Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Hell House, de Richard Matheson - Review Completo

Para os amantes de livros de terror, Hell House não deve ser um nome desconhecido.

Isso porque se trata de um título muito famoso no gênero e, neste post, você vai conhecer mais sobre essa obra de Richard Matheson, suas principais características e detalhes, enfim, todos os pontos importantes que vale a pena conhecer. Vamos lá?

"Hell House: A Casa do Inferno", de Richard Matheson

Imagem Com Hell House, De Richard Matheson De Lado
Foto: Hell House, De Richard Matheson, De Lado

Hell House é um livro publicado originalmente em 1971 que ganhou uma edição brasileira em 2009 pela editora Novo Século.

Por essa versão já não ser mais fácil de encontrar à venda, apresentamos neste texto a da editora Darkside, publicada em 2021. Para conhecer mais sobre essa obra, continue a leitura.

Características:

  • Autor: Richard Matheson
  • Editora: Darkside
  • Data de Publicação: 3 de novembro de 2021
  • Gêneros: terror, horror
  • Dimensões: 21 cm (altura) x 14 cm (largura) x 2 cm (lombada)
  • 336 páginas

Sinopse

Um grupo de pessoas é contratado para investigar uma casa conhecida na região como mal-assombrada.

O idealizador e responsável por essa empreitada é um idoso rico já no fim da vida que quer descobrir se existe vida após a morte.

Por isso, contratou essas pessoas com o objetivo de que elas desvendem os mistérios da casa e possam trazer a ele uma resposta à sua maior dúvida.

Quando o grupo chega ao lugar macabro, se depara com um mal antigo e pior do que qualquer coisa que imaginava, mas agora é tarde demais: é preciso enfrentar as consequências de se entrar na "hell house" (casa do inferno).

Resenha

A casa mal-assombrada no gênero terror

As casas mal-assombradas estão presentes na literatura de terror há muito tempo.

São, também, representadas no cinema em absurda quantidade, de modo que essa figura e temática se instalou no imaginário popular.

Parte do apelo que tem a casa mal-assombrada no gênero terror é pelo fato de estarmos acostumados a associar a casa com o lar, com algo onde temos segurança e paz. As histórias macabras subvertem isso, quebrando essa ordem e causando desconforto.

A escolha dos personagens

Durante a leitura, percebemos que os personagens se encaixam perfeitamente na trama e foram cuidadosamente pensados pelo autor.

Temos o Dr. Barret, um físico cético que utiliza a lógica em todas as situações e tem certeza de que todos os fenômenos com os quais se depara podem ser explicados pela ciência.

Florence Tanner é uma médium bem intencionada que quer sobretudo compreender os mistérios da casa e se mostra até ingênua ao não acreditar que aquele mal possa atingí-la.

Fisher, um outro médium que já esteve naquela casa antes e foi o único sobrevivente de seu grupo, sabe que aquele local não pode ser subestimado.

Por fim, temos Edith, a esposa do Dr. Barret, que secretamente acredita mais no sobrenatural do que admite ao marido racional e categórico.

Temas abordados

O embate entre a ciência e o sobrenatural se mostra presente através da figura do Dr. Barret, e outros temas abordados são o da natureza humana em contraste com as normas sociais.

O que aconteceria se houvesse um local no qual as convenções e regras sociais não valessem da mesma forma?

O quão longe o ser humano seria capaz de ir em sua incessante busca pelo prazer?

Esses assuntos são abordados por Matheson com maestria, somados aos elementos macabros e instigantes que uma casa mal-assombrada pode nos oferecer na ficção.

Adaptação para o cinema e outras obras do autor

Hell House foi adaptado para o cinema em 1973 com o título "The Legend of Hell House", que no Brasil ganhou o nome "A Casa da Noite Eterna".

A crítica do filme é boa, os fãs o apreciam enquanto adaptação do livro, embora seja um tanto mais lento e arrastado que a obra literária.

Além disso, ainda que mantenha alto grau de fidelidade à história original, uma das queixas mais comuns é que algumas cenas foram censuradas no filme e não apareceram por serem muito chocantes.

Muitos já conhecem outras obras de Richard Matheson indiretamente por outras adaptações de seus livros para o cinema, como os clássicos românticos "Em algum lugar do passado" (livro de 1975, filme de 1980) e "Amor além da vida" (livro de 1978, filme de 1998), bem como o famoso ícone da ficção científica "Eu sou a lenda" (livro de 1954, filme de 2007).

