Um veículo possui iluminação dianteira, traseira, lateral e interna. O objetivo dessa iluminação é fornecer ao motorista luz suficiente para viajar com segurança e dar visibilidade ao veículo para que possa ser visto por outros motoristas ou pessoas ao seu redor. 

Nesse sentido, é fundamental estar atento ao funcionamento desses elementos, e quando necessário, realizar a mudança das lâmpadas automotivas.

As lâmpadas automotivas têm uma determinada vida útil e devem ser substituídas ao final desta vida para continuar a manter essa segurança ao dirigir. Por isso, é importante estar atento a elas, e realizar a troca quando necessário.

Tecnologias de lâmpadas automotivas

Lâmpadas de filamento

Elas têm dentro um filamento de tungstênio, o qual é aquecido produzindo luz com energia elétrica. Essa tecnologia não é muito eficiente, porque há uma grande perda de energia que se transforma em calor. A vida útil deste tipo de lâmpada não é tão longa quanto a de outras tecnologias.

Lâmpadas de xénon

Elas contêm gás xenônio, que permite a produção de uma luz mais branca e poderosa. Esta potência permite ter um feixe de luz com maior alcance dando uma melhor visibilidade durante a condução.

É preciso estar atento ao uso deste tipo de lâmpada, já que uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2011 proíbe o uso dessas lâmpadas. Os únicos veículos autorizados a usá-las são aqueles que saíram de fábrica com elas, ou que foram regularizados antes da resolução do Contran.

A determinação do órgão veio depois que muitas pessoas começaram a usar indevidamente o xénon, o que acarretou reclamações sobre a luz excessivamente forte emitida por essas lâmpadas, dificultando a visão dos motoristas que vinham na direção contrária ao carro com essas luzes.

Lâmpadas halógenas

Dentro da lâmpada está o elemento halógeno. Este tipo de material permite gerar uma maior quantidade e qualidade de luz sem muito desperdício de energia, sendo mais eficientes e com maior vida útil em comparação com a lâmpada padrão.

Existem lâmpadas halógenas com um filamento como H1, H3, H7, H9, H11, HB3 e HB4 que são usadas para médios ou máximos. E outras com dois filamentos que é a lâmpada H4, que tem o farol baixo e o farol alto.

Lâmpadas de LED

Este é um dos tipos de lâmpadas mais utilizadas atualmente, tanto em casas, como em automóveis.

Funciona da seguinte forma: dentro de uma cápsula existe um chip de diodo que possui duas pontas que permitem a circulação da energia elétrica em apenas uma direção.

Ao receber uma corrente elétrica de baixíssima intensidade, produz uma luz potente, homogênea e estável, este tipo de lâmpadas não produz calor, economiza energia e é de muito longa duração.

Por que cuidar dos faróis do carro?

Os faróis do seu carro podem ficar opacos quando ele fica estacionado por muito tempo em uma área muito salina ou com muito sol, é isso que faz com que pareça estar embaçado e até ter um brilho menor nas luzes.

As luzes dos carros têm uma película fina que funciona como proteção, mas com o tempo elas queimam ou quebram, tornando os faróis opacos.

O plástico com o qual é fabricada a proteção das luzes é feito de policarbonatos, estes trazem grandes vantagens ao fabricante, por ser um material muito maleável e menos pesado, ao mesmo tempo que é forte e tem maior resistência a impactos; o material é difícil de riscar e proporciona maior transparência à luz que é emitida pela fonte de luz instalada.

Embora a proteção seja feita de um bom material, o maior inconveniente que representa é a alta degradação pelo sol, oxidação e sujeira; sendo estes os seus maiores inimigos que transformam a degradação em opacidade da superfície ou em amarelecimento.

Os faróis dos carros devem ser cuidados não apenas para manter a estética, mas porque eles são importantes aliados dos motoristas para dirigir com eficiência.

Assim, a degradação não é simplesmente uma questão que afeta a estética do carro, mas põe em risco a segurança do motorista e dos passageiros ao impedir a difusão adequada dos faróis.

A visibilidade exterior do carro diminui quando os faróis são opacos, o que provoca várias condições que colocam em perigo o condutor, começando por ser menos visível em caso de neblinas e tempestades, por exemplo.

