Um bom kimono jiu-jitsu representa muito para o atleta, é mais do que uma roupa. A princípio, é o que ajuda a identificar o praticante do esporte. Além disso, é o que ilustra todo o esforço e a hierarquia onde ele se posiciona.

Existem diferenças importantes para cada tipo de esportista. Ou seja, crianças, mulheres e homens adultos precisam de vestimentas específicas. Desse modo, é fundamental pesquisar bem e prestar muita atenção aos detalhes.

Independente de ser a primeira compra ou não, é necessário saber quais caminhos tomar. Então, a seguir, você confere como comprar o traje que mais se adeque às suas necessidades.

O que é um Kimono jiu-jitsu?

É a roupa tradicional usada pelos praticantes do esporte. Aliás, não apenas protege, como também faz parte dos golpes aplicados durante a luta. Portanto, seu uso faz muita diferença, inclusive em competições.

Falando em competir, os kimonos com essa finalidade devem seguir algumas normas. Sendo assim, conforme regulamentação, as vestimentas devem se adequar a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation.

Seu significado remete diretamente aos guerreiros que travavam batalhas em suas armaduras. Assim, essa roupa é uma alusão a esses tempos. Ou seja, lutadores modernos usando armaduras de tecido em suas batalhas.

Kimonos jiu-jitsu para treinos e competições não são a mesma coisa

Tido como um esporte muito nobre, o jiu-jitsu impõe algumas regras para usar kimono. Bem como, as competições exigem alguns detalhes específicos sobre as vestimentas.

Antes de tudo, a roupa deve estar apresentável. Então, nada de desgaste visível ou rasgos já que o aspecto deve ser de novo. Aliás, bordados ou patches não podem estar em lugares proibidos, devem seguir a IBJJF rigorosamente.

Já em treinos, essas exigências ficam de lado, podendo assim usar trajes mais desgastados. Dessa forma, o conforto pode ser levado em conta acima da qualidade do tecido.

Entendendo os critérios de escolha do Kimono jiu-jitsu

Veja quais os pontos relevantes na escolha de seu produto.

Tamanhos: o ideal para cada faixa etária

Como as demais roupas, as medidas infantis são diferentes das adultas. Aliás, segundo as regulamentações, as marcas devem seguir um padrão ao fabricar os trajes.

Como identificar os tamanhos adultos

Sendo modelos maiores, os de adultos também precisam ser reforçados. Ou seja, resistentes o suficiente para suportar tanto treinos quanto competições.

Essa categoria costuma ter as medidas pela letra A, com números de 0 até 4. Por exemplo, homens adultos de 1,80m e 80kg usarão o tamanho A2.

Apesar das mulheres poderem usar os modelos masculinos, algumas marcas adotam medidas exclusivas para elas. Dessa maneira, podem disponibilizar tipos de kimono jiu-jitsu em tamanhos menores e com modelagens diferentes.

Sobre tamanhos infantis

Em relação aos tamanhos para crianças, as medidas mudam um pouco. Então, no caso, usa-se a letra M com números do 00 até 3. Contudo, existe ainda uma última medida além do 3, que leva a sigla de JR.

Outras características de fabricação também mudam nos trajes para crianças. Por exemplo, eles não só são menores, como também mais flexíveis e menos pesados. Porque é preciso que a vestimenta seja adequada aos seus movimentos.

Análise o tecido usado na fabricação do produto

Para os praticantes do esporte, um kimono jiu-jitsu resistente é necessário para suportar o desgaste. Sendo assim, fique atento à gramatura do traje, que deve ser acima de 400g/m2.

Entre os materiais usados na composição, os de algodão trançado são os melhores disponíveis. Dessa forma, a compra de um produto que proporciona conforto e durabilidade é garantida.

A calça também não pode fugir dessas características, necessitando ser rígida e durável. Mas, o material usado para entregar esses benefícios é um tanto diferente. Então, recomenda-se procurar peças feitas de sarja ou tecido Ripstop, igual às fardas militares.

