O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Melhor Alicate de Corte: Conheça Aqui o TOP 10!

Desenvolvidos para fazer cortes precisos em diversos tipos de materiais, os alicates de corte são essenciais para o kit de ferramentas de qualquer usuário dos mais variados segmentos do mercado.

No entanto, é preciso comprar o melhor alicate de corte para ter resultados realmente satisfatórios em suas tarefas.

No mercado atual, existe uma grande variedade de marcas e modelos desse tipo de produto, cada um pode oferecer características específicas para facilitar seus serviços.

Pensando nisso, para te ajudar a escolher o seu modelo ideal, destacamos aqui as 10 melhores opções de alicates de corte do mercado.

Melhor Alicate de Corte: 10 Opções Incríveis Para Você!

A seguir, veja nossa seleção com o top 10 melhores alicates de corte:

Alicate de Corte Diagonal (150 Mm) 6″ Gross

Imagem com Alicate de Corte Diagonal (150 Mm) 6" Gross
Foto: Alicate de Corte Diagonal (150 Mm) 6″ Gross

Fabricado em aço cromo vanádio e com acabamento fosfatizado, o alicate da marca Gross é mais resistente e durável.

Isso porque esse revestimento que ele recebe aumenta sua durabilidade e impede que aconteça corrosão na peça.

Ele foi desenvolvido para um vasto leque de serviços de montagem e reparação, proporcionando alta performance nas tarefas desempenhadas.

Ele é bem leve, conta com alta alavancagem e um GRIP confortável. Possui injeções duplas anatômicas de plástico que são fáceis de usar.

Suas lâminas apresentam bordas temperadas com correntes de alta frequência e dispõe de dureza de 53 HRc. Reforçado, resistente e bem acabado, esse modelo vai conseguir atender muito bem as suas demandas diárias.

Alicate Meia Cana 5” Tramontina

Imagem com Alicate Meia Cana 5'' Tramontina
Foto: Alicate Meia Cana 5” Tramontina

Apresentando um corpo forjado em aço especial, esse alicate de corte da Tramontina é bem leve, pesa apenas 80 gramas.

Possui um formato ergonômico que proporciona maior conforto durante o manuseio. A cabeça e as suas articulações são lixadas e ele conta com uma têmpera especial no gume de corte e nas mandíbulas.

Dispõe de um sistema de rebites especialmente projetado para aumentar sua resistência.

Outro detalhe que deixa o produto mais resistente é o fato de suas mordentes serem fabricadas em aço carbono especial.

Devido as suas características, ele é uma ferramenta muito útil para quem trabalha com eletrônica, informática e outros trabalhos mais leves.

Como ele não apresenta isolamento de proteção, não é indicado para elétrica de alta tensão.

Alicate Fazendeiro 10” Tramontina

Imagem com Alicate Fazendeiro 10'' Tramontina
Foto: Alicate Fazendeiro 10” Tramontina

Versátil devido ao seu formato especial, essa ferramenta da Tramontina serve como martelo e como alicate.

O modelo pode ser usado para efetuar várias tarefas, tais como colocar e remover grampos, dobrar, cortar, girar ou até mesmo para prensar arames.

Seus cabos contam com revestimento em PVC amarelo, tornando o manuseio mais confortável. O corpo do alicate é feito de aço especial e temperado, conferindo maior resistência à peça.

Conta ainda com têmpera especial no gume de corte e mandíbulas e uma articulação suave que deixa o uso mais facilitado e prático.

Ademais, ele pesa cerca de 670 gramas e possui um acabamento polido. Ideal para quem preza por praticidade e qualidade, esse alicate vai se tornar seu parceiro perfeito para as tarefas diárias!

Alicate de Corte Diagonal Black Nickel (180 Mm) 7″ Mtx

Imagem com Alicate de Corte Diagonal Black Nickel (180 Mm) 7" Mtx
Foto: Alicate de Corte Diagonal Black Nickel (180 Mm) 7″ Mtx

Mais uma ótima opção de escolha é o alicate de corte da linha Black Níquel da Mtx. Ele é fabricado em aço temperado por indução e possui arestas de corte com um ajuste preciso. Essas arestas são longas, permitindo, assim, o corte de vários tipos de cabos.

Conta com cabos antideslizantes com abas protetoras arredondadas, feitos com dupla injeção, proporcionando maior durabilidade, segurança e conforto de manuseio.

