Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Jogo de Tabuleiro Sagrada: Vale a Pena Mesmo?

Sagrada é um jogo de tabuleiro moderno que tem como cenário um fato da história. Agora, você é um artista de vitral que deverá competir com seus colegas de profissão para criar o mais lindo vitral da Sagrada Família, um grande templo católico que fica na cidade de Barcelona. O jogo chegou ao Brasil em 2018 e pode ser jogado sozinho ou com até 4 jogadores.

A dinâmica de construção dos vitrais é mais abstrata do que no outro jogo de dinâmica parecida, Azul. Os pedaços de vidro colorido no jogo são representados por dados que têm uma cor e um tom, sendo o tom indicado pelos valores exibidos nos dados: quanto mais baixo o valor, mais claro o tom. Os vitrais são construídos com dados posicionados sobre o tabuleiro individual de cada jogador.

Cada tabuleiro tem algumas restrições sobre quais cores ou tonalidade do dado podem ser colocados em cada posição. A cada rodada, os jogadores se revezarão para comprar de um acervo os dados que serão colocados em suas janelas (tabuleiro individual). Os jogadores devem posicioná-los de acordo com as restrições de cor e tom de sua carta de Janela.

Após 10 rodadas, os jogadores pontuam com base em objetivos públicos e pessoais que serão determinados durante a partida, e os pontos de bônus para tons escuros da cor do objetivo escondido. É um jogo recomendado a partir dos 14 anos devido a maior abstração dos dados na hora de montar os vitrais.

Características de Sagrada

Imagem Com Caixa Do Jogo De Tabuleiro Sagrada
Foto: Caixa Do Jogo De Tabuleiro Sagrada

O Templo Expiatório da Sagrada Família, também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade de Barcelona, na Espanha, que tem uma história interessante e de longo prazo. Começou a ser construído em 1882 e continua sendo construído até hoje com previsão de término no ano de 2026. O jogo exercita habilidades como raciocínio e percepção visual.

Sagrada contém 90 dados disponíveis em 5 cores: vermelho, amarelo, verde, azul e roxo. O objetivo é ser o jogador com maior número de pontos ao final do jogo, o que é conquistado com base no preenchimento da sua janela conforme as suas indicações e no cumprimento dos objetivos individuais e coletivos. Uma partida de Sagrada é jogada precisamente em 10 rodadas.

No começo do jogo, cada jogador escolhe uma cartela de janela e recebe uma carta de objetivo pessoal. No centro da mesa, são reveladas 3 cartas de objetivos coletivos e 3 cartas de ferramentas. Cada jogador recebe também marcadores de benefício que são consumidos cada vez que o jogador faz o opção de utilizar o benefício de uma carta de ferramenta.

O número de marcadores de benefícios recebido por cada jogador depende da dificuldade da cartela de janela e é indicado na mesma. Sagrada pode ser jogado com 1 a 4 pessoas, e o tempo médio de cada partida varia entre 30 e 45 minutos. Os designers responsáveis pela criação de Sagrada são Daryl Andrews e Adrian Adamescu, e a arte é de Peter Wocken.

A história que inspirou o jogo

O grande diferencial do jogo é a historia por trás dele, a construção de uma catedral que já dura cinco gerações! O Templo Expiatório da Sagrada Família está sendo construído desde 1882 e não vai acabar tão cedo. Tudo começou com a ideia de um livreiro, que desejava a construção de um templo expiatório em homenagem à Sagrada Família. O projeto acaba sendo oferecido ao jovem arquiteto Gaudí.

Gaudí deu a visão para o templo Sagrada Família com inspirações na Caverna do Salnitre em Collbató. Ele era um símbolo do resurgimiento italiano, e sempre teve em foco suas aspirações naturalistas, o que rendeu à estrutura total do templo o aspecto de uma floresta. A primeira torre foi construída em 1925, com 10 metros de altura e acabou por ser a única torre completa vista pelo arquiteto.