A cor é um ponto fundamental na escolha

Mesmo que a princípio pareça irrelevante, a cor é essencial para um kimono jiu-jitsu. Ainda mais que nos treinos, você possa usar qualquer uma, a história muda em competições.

Em geral apenas branco, preto e azul royal são as cores permitidas para competir. Dessa forma, segundo a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, as demais só podem ser usadas para treinamento.

Bordados e Patches podem atrapalhar

Novamente, nos treinos não tem problema usar o traje com bordados ou patches. Aliás, muitos fabricantes colocam seu logo nas vestimentas, é algo bastante comum.

O problema é novamente se tratando de competições, onde jalecos assim podem não ser aceitos. Em outras palavras, as regras da federação exigem kimonos costurados à mão. Além disso, somente logos da academia ou de patrocinadores são permitidos.

Kimono jiu-jitsu: situando as vantagens e desvantagens

Mesmo se tratando de vestimenta, existem os benefícios e malefícios na compra. Aliás, vale lembrar que não há prática desse esporte sem esse traje. Desse modo, se faz necessária a aquisição de um para treinar e competir.

Como já citamos, existem ao menos 3 variedades de cor para quem quer competir. Assim, para treino, as opções só aumentam e é preciso se atentar ao preço. Então, caso contrário, você pode acabar comprando algo de qualidade duvidosa por um valor elevado.

Para fazer uma compra segura, é bom conferir os lados bons e ruins. Sendo assim, confira algumas vantagens e desvantagens para considerar ao adquirir um kimono jiu-jitsu.

Vantagens:

  • Importante durante as lutas;
  • Costuma ser uma vestimenta confortável.

Desvantagens:

  • Os preços são elevados;
  • Há possibilidade de encontrar modelos com baixa qualidade;
  • Pode causar calor.

As melhores opções de kimono no mercado

Hora de começar a decidir qual vai ser o seu modelo. A princípio, vamos te ajudar indicando alguns dos melhores modelos para cada categoria. Assim, você poderá pesquisar opções para si mesmo ou seus filhos.

Os melhores kimono jiu-jitsu femininos

Kimono Jiu-jitsu Koral MKM Harmonik Feminino

Modelo Kimono Jiu-jitsu Koral MKM Harmonik Feminino
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Desenvolvido com modelagem exclusivamente para mulheres, este modelo é um dos campeões de vendas online. Aliás, entre outras qualidades, seu tecido é de algodão 100% trançado e contém costuras contrastantes.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Indicado para treino e competição;
  • Tecido composto de 100% algodão trançado;
  • Gola antifungos;
  • Calça com reforço nos joelhos.

Contras:

  • Não tem todos os tamanhos disponíveis.

Kimono Jiu-Jitsu Atama Trançado Ultra Light 2.0 Feminino – Azul

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Atama Trançado Ultra Light 2.0 Feminino - Azul
Foto Reprodução: combateseller.com.br

Sendo um dos modelos mais leves já produzidos pela Atama, ele merece destaque aqui. Em suma, ele possui reforço em pontos de desgaste que podem ajudar na durabilidade. Por fim, é um produto confeccionado em algodão trançado e calça de ripstop.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Recomendável para treinos e competições;
  • Feito em tecido trançado 100% algodão;
  • Calça em tecido Ripstop;
  • Reforço nos pontos de desgaste;
  • Muito leve.

Contras:

  • Não está disponível em todos os tamanhos.

Desse modo, no site Combate Seller o produto se encontra disponível por R$329,90.

Kimono Jiu-Jitsu Feminino Keiko Sports Meninas

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Feminino Keiko Sports Meninas
Foto Reprodução: amazon.com.br

Esse modelo da marca Keiko se destaca pelo preço baixo. Aliás, esse é apenas um dos pontos fortes a serem destacados, junto com calça ripstop. Dessa forma, vale citar a aprovação pela CBJJ, permitindo o uso em competições do esporte.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Modelagem Slim Fit para o corpo feminino;
  • Trançado em 100%;
  • Calça Ripstop;
  • Aprovado pela CBJJ.