O corpo possui um revestimento de níquel preto, aumentando a durabilidade das bordas da lâmina e impedindo que ocorra a corrosão da peça.

Projetado para executar vários tipos de trabalhos, esse alicate corta fios e malhas sem deixar rebarbas. A dureza de sua mordente é de 53 HRc e seu peso fica em torno de 245 gramas, garantindo a eficiência e praticidade de uso.

Mini Alicate de Corte Diagonal (110 Mm) Gross

Imagem com Mini Alicate de Corte Diagonal (110 Mm) Gross
Foto: Mini Alicate de Corte Diagonal (110 Mm) Gross

A versão mini do alicate de corte da Gross é ideal para o uso em setores de manutenção, construção, trabalhos hobbie e domésticos, que demandam grande precisão.

Produzido em aço carbono 7 e possuindo um revestimento fosfatizado, esse produto conta com muita durabilidade e proteção contra corrosão.

Dispõe de ótima ergonomia e pegada, graças ao seu cabo emborrachado e anatômico que confere mais firmeza na empunhadura.

Ele é reforçado e sua lâmina de corte é temperada e a dureza das suas bordas é de 53 HRc. Por outro lado, a dureza das partes de pressão é de 45,5 HRc.

Alicate de Combinação de Alta Alavancagem 20 Cm KNIPEX

Imagem com Alicate de Combinação de Alta Alavancagem 20 Cm KNIPEX
Foto: Alicate de Combinação de Alta Alavancagem 20 Cm KNIPEX

Considerado a escolha número 1 do comerciante em todo o mundo, o alicate de corte KNIPEX conta com um alto grau de precisão.

Fabricado na Alemanha, o produto possui muita qualidade e um excelente desempenho para atender às necessidades de seu comércio, casa ou campo de serviço.

Conta com alta alavancagem, possibilitando o corte adequado dos mais variados tipos de cabo. O melhor de tudo é que ele pode ser usado em serviços de elétrica de alta tensão, uma vez que conta com isolamento de até 1000 V.

Confortável de usar e possuindo um design de qualidade assegurada, esse modelo entrou para a a nossa lista dos melhores!

Alicate de Corte Diagonal de Precisão 5″ Safiratec

Imagem com Alicate de Corte Diagonal de Precisão 5" Safiratec
Foto: Alicate de Corte Diagonal de Precisão 5″ Safiratec

Compatível com Plato/Xuron modelo 170, o alicate de corte da Safiratec é ideal para quem trabalha com eletrônica. Ele é feito de aço carbono revestido e seu retorno de abertura é feito por mola.

Apresenta um design ergonômico, além disso, suas alças são emborrachadas e antiderrapantes, e proporcionam maior conforto de manuseio.

Conta com uma abertura de corte estreita, favorecendo o maior acesso às áreas da placa de circuito com uma alta densidade de condutores de componentes. Suas arestas de corte são endurecidas com precisão, possibilitando maior vida útil da ferramenta.

Muito eficiente, ele é capaz de cortar um fio de cobre de até 18 AWG (0,04 “” / 1 mm).

Dispõe de uma mola de retorno exclusiva que se encontra nas alças, permitindo uma abertura de corte de 7/16″. Ou seja, mais uma ferramenta que promete levar mais praticidade para suas tarefas diárias.

Alicate de Corte Diagonal (200 Mm) 8″ CMHT81718 CRAFTSMAN

Imagem com Alicate de Corte Diagonal (200 Mm) 8" CMHT81718 CRAFTSMAN
Foto: Alicate de Corte Diagonal (200 Mm) 8″ CMHT81718 CRAFTSMAN

Resistência e durabilidade estão entre as principais características do alicate da Craftsman, uma vez em que ele é feito de aço forjado em gota.

Possui um design de ação composta de 8″, que confere à peça maior força de corte. Conta ainda com bordas endurecidas por indução, que ficam afiadas por um tempo maior.

O cabo é feito de liga de aço e recebe um revestimento de borracha termoplástica, permitindo melhor pegada e conforto durante o manuseio.

Ele conta com multizona que possibilita um conforto dedicado e zonas de aderências seguras.

Alicate da Lineman de Alavancagem Ultra-Alta 24,5″ Knipex

Imagem com Alicate da Lineman de Alavancagem Ultra-Alta 24,5" Knipex
Foto: Alicate da Lineman de Alavancagem Ultra-Alta 24,5″ Knipex

Para quem busca um alicate que contenha um corte mais facilitado, esse modelo é o ideal. Seu rebite foi reduzido em tamanho e alocado mais perto das mandíbulas, criando, assim, um design de alavancagem ultra-alta com poder de corte 25% mais fácil.