Por outro lado, a maior parte dos faróis de plástico podem ser limpos em casa, mas se forem os faróis de vidro é melhor que sejam verificados por técnicos especializados.

Antes de limpar os faróis do carro, você deve primeiro inspecioná-los à luz do dia, com as luzes apagadas e acesas. Isso ajudará a determinar os danos e a escolher o método de limpeza mais eficaz. Para limpar os faróis do seu carro existem várias maneiras que os motoristas usam, mas primeiro você deve começar lavando o carro inteiro, ou pelo menos apenas a frente para remover toda a sujeira.

Depois disso, limpe os faróis com uma das seguintes técnicas:

  • Faça o polimento dos faróis com pasta de dente;
  • Use sabão e lixa;
  • Aplique produtos de limpeza de faróis.

Para evitar que os faróis do seu carro fiquem opacos novamente em apenas algumas semanas ou meses após a limpeza, é recomendável o uso de um selante UV, spray protetor ou mesmo uma película protetora para evitar que sejam danificados como da primeira vez.

Existem ainda kits restauradores para reparar faróis nublados, opacos e amarelados. A chave é remover o filme danificado e substituí-lo por uma camada protetora que retornará o farol à sua condição original. Basta seguir as instruções simples do produto e pronto. 

As seis melhores lâmpadas automotivas

Confira lista das 6 melhores lâmpadas automotivas:

HELLA – Lâmpadas Automotivas LED 921 – 12V 1W 6500K

As lâmpadas de LED da Hella proporcionam luz mais branca para o interior dos veículos. Trata-se de uma luz especial para customizar o interior dos automóveis.

Cada embalagem do produto traz 1 par das lâmpadas.

Multilaser Lâmpada Freio 1P S25 P21W 12V 21W Ba15S Clara

Lâmpada para freio, potência de 21W e tensão de 12V.

Multilaser Lâmpada Automotiva T10 Led Esmagadinha 2 Unidades – Au818

Produto com 12 V de tensão, pode ser usada em diferentes modelos de veículos.

Lâmpada de substituição OTC 3633-10 (pacote com 10)

Kit com 10 lâmpadas automotivas para substituição. Modelo 3633-10.

O produto tem as seguintes dimensões: 10.16 x 2.54 x 1.27 cm; 22.68 g

Standard (12V) H7-64210

Fabricada pela reconhecida marca Osram, estas lâmpadas são ideais para a reposição em veículos. O produto funciona com a tensão de 12V, e conta com a qualidade OEM, o que indica tratar-se de um produto fabricado especialmente para grandes empresas.

Lâmpada Automotiva Osram 7507LDA Diadem (2 peças)

Lâmpadas com 21 W de potência e 12 V de tensão. Produto fabricado pela Osram e que conta com a tecnologia auxiliar-pisca.

A fabricante garante até o dobro da vida útil em relação a lâmpadas padrão.

Como manter as lâmpadas automotivas

Os faróis automotivos são elementos essenciais para a operação do veículo. Portanto, requerem manutenções periódicas para cumprir sua função de iluminar e fornecer segurança. Para isso, algumas dicas podem ajudar na manutenção desses importantes elementos:

  • Fator de renovação de lâmpadas automotivas: os fabricantes desta peça automotiva recomendam sua renovação a cada 2 anos; ou seja, a cada aproximadamente 50 mil quilômetros percorridos. Segundo as empresas, depois de decorrido esse tempo, os faróis perdem até 20% do desempenho, o que é uma informação desconhecida pela maioria dos motoristas.
  • Cuidado na estação fria: um fator relevante surge nos meses de inverno. E é nesse período que se concentra a umidade, o que produz a redução da projeção de luz. Para tal, é aconselhável a limpeza e verificação regular.
  • Cuidado com as luzes queimadas ou com mal contato: não é incomum observar carros com esse defeito nas ruas e rodovias. O risco que você corre e os outros motoristas ao seu redor é muito alto. Além disso, andar com o veículo nessas condições pode ser motivo para receber uma multa.
  • Focos regulados: os carros novos costumam ter um sistema de regulação automatizado. No entanto, os veículos que não o possuem exigem que esta etapa seja feita manualmente. Quando você viaja com muita carga, por exemplo, os faróis provavelmente irão inclinar.
  • Limpeza ou polimento de lâmpadas: este procedimento é vital, pois elimina a camada que se forma externamente e prejudica a visibilidade. Desta forma, os faróis dos automóveis recuperam transparência, brilho e eficiência.

