Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Evangelho de Sangue, de Clive Barker - Review Completo

Quem nunca ouviu falar sobre "Hellraiser - Renascido do Inferno", o livro que originou várias obras cinematográficas que hoje encantam os fãs do gênero terror?

Em Evangelho de Sangue, Clive Barker traz de volta o universo sombrio de Hellraiser, e neste post iremos dar mais informações sobre a nova obra do autor. Vamos lá?

"Evangelho de Sangue: Bem-vindo ao Inferno", de Clive Barker

Imagem Com Evangelho De Sangue, De Clive Barker, De Lado
Foto: Evangelho De Sangue, De Clive Barker, De Lado

Evangelho de Sangue é um livro de Clive Barker lançado pela primeira vez no Brasil no ano de 2016 pela editora Darkside. Mais abaixo, você vai descobrir mais sobre essa bela edição e o que o autor traz de novo sobre o conhecido universo de Pinhead e os cenobitas.

Características:

  • Autor: Clive Barker
  • Editora: Darkside
  • Data de publicação (Brasil): 2016
  • Dimensões: 23,4 (altura) x 15,8 (largura) x 1,6 cm (lombada)
  • 320 páginas

Sinopse

Passando-se no universo ficcional de Clive Barker, a história acompanha o detetive nova-iorquino Harry D'Amour, personagem presente em outras obras do autor.

D'Amour é um investigador do sobrenatural, e por meio de sua amiga Norma, uma mulher cega que, porém, tem a capacidade de ver espíritos, recebe a tarefa de visitar uma casa misteriosa para resolver o assunto inacabado de um espírito.

Lá, ele se percebe vítima de uma emboscada: sem intenção, acaba invocando Pinhead, o cenobita, criatura pertencente a um círculo do inferno.

Agora, D'Amour precisa pedir ajuda e calcular bem seus passos se quiser escapar das garras de seres sobrenaturais e demoníacos que passam a persegui-lo.

Resenha

Para leitores de estômago forte

É sabido pela maioria dos leitores vorazes que nem todo livro é para todos os gostos. O Evangelho de Sangue não foge a essa regra.

Ele está relacionado a uma série de livros de Barker chamada "Livros de Sangue", nos quais são mostrados elementos de um mesmo universo criado pelo autor, o dos cenobitas.

Entretanto, Evangelho de Sangue, embora converse com essas obras, não é exatamente uma sequência que só pode ser lida em uma ordem específica, pois se trata de uma obra separada.

"Evangelho de Sangue: Bem Vindo ao Inferno" não é para todos os gostos. Ele choca, causa repugno e repulsa ao leitor, e essa reação é esperada.

Afinal, trata-se de uma história na qual criaturas demoníacas representam um papel muito importante. Pinhead, o cenobita, quer dominar o Inferno, e não medirá esforços para consegui-lo, utilizando tudo e todos da maneira mais cruel possível como ferramentas para atingir seu intento.

Ao longo do livro, há cenas gráficas de sexo, tortura e sangue que não é para estômagos fracos, mas a obra parece conversar muito bem com seu público.

A criatividade de Barker

O que encanta no universo por vezes perverso de Barker é a criatividade ao trabalhar com temas já tão desgastados, como demônios e o horror baseado no tema religioso.

Poderíamos enumerar dezenas de filmes, livros e séries de televisão que já utilizaram esses mesmos elementos à exaustão, esgotando todas as combinações óbvias de roteiro e tornando a temática saturada.

É nesse ponto que Clive Barker se destaca, pois ao lançar mão de tais elementos, ele consegue inovar trazendo ideias novas e extremamente criativas.

Com uma escrita elogiada e que não tem medo de chocar, quando quer, devido à riqueza de detalhes, Barker nos traz mais informações sobre seu universo já tão rico, incluindo o personagem Harry D'Amour, que já apareceu antes em suas criações.

O universo comum das histórias de Barker

Os fãs já notaram: parece haver algo em comum nas históras do autor.

Elas se passam na mesma realidade e muitas vezes se entrelaçam, como é o caso do personagem Harry D'Amour, que aparece pela primeira vez no conto "The Last Illusion", no Volume 6 dos Livros De Sangue.

Os cenobitas, criaturas sinistras que ficaram eternizadas pelas adaptações de Hellraiser nos cinemas, também aparecem em diversas histórias do autor, e a cada narrativa mais detalhes importantes são adicionados a esse rico e macabro universo ficcional.

