você precisar de muito mais cuidado para ajudá-lo a se recuperar dos danos.

Cuidados básicos que se deve ter com o cabelo

Use um shampoo natural e suave

Acredite ou não, seu shampoo pode ser o culpado por seu cabelo parecer seco, oleoso ou até mesmo estar caindo. Muitos produtos estão cheios de substâncias químicas nocivas que irritam o couro cabeludo, inflamam-no e aumentam o risco de queda de cabelo. 

O melhor shampoo é aquele que contém ingredientes naturais que limpam suavemente seu cabelo e couro cabeludo. Por isso, o melhor mesmo é evitar aqueles produtos com longas listas de ingredientes químicos que você nem consegue pronunciar. Você deve procurar ingredientes como proteína hidrolisada de trigo, aminoácidos e vitamina E, que ajudam a nutrir e fortalecer o cabelo.

Não use shampoo todos os dias

Uma das perguntas mais frequentes sobre os cuidados com o cabelo é sobre a frequência que se deve lavá-lo. Os especialistas afirmam que o uso constante do shampoo pode ressecar os cabelos, por isso o melhor é aplicá-lo a cada dois dias, ajustando a rotina de acordo com o tipo de cabelo e outros fatores como suor e poluição.

Use condicionador

Sim, esta é mais uma etapa na rotina, mas não demora muito e tem grandes benefícios. O condicionador ajuda a nutrir os cabelos e deixá-los hidratados, brilhantes e macios. A recomendação é que você use um produto natural cerca de três vezes por semana, embora possa ser menos se o seu cabelo for muito curto. Não usar é um dos piores erros que se pode cometer com o cabelo.

Visite o cabeleireiro regularmente

Atrasar a ida ao cabeleireiro significa que seu corte vai sair do controle e você pode começar a notar que tem pontas duplas. É recomendável que você marque uma visita a cada 3 semanas, mas pode ser necessário ir com mais frequência se o seu cabelo for mais curto e você quiser mantê-lo assim.

Escolha o corte correto para o formato do seu rosto

Nem todos os cortes de cabelo têm a mesma aparência em todos os tipos de rosto. Por isso, antes de decidir por um determinado corte, certifique-se de que ele ajuda a equilibrar as proporções do seu rosto e faz você ficar no seu melhor. Considere o formato do seu rosto, seu tipo de cabelo e o estilo que você deseja conseguir.

Você deve ter cuidado com o seu cabelo

Seu cabelo vai ficar melhor se você tratá-lo com delicadeza, isso significa que você não deve secá-lo agressivamente com uma toalha, esfregar ou puxar. Pelo contrário, você deve secar levemente com movimentos suaves e pentear sem muita força.

Use produtos naturais

Além do shampoo, os produtos para pentear também devem ser naturais, evitando ingredientes que podem ressecar e danificar seu cabelo. Produtos naturais adicionam brilho e movimento natural.

Os três melhores shampoos masculinos

1- Shampoo De Cuidados Com A Raiz Head & Shoulders Men 3 Em 1

shampoo-men

O shampoo Head & Shoulders Men realiza uma limpeza profunda nos cabelos e ajuda a reduzir a quantidade de caspa. O produto ainda ajuda a suavizar o cabelo.

A fórmula do shampoo cuida do couro cabeludo, graças a sua fórmula com pH balanceado.

2- Shampoo Antiqueda Urban Men 240Ml

O shampoo Urban Men, da Farma Ervas, é enriquecido com vitamina B3, Pró-Vitamina B5 e Biotina. Essa combinação trata e fortalece os fios.

Este produto é ideal para homens com cabelos frágeis e que sofrem com queda.

3- Shampoo Anticaspa Clear Men Limpeza Diária 2 em 1 400 Ml]

shampoo clear

A Clear fabrica um dos melhores shampoos masculinos. O shampoo anticaspa da Clear foi pensado especialmente para homens, já que o couro cabeludo masculino é mais propenso à presença de caspa.

Este produto conta com a nova tecnologia Bio Booster com vitamina B3 e aminoácido. 

Como evitar a queda de cabelo

Outro tema importante para muitos homens é como evitar a queda de cabelo.

Muitos homens vivem com medo da queda de cabelo e principalmente de ficar totalmente careca. Mas o que nem todo mundo sabe é que é possível evitar a queda de cabelo seguindo algumas pequenas dicas. 

Para conhecer os diferentes níveis de calvície, e os motivos da queda de cabelo, devemos ir a um especialista. No entanto, há alguns cuidados básicos que podem ser feitos em casa mesmo, a fim de evitar a queda, porque é mais fácil evitar a queda de cabelo do que fazer com que ele cresça de novo.

Se você está pronto para começar a cuidar dos cabelos e levar mais a sério a lavagem, a escovação, a secagem e qualquer tratamento que queira aplicar nos cabelos, não perca essas dicas básicas e cuidados para o cabelo dos homens.

Evite shampoos muito fortes e agressivos e você evitará a queda de cabelo

Esta dica já apareceu antes, mas vale a pena reforçar. Evite o uso de produtos cuja composição haja demasiadas substâncias químicas. Por isso é importante você utilizar o melhor shampoo masculino.

