Encontrar um bom notebook para faculdade hoje em dia não é uma tarefa tão simples quanto parece. São muitos modelos disponíveis, o que pode confundir muito quem não é expert em tecnologia. Confira aqui as melhores máquinas do mercado.

Leia também:

Veja qual o melhor notebook para faculdade

Quem está na faculdade precisa de um notebook que tenha uma durabilidade muito boa. Ele também precisa ser portátil e ter uma bateria bem resistente. Também, é essencial que a máquina permita o aluno acessar internet e assistir vídeos sem interrupções.

Junto a todas essas características, é muito importante que o notebook tenha um preço acessível. Portanto, todos os modelos aqui apresentados têm um ótimo custo-benefício. Assim, confira quais opções são essas e se prepare para escolher o seu.

Samsung X40
Samsung X30
Lenovo IdeaPad S145
Acer Aspire 3 com Ryzen 5
Dell Inspiron  i15 3000
Samsung E30 NP350XAA-KF4BR
Samsung Book E20
Dell I15-3567-A10
Positivo Motion 4128A
Samsung Flash F30
Asus VivoBook X543UA – BR568T
Acer E5-553G-T4TJ
LG Gram 14Z980
LG Ultra Slim 14U380
Samsung Chromebook 4

Samsung X40

Notebook para faculdade do modelo Samsung X40
Foto: Samsung X40

Esse notebook apesar de não ser dos mais baratos, é um modelo excelente. Ele conta com um processador bem potente, um i5. Dessa forma, você consegue realizar bem mais do que atividades básicas.

Com ele, é possível fazer todos os seus trabalhos da faculdade e assistir aulas sem problemas. Ainda, o X40 tem um consumo de bateria baixo, o que o torna perfeito para levar para todo lugar.

O melhor é que esse modelo tem uma placa de vídeo NVIDIA. Assim, você consegue rodar programas pesados, sem quaisquer problemas. Também, se estiver procurando uma  máquina que também é ótima para jogos, essa é a ideal.

Mesmo não tendo um preço tão acessível, as funções compensam. Não é à toa que esse modelo está no topo dessa lista. Então, o Samsung X40 é hoje a melhor opção do mercado para estudantes.

Samsung X30

Notebook para faculdade do modelo Samsung X30
Foto: Samsung X30

Ainda na mesma linha de notebook para faculdade, o X30 também é uma boa opção de compra. Assim, ele é indicado para pessoas que não requerem muitos recursos. No entanto, a sua placa de vídeo integrada permite que ele seja funcional nas tarefas básicas.

Ele não é tão avançado quanto o X40, o que justifica o seu preço. Portanto, se você busca um modelo mais simples, este atende às suas necessidades. Agora, é importante ter em mente que ele não é tão bom para programas pesados.

Mesmo com um processador potente, ele é mais indicado para ações mais rotineiras. Logo, esse pode ser considerado um modelo intermediário. Então, para quem quer uma boa máquina sem gastar tanto, o X30 é uma alternativa.

Lenovo IdeaPad S145

Notebook para faculdade do modelo Lenovo IdeaPad S145
Foto: Lenovo IdeaPad S145

Uma opção para quem não tem a necessidade de levar o notebook para a aula. Esse modelo não conta com uma bateria tão potente, mas isso não precisa ser visto com uma desvantagem.

O legal do IdeaPad é que ele é excelente para tarefas básicas como edição de textos e planilhas. No entanto, se o seu curso exige o uso de programas mais avançados, tudo bem.  Afinal, a placa de vídeo dele suporte softwares que são considerados pesados.

É por isso que ele é uma boa alternativa para estudantes de engenharia e arquitetura. Além disso, a sua tela é anti reflexo, HD com 15,6’’ e seu processador é bem potente. Portanto, ele sem dúvidas é uma das alternativas mais interessantes dessa lista.

Acer Aspire 3 com Ryzen 5

Notebook para faculdade do modelo Acer Aspire 3 com Ryzen 5
Foto: Acer Aspire 3 com Ryzen 5

O grande diferencial desse notebook para faculdade é o seu processador, um Ryzen 5. Apesar de muitos não o conhecerem, ele equivale a um i5, o que revela a sua potência. Também, o seu armazenamento é em SSD e o modelo permite expansão dele.

A sua tela é de 15’’ e conta com uma resolução em HD, perfeita para os estudos. Além disso, esse computador da Acer é muito resistente e tem um consumo de bateria baixo. Agora, ele não é tão portátil, o que pode atrapalhar no transporte.

Mesmo assim, se você não tem intenção de levar sua máquina para a faculdade, ele é uma boa opção. Ainda, apesar de não ser um dos modelos mais rápidos, ele suporta programas mais avançados.

Dell Inspiron  i15 3000

Notebook para faculdade do modelo Dell Inspiron  i15 3000
Foto: Dell Inspiron  i15 3000

Primeiro de tudo, saiba que a linha Inspiron da Dell conta com várias opções de notebooks interessantes. No entanto, para o perfil de estudante, o 3000 é o modelo mais indicado para compra.