Contras:

  • Pode encolher até 3% dependendo do modo de secagem após lavar;
  • Nem todos os tamanhos estão disponíveis na cor branca.

Kimono Jiu-Jitsu KVRA Noise Limited Edition Feminino – Preto

Modelo Kimono Jiu-Jitsu KVRA Noise Limited Edition Feminino - Preto
Foto Reprodução: casasbahia.com.br

Esse traje fabricado pela KVRA é um dos mais bem conceituados no mercado atual. Porque vários materiais exclusivos da marca são utilizados na confecção deste produto. Então, mesmo que o custo seja maior, com certeza vale a pena o investimento.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Gramatura do vagui (parte de cima) 720g/m2;
  • Calça de sarja com gramatura de 420g/m2;
  • Modelagem Slim Fit;
  • Indicado para treinar e competir.

Contras:

  • Preço alto;
  • No anúncio só tem o tamanho F3 disponível.

No site das Casas Bahia esse modelo pode ser adquirido por R$540,00.

Kimono Jiu-Jitsu Shadow Kvra Feminino – Preto

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Shadow Kvra Feminino - Preto
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Mais um da KVRA, esse modelo de custo mais baixo procura manter a eficiência. Dessa forma, o tecido trançado e reforçado visa proporcionar conforto, mobilidade e alta performance.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Confeccionado com tecido trançado;
  • Recomendável para competições e treinos;
  • Durável.

Contras:

  • Pode encolher até 5% após a primeira lavagem;
  • Disponível apenas nos tamanhos F2 e F4.

Os melhores kimonos masculinos

Kimono Jiu-Jitsu Naja Choke – Branco

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Naja Choke - Branco
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Somando qualidade e preço baixo, esse kimono da Naja é um dos mais vendidos. Do mesmo modo, ser recomendado para treino ou competição é uma característica muito agradável.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Jaleco confeccionado em 100% algodão trançado;
  • Calça de tecido em sarja;
  • Reforço nas costuras;
  • Indicado para competições e treinamentos.

Contras:

  • Pode encolher até 3% depois da primeira lavagem;
  • Gramatura abaixo dos 400g/m2.

Kimono Jiu-Jitsu Série Limitada Keiko Sports Unissex

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Série Limitada Keiko Sports Unissex
Foto Reprodução: amazon.com.br

Ainda numa linha de custo mais baixo, a Keiko apresenta esse ótimo modelo. Aliás, é um dos modelos indicados para quem é iniciante e está acima do peso. Além disso, a modelagem tradicional e a gramatura garantem mobilidade e resistência.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Jaleco composto por 100% algodão trançado;
  • Gramatura de 480g/m2;
  • Calça em sarja e com reforço nos joelhos;
  • Aprovado pela CBJJ;
  • Gola higiênica.

Contras:

  • Pode encolher até 3% depois da primeira lavagem.

Kimono Red Nose – TOP World Jiu-Jitsu – Azul A3Modelo Kimono Red Nose - TOP World Jiu-Jitsu - Azul A3

Foto Reprodução: submarino.com.br

Fabricado pela Red Nose, essa vestimenta já causa expectativa devido ao prestígio da marca. Sendo assim, o kimono é uma opção para atletas independente do seu nível. Aliás, a composição em algodão trançado já garante durabilidade o suficiente.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Indicado para treinar e competir;
  • Composto de trançado 100% algodão;
  • Reforço nos joelhos da calça.

Contras:

  • Apenas um tamanho disponível para compra.

Kimono Jiu-Jitsu Pretorian Classic – Preto

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Pretorian Classic - Preto
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Confeccionado pela marca Pretorian, esse modelo pode ser muito versátil. Sendo assim, tanto mulheres como homens podem fazer a aquisição do kimono. Aliás, a calça em sarja e a recomendação para treino e competição complementam as qualidades.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Unissex;
  • Recomendável para treinos e competições;
  • Jaleco confeccionado em trançado 100% algodão;
  • Gola feita em lona com 6 costuras;
  • Calça em sarja e com tecido duplo da coxa até a barra.