Substituição e instalação

Verifique frequentemente o funcionamento dos faróis do seu veículo. Quando uma lâmpada queima, é importante substituí-la imediatamente para não colocar em risco a nossa segurança e a de outras pessoas.

Recomenda-se a troca de ambas as lâmpadas nos casos em que for aplicável, pois a qualidade da luz pode variar entre a lâmpada nova e a que está em uso há algum tempo. Além disso, a vida útil entre as lâmpadas é semelhante, portanto, a vida útil da outra lâmpada provavelmente está prestes a acabar.

Ao trocar uma lâmpada halógena é muito importante não tocar no vidro com os dedos, ela deve ser manipulada com um pano ou papel para que o óleo da pele não prejudique seu funcionamento.

Problemas elétricos comuns no carro

Muitas falhas que ocorrem em veículos, incluídos os problemas nas luzes, podem ser diagnosticadas como problemas elétricos. A razão para isso costuma estar relacionada principalmente à eletricidade gerada na bateria ou no alternador, no sistema de ignição e também naquela produzida por cabos ou fusíveis queimados.

1) Na bateria: muitos são os motivos que podem fazer com que a bateria descarregue, por exemplo, um componente com defeito, um cabo solto ou mal conectado, deixando os faróis ou o rádio ligados por muito tempo, etc. Para consertar, você tenta recarregar a bateria usando cabos especiais e conectando-a à bateria de outro veículo. Se a bateria for muito velha, pode ser necessário substituí-la.

 

2) No alternador: um problema elétrico comum em carros é no alternador. Enquanto o veículo está funcionando, o alternador funciona carregando a bateria. Se o alternador quebrar, a bateria se esgota rapidamente. Além disso, a correia do alternador pode ser danificada, levando ao mau funcionamento do veículo.

Examine a correia do alternador quando o motor estiver frio para identificar uma possível rachadura ou vidro. Ajuste qualquer folga seguindo o manual de instruções.

3) Cabos ou fusíveis: um fusível queimado ou um fio elétrico danificado pode ser a causa de um problema elétrico. Lembre-se de que estão todos interligados por meio dos cabos do sistema elétrico. Os fusíveis protegem os componentes do carro contra picos de energia. Se você tiver problemas com um, verifique se será necessário substituí-lo.

4) Sistema de ignição: é comum ver problemas elétricos neste local. Qualquer coisa no sistema de ignição pode ter causado o problema: fio da bobina, chave de ignição, magneto, etc. Nesses casos, o melhor é que esse sistema seja revisado com o auxílio de um mecânico para detectar onde está a avaria e assim resolvê-la.

Conclusão

As luzes automotivas são extremamente importantes para garantir mais segurança no trânsito. Graças a elas, é possível, por exemplo, viajar à noite tendo uma melhor visibilidade da estrada, e alertando a outros condutores sobre a própria presença.

A iluminação atende às necessidades dos diferentes tipos que um veículo exige, como iluminação externa, principal, auxiliar e interna.

Grande parte das avarias produzidas no sistema de iluminação automóvel devem-se a problemas relacionados com uma má instalação, falhas na ligação ou defeito das próprias lâmpadas, por isso as revisões periódicas em uma oficina de confiança ajudarão a prevenir estas situações.

No entanto, é importante lembrar que quando certas peças chegam ao fim de sua vida útil, não há escolha a não ser substituí-las para seguir em frente. Isso vai depender fundamentalmente do tempo de uso, mas só pra lembrar, a vida útil de uma lâmpada é em torno de 50.000 quilômetros ou dois anos.

Entre os cuidados de manutenção que os carros requerem, uma atenção especial deve ser dirigida às luzes. Por isso, é fundamental estar atento ao funcionamento de cada lâmpada automotiva.

Clique para avaliar
[Total: 1 Nota: 5]