Em 1926, Gaudí morre aos 73 anos, sendo ele mesmo enterrado na cripta da Sagrada Família. As construções continuaram a cargo do ajudante de Gaudí, e, em 1936, revoltosos invadem o templo, destruindo parte da cripta e o antigo estúdio do arquiteto. Mesmo assim, a obra continuou, seguindo os planos iniciais de Gaudí elaborados ainda em 1883, com previsão de término para 2026.

No ano de 1955, ocorreu a primeira busca por doações para levantar dinheiro com o intuito de pagar os trabalhadores da obra. A iniciativa foi tão bem sucedida que se repetiu ao longo dos anos, e em 2005 toda a área construída por Gaudí foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. No ano de 2022, uma das mais altas torres será concluída.

Vale a pena comprar Sagrada?

O jogo se assemelha a outro, que também resenhamos aqui no blog. Em relação a Azul, Sagrada guarda algumas semelhanças de dinâmica e de contexto, porém, aqui, os vitrais são os próprios dados, o que acaba por transformar o uso habitual dessa peça nos jogos de tabuleiro tradicional.

Ambos os jogos têm peças que devem ser trazidas para seu tabuleiro pessoal. No Azul, as regras para padrões se formam dependendo de como eles vão se agrupando no seu tabuleiro. No Sagrada, os dados coloridos representam tanto um tom como uma cor, e alguns o comparam com o abstrato Sudoku. Os jogos têm tempos semelhantes, dinâmicas semelhantes e intensidade semelhantes.

Um ponto positivo é que é possível adaptar a dificuldade do jogo a depender do nível dos jogadores envolvidos. Ou seja, acaba por ser um jogo que equilibra dos mais experientes até crianças em partidas justas e desafiadoras na medida certa para cada um.

Prós

Imagem Com Jogo De Tabuleiro Sagrada
Foto: Jogo De Tabuleiro Sagrada

Sagrada é um jogo com um lindo visual e sem regras complicadas, fácil de explicar e de jogar. Os dados coloridos e translúcidos fazem menção ao vidro na realidade com o tema e contribuem muito para o visual.

Se você pega uma foto dos vitrais do Templo da Sagrada Família é possível notar que a composição dos tabuleiros dos jogadores está em conformidade com eles, numa cópia adaptada lindíssima e muito precisa. Mostra que os artistas envolvidos tiveram cuidado com cada detalhe para que o jogo refletisse o mural verdadeiro, em paralelos coloridos entre os dados e os padrões de cada pedaço de vitral.

Simples, divertido e bastante direto. Não existem mecânicas complexas e as estratégias são de minutos, deixando tudo muito intuitivo a partida bem leve. Deixar o arranjo dos dados o mais bonito possível pode ser um objetivo secreto a mais que devemos nos propor em nome de nosso próprio senso estético, mas, no final, o que conta é a pontuação com os objetivos privado e gerais.

Contras

O jogo pode ser um pouco simples para aqueles que gostam de partidas longas e estratégias complexas, porém, ainda assim, consegue, dentro de sua própria dinâmica, adaptar-se a diferentes jogadores com diferentes demandas.

Conclusão

Sagrada é um abstrato leve que serve bem para as jogatinas rápidas. Não tem uma profundidade estratégica muito grande e cumpre o papel de divertir. No Brasil, ele é produzido pela editora de jogos Galápagos, e pode ser encontrado na faixa dos 230 reais.

Talvez você queira investir em mais de um jogo de tabuleiro, para conhecer as diferentes experiências que tantas modalidades diferentes oferecem. Portanto, uma dica boa, se você quer investir em mais de um jogo, é buscar em lojas por exemplares usados. Muitos deles estão ainda em excelente estado e, dessa forma, contribuímos para um consumo mais sustentável, os tabuleiros também estão incluídos!

Agora, esperamos que você saiba o bastante para ter certeza se o jogo Sagrada te agrada ou não. Te desejamos uma ótima compra e bons jogos, Cupomzeiros!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.