Contras:

  • Gramatura abaixo de 400g/m2;
  • Possibilidade de encolhimento de 2% a 4% depois das primeiras lavagens.

Kimono Jiu-Jitsu Akai Pro BJJ – Branco

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Akai Pro BJJ - Branco
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Mesmo sendo o mais barato da lista, esse modelo da marca Akai não decepciona. Portanto, vale muito a pena prestar atenção na resistência e na composição do traje. Assim, ele se torna uma opção muito viável para iniciantes ou usuários com pouco dinheiro.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Gramatura do jaleco de 520g/m2;
  • Composição de trançado 100% algodão;
  • Unissex;
  • Calça em sarja com gramatura de 445g/m2;
  • Obedece a todas as normas da CBJJ.

Contras:

  • Pode encolher de 1% a 3% após as primeiras lavagens;
  • Não está disponível em todos os tamanhos.

Os melhores kimonos infantis

Kimono Jiu-Jitsu Juvenil Keiko Trançadinho

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Juvenil Keiko Trançadinho - Azul
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Feito com dupla costura na borda e confeccionado em material resistente, esse traje agrada bastante. Sendo assim, ele é ideal para treinos e competições, proporcionando conforto e mobilidade.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Trançado médio na composição;
  • Unissex;
  • Indicado para treinos e competições.

Contras:

  • Não está disponível em todos os tamanhos e cores.

Kimono Jiu-Jitsu Koral Infantil Trançado – Preto

Modelo Kimono Jiu-Jitsu Koral Infantil Trançado - Preto
Foto Reprodução: netshoes.com.br

Esse modelo com gola antifungos é ideal para crianças que praticam essa arte marcial. Ainda mais com o corte exclusivo, que facilita a queda do corpo durante a luta.

Para que possa fazer a melhor escolha, veja os prós e contras desse modelo:

Prós:

  • Composição em tecido trançado;
  • Unissex;
  • Gola anti-fungos.

Contras:

  • Nem todos os tamanhos estão disponíveis;
  • Segundo dados do anúncio, não é recomendável para competições.

Qual o melhor produto de cada categoria?

Definindo de uma vez por todas, hora de situar o melhor kimono jiu-jitsu. Portanto, vamos passar por cada categoria e eleger o melhor.

Entre os trajes femininos, o Nº4 da KVRA é o que se destaca. Bem como o preço elevado, ele é o que mostra características condizentes com o investimento. Acima de tudo, é um modelo muito estiloso, leve e confortável.

Já com as vestimentas masculinas, o modelo da Red Nose sai na frente. Então, devido à sua resistência, ele promete bastante durabilidade sem deixar a mobilidade de lado.

Por fim, o modelo da Keiko para crianças é o ideal. Assim, tal como preço baixo, o produto também é resistente e parece ideal para competições.

O melhor kimono jiu-jitsu em custo-benefício

Listado como o Nº3 entre os femininos, o modelo da marca Keiko é o campeão. Aliás, pode-se dizer que, se tratando de custo-benefício, ele se sobressai até entre os demais.

A versatilidade descrita no anúncio é o grande trunfo desse traje. Além disso, é um produto unissex com tamanhos que também servem para crianças. Ou seja, é o produto que pode ser comprado para a família toda.

Somando isso ao preço mais baixo, temos uma compra que vale muito o investimento. Por fim, ainda é um traje aprovado pela CBJJ, podendo ser utilizado em competições oficiais.

As melhores armaduras para as melhores batalhas

Esse guia é para facilitar a sua decisão de compra de um kimono jiiu-jitsu. Pois, apresenta os critérios que devem ser avaliados para realizar essa escolha. Então, aproveite e faça a escolha melhor para você do seu kimono jiu-jitsu.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]