Prós e Contras de "Evangelho de Sangue", de Clive Barker

Imagem Com Evangelho De Sangue, De Clive Barker, E Marcador De Página
Foto: Evangelho De Sangue, De Clive Barker, E Marcador De Página

Prós

  • História com elementos muito criativos, consegue inovar em um tema já saturado
  • Traz mais riqueza de detalhes para o universo ficcional do autor
  • Edição muito bonita, apreciada pela maioria dos fãs

Contras

  • Não é indicado para um público tão amplo por conter muita violência
  • Nem sempre o preço é acessível

O Autor

Quem é Clive Barker?

Escritor, roteirista, cineasta e ator. Clive Barker, nascido em 5 de outubro de 1952 em Liverpool, Inglaterra, é conhecido por muitos motivos, mas sua obra mais famosa é "The Hellbound Heart", popularizada no Brasil como "Hellraiser - Renascido do Inferno", livro que causou alguma controvérsia, mas nem por isso deixou de ser um sucesso de vendas.

Hellraiser foi adaptado para o cinema, originando uma trilogia original e, devido a seu grande sucesso, também deu origem a várias sequências que dividem opiniões.

"Evangelho de Sangue", de Clive Barker é bom?

Afinal, "Evangelho de Sangue" Vale a Pena?

Chegamos nas perguntas mais esperadas: será que Evangelho de Sangue é bom? Vale a pena?

Bem, isso é algo relativo. A primeira coisa a se considerar é que esse livro definitivamente não é para todo tipo de leitor.

Por ter uma temática já polêmica e conter extrema violência, o conteúdo da história pode chocar os leitores mais sensíveis.

Por outro lado, os que estão acostumados com os gêneros horror e terror, vão apreciar essa obra como ninguém.

É sabido que Clive Barker é um grande autor desse nicho de histórias mais macabras e viscerais, tendo sua popularidade e prestígio assegurado entre seus fãs.

Ele até mesmo é elogiado por outros nomes grandes do terror, como Stephen King, por exemplo. Dito isso, podemos afirmar que Evangelho de Sangue é bom no que se propõe a fazer.

Ou seja, é bom em seu nicho, e aqueles leitores que já gostam e/ou estão acostumados com esse tipo de história têm grandes chances de gostar da obra, portanto fica para eles nossa recomendação desse livro.

As pessoas também perguntam

Qual a ligação entre Evangelho de Sangue e Hellraiser?

A um olhar mais atento, os livros de u003ca href=u0022https://pt.wikipedia.org/wiki/Clive_Barkeru0022u003eClive Barkeru003c/au003e mostram um u003cstrongu003emundo comum de suas históriasu003c/strongu003e, como se de alguma forma todas (ou ao menos várias delas) ocorressem em uma mesma realidade. u003cstrongu003eHellraiseru003c/strongu003e apresenta aos leitores o universo macabro dos u003cstrongu003ecenobitasu003c/strongu003e, criaturas andróginas e deformadas que habitam o u003cstrongu003einfernou003c/strongu003e. Clive Barker traz essa narrativa em várias de suas histórias, e Evangelho de Sangue é uma delas. Ainda assim, u003cstrongu003eé perfeitamente possível compreendê-la mesmo sem ter lido os demais livros do autoru003c/strongu003e que abordam esse universo.

Quais outros livros bons de Clive Barker?

Para quem gostar de u003cstrongu003eEvangelho de Sangueu003c/strongu003e, é altamente recomendada a leitura dos u003cstrongu003eLivros de Sangueu003c/strongu003e, uma coleção de contos do autor que abordam essa mesma realidade dos cenobitas. Também há u003cstrongu003eHellraiseru003c/strongu003e e u003cstrongu003eCandymanu003c/strongu003e, este último tendo sido adaptado para o cinema em 1992.

Os filmes do universo de Hellraiser são bons?

Existem u003cstrongu003evários filmes de Hellraiseru003c/strongu003e, que foram refilmados algumas vezes e em alguns momentos a franquia esteve envolvida em trâmites de quem detinha os direitos de produzir a adaptação. Alguns desses filmes são muito elogiados e outros rechaçados pela crítica. Um exemplo de u003cstrongu003eadaptação considerada ruim é a versão de 2011u003c/strongu003e, u0022Hellraiser: Revelationsu0022,u003cstrongu003e enquanto a de 1987 u003c/strongu003e(intitulada apenas u0022Hellraiseru0022), u003cstrongu003eé vista como a melhor.u003c/strongu003e

Considerações Finais

Neste post, apresentamos a obra "Evangelho de Sangue - Bem Vindo ao Inferno", de Clive Barker, mostrando de que maneira é relacionado a outros grandes sucessos do autor, os "Livros de Sangue".

Esperamos ter te ajudado a compreender melhor o livro e que esta leitura possa te impulsionar a adquiri-lo.

Mas agora queremos saber sua opinião. Deixe suas impressões aqui embaixo na seção de comentários!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.