O seu processador é um i3, o que faz desta máquina ideal para atividades mais triviais. Porém, ele ainda é capaz de suportar softwares mais pesados. Além disso, esse computador tem um armazenamento SSD, o que o torna um modelo rápido.

De fato, ele não é um notebook tão leve e portátil quanto outros dessa lista. Mesmo assim, ele é potente e sua bateria segue a mesma linha. Então, vale a pena considerar adquirir esse produto.

Samsung E30 NP350XAA-KF4BR

Notebook para faculdade do modelo Samsung E30 NP350XAA-KF4BR
Foto: Samsung E30 NP350XAA-KF4BR

Perfeito para quem não tem intenção de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo. Com um processador Core i3, esse notebook para faculdade é ótimo para recursos como pacote office. Agora, essa máquina não suporta muito programas.

O perfil desse modelo é mais interessante para quem não está afim de investir muito. Mesmo assim, busca um computador simples e eficaz nas atividades básicas. Portanto, se esse é o seu caso, vale a pena considerar comprar o E30.

Samsung Book E20

Notebook para faculdade do modelo Samsung Book E20
Foto: Samsung Book E20

Esse é um notebook mais simples para tarefas como elaboração de textos e apresentações. Ao mesmo tempo, ele é portátil, o que facilita muito o seu transporte. O legal desse modelo é que apesar de não ser tão potente, ele permite upgrades.

Isso acontece devido às portas de fácil acesso que ele possui. Então, você pode expandir o armazenamento dele que é de 500GB. Ainda, a placa de vídeo do E20 é integrada, o que não é a melhor opção para rodar softwares mais avançados.

Agora, caso esteja em busca de um modelo funcional, mas simples, ele supera as expectativas. Também, o preço dele é um dos mais acessíveis que se tem da marca nos dias de hoje.

Dell I15-3567-A10

Notebook para faculdade do modelo Dell I15-3567-A10
Foto: Dell I15-3567-A10

É considerado um modelo intermediário e ideal para quem busca um produto mais acessível. Assim, esse notebook para faculdade não é para os estudantes que precisam de programas avançados, como os softwares 3D.

Mesmo assim, ele conta com um processador i3 de 6 geração. Então, você não terá problemas ao realizar as atividades mais simples como escrever e navegar pela internet. É uma máquina portátil com uma boa performance de bateria.

Positivo Motion 4128A

Notebook para faculdade do modelo Positivo Motion 4128A
Foto: Positivo Motion 4128A

O Motion da Positivo conta com um processador i3 de 6ª geração. Então, ele não é tão potente assim, sendo ideal para estudantes que realizam tarefas mais básicas. Caso esteja procurando um computador que suporte programas pesados, essa não é a melhor opção.

Mesmo assim, ele tem um armazenamento de 128 GB SSD. Dessa forma, funciona muito bem para uso de pacote office e pesquisas na internet. Aliás, esse é um notebook considerado de “entrada”.

Isso significa que muitos estudantes adquirem ele no início da faculdade. Afinal, o seu preço é mais acessível do que a maioria dessa lista. Assim, se você está procurando algo com esse perfil, o 4128A pode te surpreender.

Samsung Flash F30

Notebook para faculdade do modelo Samsung Flash F30
Foto: Samsung Flash F30

A empresa lançou esse modelo pensando nos estudantes, o que já faz dele uma ótima opção de compra. Assim, o Flash F30 é um notebook para faculdade ideal para quem quer levar seu computador para todo lado.

Ele é portátil e bem leve, de modo que cabe na mochila sem problemas. Além disso, o seu processador Celeron permite que você assista vídeos e faça seus trabalhos. Também, a leitura nesse notebook não será uma questão.

Isso porque ele conta com uma tela Full HD de 13,3’’. Outra coisa que chama atenção nesse modelo é o seu design elegante e moderno. Ainda, com relação a velocidade e desempenho, esse notebook surpreende de forma positiva.

Asus VivoBook X543UA – BR568T

Notebook para faculdade do modelo Asus VivoBook X543UA - BR568T
Foto: Asus VivoBook X543UA – BR568T

Uma outra opção para estudantes que procuram um notebook mais simples. Com ele, você consegue realizar tarefas do dia a dia como escrever e editar planilhas e textos. Ainda, é possível assistir vídeos sem interrupções.

Agora, ele não é um modelo tão interessante para pessoas que usam programas pesados. Dessa forma, a sua placa de vídeo não consegue suportar softwares muito avançados. No entanto, se estiver procurando um computador para levar para todo lugar, esse é ideal.

Ele é leve e sua bateria é bem resistente. Além disso, o que leva muitos estudantes a escolherem esse modelo é o seu preço. Então, apesar de não ser tão potente, a relação custo-benefício é sim interessante.

Acer E5-553G-T4TJ

Notebook para faculdade do modelo Acer E5-553G-T4TJ
Foto: Acer E5-553G-T4TJ

Um computador mais acessível e que realiza funções avançadas. Esse modelo da Acer é mais indicado para estudantes que buscam algo mais simples. No entanto, ele é capaz de suportar até mesmo softwares 3D.

