Cupons de desconto + Cashback é no Cupomzeiros

Em Busca de Nós Mesmos, de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez - Review

O título desse livro de autoajuda é bastante sugestivo, pois diz respeito a um tema que interessa a humanidade há muitos séculos: a busca pela nossa essência.

Neste post, iremos falar sobre a obra "Em Busca de Nós Mesmos", dos professores Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez, nomes bastante populares na internet nos dias atuais.

Em Busca de Nós Mesmos, de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez

Imagem Com Em Busca De Nós Mesmos De Frente
Foto: Em Busca De Nós Mesmos De Frente

Em Busca de Nós Mesmos é um livro publicado em 2017 pela editora Citadel que une dois intelectuais com um objetivo comum: refletir sobre a vida por meio da filosofia e da ciência.

Quem somos? Qual a nossa essência? Essas perguntas permeiam a humanidade desde muito tempo e as respostas não são simples e objetivas.

Os autores de Em Busca de Nós Mesmos se dedicam a fazer uma série de reflexões sobre esses temas tão complexos.

Características:

  • Autores: Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez
  • Editora: Citadel
  • Ano de publicação: 2017
  • Gêneros: Filosofia, História
  • 400 páginas
  • Dimensões: 20.96 cm (altura) x 13,97 cm (largura) x 2,26 cm (lombada)

Sinopse

Em Busca de Nós Mesmos se propõe a refletir sobre uma série de temas relacionados à existência humana: quem somos, o que buscamos, para onde vamos e qual nosso papel no universo.

Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez fazem uma retomada histórica sobre a evolução do pensamento humano, como chegamos até aqui e quais poderiam ser os novos rumos a se tomar de acordo com o pensamento filosófico e científico.

O objetivo dos autores parece ser apresentar a temática da existência humana por dois pontos de vista complementares, que é o da ciência e o da filosofia.

Resenha

Embora o título possa lembrar muito um livro de autoajuda, Em Busca de Nós Mesmos tem outra proposta. Idealizado por dois intelectuais, o resultado não poderia ser diferente de uma grande reflexão que se traduz nas páginas do livro por meio de um diálogo dos autores.

Sendo eles comunicadores dotados de uma linguagem refinada e advinda do meio acadêmico, poderia se pensar que se trata de uma obra difícil de ser compreendida. Pelo contrário: eles dão a mão ao leitor, como se, em uma roda de conversa, o público fosse seu amigo.

Dessa forma, o livro é fácil de ser compreendido, mas sem perder a profundidade dos temas tratados.

Mas, afinal, qual é a ideia central de Em Busca de Nós Mesmos?

A obra se dedica a explicar, refletir e repensar o sentido da existência humana, apontando motivos pelos quais estamos aqui, qual nossa missão na terra e quem de fato somos.

A realidade e os sentidos

Uma das discussões mais relevantes do livro é, também, aquela que diz respeito aos sentidos e à realidade. Será que a realidade é como nós vemos ou tudo não passa de um engano dos nossos sentidos, ou, em outras palavras, uma questão de perspectiva?

Nesse ponto, os autores falam sobre como muitas vezes a forma como pensamos faz com que vejamos o mundo de determinada forma e ele parece se resumir a isso, quase como se nós mesmos tivéssemos forjado a realidade.

E, com uma mudança de perspectiva, o mundo pode se mostrar completamente diferente.

O que foge ao nosso controle

Outro ensinamento muito interessante na obra é de que nós precisamos ficar mais conscientes do que está ao nosso alcance e o que não está.

Saber que existem coisas e situações que fogem ao nosso controle é uma maneira de sofrer menos.

Dessa forma, podemos agir sempre que pudermos fazer algo para mudar a situação a nosso favor, mas compreender que muitas vezes não haverá nada que possa ser feito, e precisamos fazer as pazes com essa ideia.

Edição e Design

Imagem Com Em Busca De Nós Mesmos De Lado
Foto: Em Busca De Nós Mesmos De Lado

Só existe uma edição de Em Busca de Nós Mesmos no Brasil, que é aquela publicada pela editora Citadel.

A capa é comum, sem muita novidade, mas a edição não deixa a desejar, apresentando um material de qualidade e uma diagramação e estrutura padrão. As dimensões são de 20.96 cm (altura) x 13,97 cm (largura) x 2,26 cm (lombada).