Ou seja, você vai economizar tempo e energia!

Multitarefas, ele ainda possui um crimpador de terminal universal e um extrator de fita de peixe em sua parte traseira.

Além disso, dispõe de um recesso oval na parte de trás que funciona melhor em cabos mais espessos, redondos ou ovais. Para puxar e agarrar, ele traz uma zona serrilhada de aderência serrilhada cruzada nas mandíbulas.

Também possui uma zona de aderência adicional abaixo da junta, possibilitando uma forte aderência dos fios e fios de puxar.

Ademais, traz bordas de cortes endurecidas por indução precisa (64 HRC) para maior durabilidade e cabos de componentes duplos que garantem maior conforto de manuseio.

Alicate Lateral de Linho 22,86 cm J213-9NE Klein Tools

Imagem com Alicate Lateral de Linho 22,86 cm J213-9NE Klein Tools
Foto: Alicate Lateral de Linho 22,86 cm J213-9NE Klein Tools

O grande diferencial desse modelo da Klein Tools está no seu design de alta alavancagem para corte e aderência, que é 46% maior que os concorrentes.

Feito com materiais de grau profissional, esse alicate de corte conta com mais resistência e durabilidade e o material macio de suas alças permite maior conforto e aderência firme.

Conta com facas de corte endurecidas por indução, proporcionando uma vida útil mais duradora para a ferramenta.

Traz uma junta rebitada a quente que assegura uma ação suave e não oscila, e a cabeça do alicate é endurecida com precisão, propiciando maior resistência durante o trabalho.

Apesar de possuir um design simplificado, ele é bem funcional e contém mandíbulas de aperto cruzadas e firmes.

A alça oferece um temperamento exclusivo que auxilia a absorver o encaixe ao cortar o fio. Ou seja, uma ótima opção de escolha para quem busca um alicate com alta performance.

O Que Analisar Para Comprar o Melhor Alicate de Corte

Com tantas opções de marcas e modelos disponíveis no mercado, pode se tornar difícil escolher o melhor.

No entanto, é possível analisar alguns detalhes importantes que servirão de filtros para você conseguir encontrar o melhor alicate de corte para seu perfil de usuário. Veja, a seguir, quais são eles:

  • Tipo de Alicate de Corte;
  • Material de Fabricação;
  • Tamanho;
  • Peso;
  • Construção do Cabo;
  • Isolamento Elétrico;
  • Capacidade de Corte.

Tipo de Alicate de Corte

O alicate de corte se divide em dois principais tipos, o de corte rente e o de corte frontal. A diferença entre esses tipos está nas finalidades.

Portanto, antes de qualquer coisa, defina qual o tipo ideal para o seu trabalho a ser executado.

Indicados para trabalhos com cabos mais finos, artesanatos e eletrônica, os alicates de corte rente são mais leves. Ideais para cortes leves e materiais mais delicados, pois apresenta uma boa precisão de corte.

Por outro lado, o alicate de corte frontal é mais robusto e indicado para cortar materiais mais duros (objetos, fios e cabos).

Inclusive, ele é capaz de cortar parafusos. Por essa razão, são ideais para quem atua com cabos elétricos (mais duros e espessos) e objetos metálicos em geral.

Material de Fabricação

Quanto melhor for o material do alicate de corte, maior será sua durabilidade, uma vez que essa ferramenta é utilizada muitas vezes e em serviços que exigem muito esforço.

No geral, as opções disponíveis no mercado são feitas de aço carbono ou de aço cromo vanádio, podendo também aparecer de cobre berílio.

O aço cromo vanádio é um material que oferece boa dureza, sendo considerado superior à maioria dos aços carbono. Além de ser muito resistente ao desgaste e corrosão, proporcionando maior vida útil a ferramenta.

Já o cobre berílio não é tão comum quanto os outros dois tipos de materiais. Indicado para locais muito corrosivos, ele é ideal para profissionais de áreas específicas e possuem um valor mais elevado.

Tamanho

Esse detalhe está diretamente ligado ao tipo de trabalho que você irá efetuar com o alicate de corte. Por isso, na hora da sua escolha já tenha em mente essa informação para facilitar a filtrar as opções.