Agora, é claro que o desempenho desses programas não será tão bom. Dentro desse cenário, o Acer E5 é perfeito para quem não precisa usar configurações muito específicas.

Ele atende às necessidades mais básicas e intermediárias de uma rotina de estudos. Afinal, o seu processador não é dos mais atuais. Ainda, comparando com outros notebooks do mercado, o preço dele chama muita atenção. 

LG Gram 14Z980

Notebook para faculdade do modelo LG Gram 14Z980
Foto: LG Gram 14Z980

Um modelo básico, mas que atende todas as necessidades de uma rotina de estudos. Então, com ele você edita textos, planilhas e assiste aulas sem problemas. Também, esse é um notebook para faculdade resistente, tendo em vista que seu material é de qualidade.

Tal característica é importante para quem não tem pretensões de trocar de máquina tão cedo. Ainda, esse é um modelo bem leve e sua bateria tem uma ótima durabilidade. Então, ele é perfeito para usar em qualquer espaço, independente da presença de tomadas.

Esse LG é considerado um notebook incrível para quem quer um computador para estudar. Portanto, para a faculdade ele é ainda mais interessante e possui uma ótima relação custo-benefício.

LG Ultra Slim 14U380

Notebook para faculdade do modelo LG Ultra Slim 14U380
Foto: LG Ultra Slim 14U380

A tela desse notebook tem 14’’ e é perfeita para leitura. Quem está na faculdade precisa passar muitas horas em frente a uma tela. Então, esse aspecto ajuda muito no conforto diário.

Esse modelo tem uma placa de vídeo integrada. Dessa forma, ele permite que você assista vídeo aulas sem quaisquer interrupções, por exemplo. Além disso, o notebook Ultra Slim da LG tem 500 GB de armazenamento e 4GB de memória RAM.

Isso significa que você tem um espaço legal para guardar seus trabalhos da faculdade. Apesar de não ser um modelo potente, ele tem características básicas bem funcionais. 

Samsung Chromebook 4

Notebook para faculdade do modelo Samsung Chromebook 4
Foto: Samsung Chromebook 4

Leveza e resistência são características fortes desse notebook para faculdade. Ainda, esse modelo é perfeito para ler, escrever e fazer trabalhos em geral. Então, pessoas que não precisam de um espaço para armazenamento grande vão gostar muito dele.

Esse notebook é indicado para os alunos que têm uma rotina de estudos mais tradicional. Dessa forma, eles não precisam usar softwares específicos. Apesar de seu processador não ser tão potente, ele atende muito bem as necessidades básicas.

Com um Intel Celeron, é possível estudar sem problemas. Além disso, sua tela é HD e tem 11,6’’, o que torna essa máquina eficaz e portátil ao mesmo tempo. Portanto, se esses são fatores importantes para você, vale a pena considerar adquirir esse modelo.

Características positivas de avaliação para notebooks 

A melhor forma de descobrir qual notebook é ideal para você, é elencar suas prioridades. Então, no caso dos estudantes, alguns aspectos importam mais do que outros. Mesmo assim, essa é uma ação que deve ser feita.

Modelo mais vendido

Tomar como base o modelo mais popular para estudantes é sempre uma boa opção. Assim, você tem uma noção de como as pessoas estão encarando determinado computador. O maior exemplo disso é o Acer Aspire 3.

Consumo e desempenho de bateria

Esse é um aspecto essencial, principalmente para quem quer levar o computador para a faculdade. Então, antes de decidir qual modelo comprar, é muito importante avaliar isso. O Vivobook da Asus tem um consumo de bateria baixo e um preço acessível.

Velocidade do modelo

No quesito desempenho o X40 da Samsung é considerado o melhor dessa lista. Portanto, se você busca um notebook para faculdade excelente para os estudos, esse é ótimo. 

Considere suas necessidades ao escolher o notebook para faculdade

Seja qual for o curso escolhido, ter um notebook pode facilitar muito seus estudos. Bem como, o início de sua carreira. Afinal, pode usá-lo em estágios, ou ainda, em uma atuação como freelancer.

Antes de comprar seu computador é essencial saber qual será o uso. Ou seja, a finalidade e o que precisa para desempenhar a sua profissão. 

Por exemplo, para um jornalista redator, que usará apenas o Google e Word, a máquina pode ser mais simples que para um arquiteto. Isso porque, ele precisa de programas pesados e mais potência.

Perguntas frequentes

Qual o melhor notebook para faculdade?

blank

O Samsung X40 é o modelo mais encorpado dessa lista. Assim, sem dúvidas ele tem funções mais avançadas. Então, para quem busca uma máquina de alto desempenho, essa é ótima.

Qual notebook usar para estudar?

blank

Para quem busca uma máquina mais avançada e que suporte programas pesados, o Samsung X40 é ótimo. Agora, se você quer um modelo mais básico, o Samsung Chromebook 4 resolve o problema.

Tem que ter notebook no período da faculdade?

blank

Isso não é uma exigência feita quando se entra em uma instituição de ensino superior. No entanto, fazer uma faculdade sem o auxílio de um notebook deixa tudo bem mais complicado.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]