Prós e contras de "Em Busca de Nós Mesmos"

Prós

  • O livro provoca ótimas reflexões sobre o sentido da existência humana
  • O preço é acessível
  • Boa diagramação e edição, leitura agradável
  • Linguagem fácil de ser compreendida sem perder a profundidade dos argumentos

Contras

  • Para quem segue ambos os autores na internet, é perceptível que o livro apresenta argumentos e discussões que já foram amplamente falados em palestras e vídeos. Portanto, o conteúdo pode não ser novidade para quem já conhece os professores

Os Autores

Quem é Clóvis de Barros Filho?

Clóvis de Barros Filho nasceu em Ribeirão Preto em 1965 e é um professor universitário, advogado, jornalista e filósofo.

Sua formação é extensa: bacharel em Jornalismo e Direito, Mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências da Comunicação.

É autor de muitos livros, dentre eles "Ética e Vergonha na Cara!"(2014), "Somos Todos Canalhas" (2015), "Felicidade ou Morte" (2016), "Em Busca de Nós Mesmos" (2017) e "A Felicidade é Inútil" (2019).

Quem é Pedro Calabrez?

Pedro Calabrez, nascido em São Paulo em 1984, é um professor e escritor. Tem graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica.

Também é palestrante e tem um canal no YouTube chamado NeuroVox, onde fala sobre temas relacionados a desenvolvimento pessoal.

"Em Busca de Nós Mesmos" é bom?

Afinal, "Em Busca de Nós Mesmos" Vale a Pena?

Essa pergunta é debatível. Ela tem duas respostas possíveis, o sim e o não, dependendo do tipo de leitor que você for.

Em Busca de Nós Mesmos vale a pena para quem está querendo começar a entender filosofia ou compreender melhor essas questões sobre humanidade, vida ou morte. Esse livro não é um tratado filosófico ou uma teoria aprofundada sobre a realidade, é importante deixar isso claro.

Trata-se de um diálogo, um bate-papo intelectual entre dois professores. Se você quiser teoria filosófica propriamente dita, não é nessa obra que vai encontrar, porém, é muito valiosa essa leitura se estiver procurando um livro inicial para aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Agora, para quem Em Busca de Nós Mesmos não é indicado?

Não é recomendado para quem já conhece amplamente os vídeos dos professores na internet e está procurando novidade no livro. Talvez você os conheça e os siga online, mas não tenha visto todos os vídeos e palestras.

Nesse caso, o conteúdo será novidade para você. Porém, se já tem conhecimento sobre todas ou quase todas as discussões comumente feitas pelos autores, talvez se decepcione por encontrar mais desse tipo de assunto no livro.

As pessoas também perguntam

O que fala o livro Em Busca de Nós Mesmos?

O livro tem como tema central a busca por respostas sobre a existência humana. Reflete sobre quem somos, de onde viemos, qual nosso propósito e se a realidade que enxergamos é verdadeira ou apenas uma questão de perspectiva.

Quais outros livros bons de Clóvis de Barros Filho?

Outros livros do professor u003ca href=u0022https://www.google.com/url?sa=iu0026amp;url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FCl%25C3%25B3vis_de_Barros_Filhou0026amp;psig=AOvVaw35fX_DI59DaNN9MQ1VF5Seu0026amp;ust=1654552517603000u0026amp;source=imagesu0026amp;cd=vfeu0026amp;ved=0CA0QjhxqFwoTCMCqqP-ml_gCFQAAAAAdAAAAABADu0022u003eClóvis de Barros Filhou003c/au003e que são campeões de vendas são A Felicidade é Inútil (2019), Felicidade ou Morte (2016) e Somos Todos Canalhas (2019).

Quantas páginas tem o livro Em Busca de Nós Mesmos?

O livro tem 400 páginas.

Considerações Finais

Se você quer expandir seu conhecimento sobre a vida e a humanidade, esse livro é uma boa opção. Agora que você já tem as informações necessárias para fazer sua compra, fica a seu critério escolher adquiri-lo ou não.

Gostou do que leu? Deixe suas opiniões e impressões aqui na seção de comentários, logo abaixo.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.