Prós e Contras de "Hell House"

Imagem Com Hell House, De Richard Matheson, Em Fundo Cinza
Foto: Hell House, De Richard Matheson, Em Fundo Cinza

Prós

  • Belíssima edição da Darkside
  • História criativa e assustadora até para os fãs do gênero
  • O preço não é tão alto, considerando-se o trabalho artístico da edição, capa dura etc.
  • Obra consagrada no universo do terror

Contras

  • Revisão ortográfica poderia ser melhor

O Autor

Quem foi Richard Matheson?

Nascido em 20 de fevereiro de 1926 em Calabasas, na Califórnia, Richard Matheson foi um escritor e roteirista estadunidense.

É conhecido por seus livros, muitos dos quais foram adaptados para o cinema e viraram grandes sucessos cinematográficos.

Algumas de suas obras são "Eu Sou a Lenda" (1954) (que virou filme em 2007, interpretado pelo ator Will Smith), "Em Algum Lugar do Passado" (1975) (também adaptado para o cinema em 1980) e "Amor Além da Vida" (1978) (adaptado para o cinema em 1998, com o ator Robin Williams).

"Hell House", de Richard Matheson é bom?

Afinal, "Hell House: A Casa do Inferno" Vale a Pena?

No fim das contas, será que "Hell House: A Casa do Inferno" é bom? Vale a pena?

Em primeiro lugar, vale lembrar que essa história contém cenas que podem chocar um público mais sensível.

Isso por si só e o fato de ser do gênero terror já serve para filtrar um pouco dos leitores no que diz respeito a preferências literárias. Ou seja, não se trata de uma obra que vai servir para todo mundo.

Agora, no que diz respeito a valer a pena, nossa recomendação é positiva.

Casas mal-assombradas são comuns na literatura, mas nem todos os autores conseguem criar algo tão bem feito quanto Richard Matheson. Não se trata apenas de uma história de espíritos, o objetivo não é apenas causar sustos.

Matheson aborda o lado mais profundo do ser humano, seus medos, anseios e busca por prazer. Fala também de ética e moral, na impotência da ciência diante do sobrenatural e muitos outros temas relevantes.

É, portanto, uma obra-prima do terror que recomendamos a todos aqueles que gostam desse gênero.

As pessoas também perguntam

Sobre o que fala o livro Hell House?

Hell House, De Richard Matheson - Review Completo

Esse livro de u003ca href=u0022https://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Mathesonu0022 data-type=u0022URLu0022 data-id=u0022https://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Mathesonu0022u003eRichard Mathesonu003c/au003e é uma u003cstrongu003eficção de terror u003c/strongu003eque acompanha um grupo de pessoas contratado para investigar uma casa com fama de mal-assombrada. O objetivo dessas pessoas é trazer os segredos descobertos até o homem que as contratou e que, por estar no fim da vida, deseja saber mais sobre o além.

Qual a melhor versão de Hell House, a do livro ou a do filme?

A opinião pública costuma eleger u003cstrongu003eo livro como uma obra superior à sua adaptação cinematográficau003c/strongu003e justamente por ele conter mais detalhes e elementos que muitas vezes passam batido no filme. Um detalhe importante é que no livro, há de fato tentativas dos personagens de saírem da casa macabra, mas no filme isso não é muito abordado, dando a impressão de que eles não estão lutando o suficiente pela própria vida.

Para qual faixa etária Hell House é indicado?

Essa é uma pergunta importante, tendo em vista que muitas obras não são indicadas para pessoas muito jovens e/ou sensíveis.u003cstrongu003e Hell Houseu003c/strongu003e é uma delas. Ainda que não seja absolutamente proibido que alguém mais jovem leia, é preciso ter em mente que muitas cenas da história são chocantes e, em suma, tornam o livro u003cstrongu003erecomendado apenas para adultosu003c/strongu003e.

Considerações Finais

Agora que você conhece mais sobre Hell House, essa obra-prima de terror do escritor Richard Matheson, já pode decidir com mais facilidade se essa é uma obra que atende a suas preferências ou não. Esperamos ter ajudado!

Gostou do post? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.