Esfregue seu cabelo com amor

Deixe de esfregar o couro cabeludo com força. Na verdade, o que ele precisa mesmo é de uma boa massagem. É necessário que o sangue circule bem e, assim, ajude-o a ficar mais forte e mais brilhante.

Máscaras de cabelo

Estamos falando daquele produto que você já viu nas lojas e que, possivelmente, você não conhece e acha que é exclusivo para mulheres.

No entanto, as máscaras também são para homens, e bem aplicadas no cabelo, vão dar mais força. É hora de começar a usá-las. Muito importante, lembre-se que após usar a máscara, é necessário enxaguar bem os cabelos.

Água fria para o cabelo

A temperatura da água, tanto na lavagem como no enxágue, é melhor estar morna. Esqueça da água em temperatura muito quente, pois o calor é muito ruim para o cabelo. E lembre-se, para finalizar o enxágue, melhor com água fria.

Lave o cabelo frequentemente

Se você não tem problemas de cabelo, pode lavá-lo todos os dias. Pelo contrário, se o seu cabelo está fraco, melhor um dia sim, um dia não. Faremos isso para permitir que nosso cabelo crie sua própria gordura e barreira para evitar a perda.

Lembre-se ainda de que não é recomendável o uso diário de shampoo.

Agora, se você é daqueles que faz esporte no dia a dia, você pode molhar o cabelo e não precisa lavar para tirar o excesso de suor. 

Secar o cabelo

Ao secar o cabelo, não o esfregue na toalha, fazendo isso, você acaba gerando mais danos. Para evitar isso, é melhor pegar sua toalha e dar pequenos toques para retirar o excesso de água. Se você tem cabelo comprido, enrole a toalha em forma de turbante e torça suavemente. E assim você vai absorver muito mais água sem esfregar.

Secadores

Sabemos que no inverno faz frio e para evitar resfriados, alguns homens também usam o secador. Esta dica não se trata de uma recomendação para usar ou deixar de usar o secador, mas sim da importância de controlar a temperatura.

Escova e pente de cabelo

É importante pentear o cabelo para evitar e eliminar os emaranhados. Faça isso com cuidado e melhor com pentes de cerdas largas. Lembre-se de que são feitos de madeira ou concha. 

Gordura, a pior inimiga

Não estamos falando apenas da gordura do cabelo, estamos falando também do excesso de gordura na testa. Aquelas famosas espinhas que aparecem na testa na adolescência. Bem, elas podem ajudá-lo a detectar uma possível calvície androgenética. Se vir que tem muitas, vá ao dermatologista e evitará problemas de queda de cabelo na maturidade.

Bonés e chapéus, sim

A partir daqui, queremos eliminar a lenda sobre os bonés ou chapéus, essa história que nos diz que esses itens são ruins e que ajudam os cabelos a cair mais. Ao contrário, o sol e o calor causam estragos em nosso couro cabeludo e, se queimar em cima, podem nos causar grandes problemas.

Portanto, é recomendável que você proteja a cabeça e os cabelos com bonés e chapéus. 

Seu pior aliado: o estresse

Quando falamos em estresse, sabemos que não é bom para o nosso corpo nem para nossa mente. Mas, além disso, ele também causa danos para o nosso cabelo. Portanto, ponha o estresse de lado, aprenda a controlá-lo em sua vida.

Cuide da sua dieta

Nosso cabelo não precisa apenas ser nutrido por fora, mas também por dentro. Portanto, você deve considerar ao incluir em sua dieta alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, vegetais de folhas verdes, como espinafre ou acelga. Leve também grão de bico ou lentilha, ervilha ou marisco e grãos inteiros.

Inclua ainda alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas, peixes, carnes magras ou kiwis. Não só o seu cabelo vai agradecer, mas também a sua pele ficará muito mais radiante.

Não se esqueça também do ácido fólico, como fígado de galinha, aspargos, fígado de boi ou ovos.

Beber muita água

É importante hidratar os cabelos por fora, com as máscaras e protegendo-os dos raios solares para evitar a desidratação. Mas a melhor maneira de hidratá-lo é bebendo água, já que seu cabelo é nutrido pelas raízes, como as plantas.

Loção para cabelo

Existem algumas loções capilares recomendadas pelos dermatologistas. Esses produtos geralmente são usados no início da queda de cabelo, e o que se consegue com eles é parar a queda, desacelerando o ciclo capilar. No entanto, assim que o uso cessa, o cabelo cai.

Antes de terminar, lembramos que para qualquer tratamento fora do natural, é de suma importância consultar-se com um especialista.

Conclusão

Já vimos que cuidar dos cabelos é, sim, coisa de homem. Com a grande variedade de produtos fabricados especialmente para os couros cabeludos masculinos, essa tarefa tornou-se mais fácil.

E agora você já sabe qual é o melhor shampoo masculino ideal.

No entanto, para escolher o melhor shampoo masculino e os demais produtos capilares é importante ficar atento às fórmulas e dar preferência àqueles produtos que não contenham demasiados produtos químicos.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]