Geralmente os alicates de corte possuem em torno de 15 centímetros de tamanho, sendo, na maioria das vezes, indicados para profissionais que atuam com fiação elétrica.

Porém, é possível encontrar modelos com tamanhos maiores, chegando até a 20 centímetros de comprimento.

A maioria sendo do tipo de corte frontal, são ideais para tarefas que envolvem lidar com materiais muito duros.

O mercado oferece ainda, modelos que dispõe de tamanhos menores que os alicates clássicos de 15 centímetros.

Eles variam entre 10 a 12 centímetros e são considerados alicates de corte rente, sendo muito utilizados em artesanatos e eletrônica.

Peso

O peso do alicate que vai influenciar na facilidade de manuseio e desempenho da tarefa a ser executada.

Portanto, defina primeiro qual o tipo de serviço vai realizar com o alicate, para não acabar comprando modelos que causem pesos desnecessários.

Nesse sentido, para trabalhos mais simples, uma boa opção é um alicate de corte rente, pois ele é mais leve e menor, pesando em torno de 100 gramas ou menos.

Por outro lado, para tarefas mais pesadas, a melhor opção é o de corte frontal, pesando cerca de 500 gramas, são mais resistentes e destinados a esse tipo de trabalho.

Estrutura do Cabo

O cabo precisa ser muito confortável, principalmente se você vai utilizar essa ferramenta muitas horas seguidas e várias vezes.

O cabo ergonômico é a melhor opção pois se adapta ao tamanho de qualquer mão e é capaz de deixar o trabalho mais fácil, evitando o desgaste físico.

Cabos ergonômicos são desenvolvidos com materiais mais suaves, oferecendo mais conforto e prevenindo dores nas mãos devido ao esforço exercido durante os cortes.

Isolamento Elétrico

Muito utilizado para cortar fiação elétrica, existem opções no mercado de alicate de corte com isolamento elétrico no cabo, garantindo, assim, a prevenção de possíveis choques e ferimentos.

Esses modelos apresentam um isolamento elétrico para voltagem que varia entre 1000 volts em corrente alternada e 1500 volts em corrente contínua.

Ou seja, apresenta segurança para atuar com fiações elétricas da maioria dos imóveis.

Essa informação geralmente vem no cabo do próprio alicate, sendo necessário ficar de olho, pois muitos modelos não oferecem essa proteção.

Esse recurso é indispensável para profissionais ou pessoas que pretendem atuar em sistemas elétricos ou fiação que possua corrente elétrica.

Capacidade de Corte

Sendo considerada a característica mais importante a ser analisada, pois existem as mais variadas espessuras de fios, arames e cabos, assim como diversos tipos de materiais em suas estruturas. Além disso, cada tipo de fio pode exigir uma força maior para corte do que outro.

Portanto, confira sempre o tipo, o material e espessura do fio que o modelo do alicate consegue cortar.

Geralmente, os fabricantes costumam expor essas informações, seja na embalagem ou na descrição do produto.

As Pessoas Também Perguntam

Qual é o melhor alicate de corte?

Depende muito do que você precisa, pois o modelo que pode ser bom para uma pessoa, pode não ser tão bom assim para outra. Então, o melhor alicate de corte para você, vai ser aquele que conseguir suprir todas as suas necessidades e exigências de consumidor.

Qual o melhor alicate de corte para eletricista?

Existem várias opções, mas o importante de lembrar é que o alicate de corte precisa ter isolamento elétrico. Esse detalhe vai evitar possíveis acidentes ao desempenhar sua função.

Quais as melhores marcas de alicate de corte?

Duas marcas que se destacam são a Tramontina e a KNIPEX. A Tramontina por ser uma marca sinônimo de qualidade aqui no Brasil e a KNIPEX por ser fabricada na Alemanha e também oferecer muita qualidade em seus produtos.

Considerações Finais

Quando se trata de comprar uma ferramenta de trabalho, é essencial procurar aquela que mais se enquadra no seu perfil de usuário.

Por isso, ao comprar o melhor alicate de corte para o seu tipo de atuação, você vai estar garantindo a eficiência e praticidade do seu trabalho.

Por fim, esperamos que esse guia de compras possa te ajudar a realizar uma boa aquisição do seu produto.

Aproveite a lista dos melhores produtos e os critérios de compra para fazer a escolha certa!

Esse artigo foi útil para você? Então, deixe aqui sua avaliação e comentários. Afinal, eles são muito importantes para nós do Cupomzeiros!

Até logo!

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também
Comentários
>