Para cuidar do seu jardim, nada melhor do que um cortador de grama de qualidade. Inicialmente, pode parecer irrelevante, mas escolher um bom produto necessita de um conhecimento considerável.

O mercado ter uma boa variedade de equipamentos é positivo, mas pode dificultar a escolha. Desse modo, fica difícil optar por uma compra na qual você se sinta totalmente seguro.

Marcas e equipamentos adequados para certos tipos de grama são alguns dos detalhes a se pensar. Portanto, a seguir você terá um panorama com explicações suficientes para tomar sua decisão.

Entenda o que é um cortador de grama, roçadeira e aparador

É comum se deparar com diversos modelos e também com equipamentos semelhantes durante as pesquisas. Assim, é bom entender que tipo de equipamento usar para cuidar do seu jardim corretamente. Algo que pode confundir o consumidor na hora de comprar, é não encontrar apenas cortadores. Ao todo, é possível encontrar também aparadores de grama e roçadeiras. Por fim, vamos entender o que é cada um:

  • Aparador de Grama: equipamento para fazer acabamento no jardim, alcançando até muros e ao redor de canteiros;
  • Roçadeira: Mais robusto e potente, é recomendável para áreas com vegetação mais densa;
  • Cortador de Grama: Tradicional, indicado para trabalhos em áreas planas, disponível com modelos manuais, elétricos, movidos a bateria ou até gasolina.

Depois de deixar claras as diferenças entre os três, é hora de prosseguir. Nesse sentido, a seguir você terá as explicações focadas mais nos modelos de cortadores. Logo, confira essas dicas e recomendações.

Características para escolha do cortador de grama ideal

Para fazer manutenção de jardins, sítios ou campos de futebol, cortadores são os mais indicados. Em suma, saber o tipo de equipamento é um ponto de partida. Contudo, ainda é preciso verificar quais características suprem suas necessidades da melhor forma.

  • Tipo de alimentação;
  • O quanto de potência você precisa;
  • Altura do corte do aparelho.

Adequando o modo de funcionamento e área do terreno ao seu tipo de cortador de grama

Tratando-se dos cortadores de grama, é importante saber em que gramado será feito o trabalho. Dessa forma, você saberá qual das quatro espécies de equipamento é a melhor para usar.

  • Funcionamento por modo manual;
  • Cortadores elétricos;
  • Alimentados por bateria.

Manuais: os aparelhos baratos para gramados menores

Com maior facilidade de operação e precisando apenas de força física, esses modelos são ótimos. Sobretudo, costumam pesar menos no bolso e podem ser usados em pequenos gramados. Dessa forma, em uma área de até 150 m², eles são muito úteis.

A altura do corte desses modelos fica na faixa de 40 cm. Além disso, alguns possuem o cabo dobrável para facilitar o transporte do cortador de grama. Então, torna-se uma opção interessante para um trabalho básico sem gastar com energia ou combustível.

Cortadores Elétricos: para gramados um pouco maiores e planos

Dependendo da potência do dispositivo, é possível trabalhar em terrenos planos de até 1000 m². Por exemplo, jardins residenciais ou campos de futebol são ambientes adequados para esse equipamento.

Ao escolher modelos elétricos, vale ficar atento quanto a tensão de alimentação dos aparelhos. Afinal, poucos são bivolt e eles também precisam sempre estar conectados em uma tomada acessível.

A favor desse equipamento se encontram vantagens bastante interessantes. Por exemplo, ser o modelo ideal para gramados sem obstáculos e ter excelente durabilidade. Contudo, esse cortador de grama tem alcance limitado, assim como seu funcionamento por energia.

Com bateria: os melhores para campos com obstáculos

Caso o assunto seja praticidade, talvez essa categoria seja o que você procura no mercado. Principalmente, porque é um modelo que dispensa o uso de cabos de energia ou tomadas. Desde que seu gramado seja menor (até 200 m²), esse equipamento pode lhe ajudar.

Outra vantagem importante desse modelo é ele poder se locomover mesmo em áreas com obstáculos. Desse modo, ele se torna uma indicação melhor do que aparelhos elétricos comuns nesse cenário.

Movidos a gasolina: para campos enormes e pouco regulares

Quarto e último tipo de cortador de grama dessa lista, esse é o mais caro. Ao contrário do anterior, esse aparelho é para gramados com mais de 1000 m². Logo, é o melhor para trabalhar longe da tomada e também em solos bastante irregulares.

Para uma compra bem feita, é recomendável usar as informações a seguir sobre demais detalhes. Dessa maneira, a opção mais adequada em matéria de potência e recursos será encontrada.

Combinando potência com o tamanho da área em um cortador de grama

Ao decidir pelo estilo do equipamento desejado, deve-se também considerar este ponto para a compra. Ou seja, a intensidade da utilização do aparelho deve ser compatível com o tamanho do gramado.

Optando pelo modelo elétrico de cortador de grama, 1500 W ou mais é o melhor. Com isso, você terá potência para manutenção em áreas maiores do que 500 m².

Já se sua preferência for pelos equipamentos movidos a gasolina, as medidas mudam para cavalos. Nesse sentido, o mercado possui aparelhos variantes entre 2.5 CV e 6.5 CV. Mas, para trabalhar em campos muito extensos, escolha a partir de 5 CV (ou HP).

Trabalhar em áreas menores exige menor potência e é aí que entram os de bateria. Logo, medido em volts, elas variam entre 18 e 40 V. Em suma, espaços em torno de 200 m² precisam de máquinas energizadas em 40 V.

Equilibrando a potência com o peso do cortador de grama

Depois de considerar a extensão da área, agora é a vez de pensar no peso. Apesar de parecer irrelevante, aparelhos mais potentes também pesam mais, o que pode ser prejudicial.

Na faixa de 14 kg estão os aparelhos com potência para cobrir campos menores. Conforme a área cresce, a potência e o peso do cortador também aumenta. Logo, considere o peso dos equipamentos que tem a potência que você quer usufruir.

A influência da altura de corte na escolha

É um hábito comum deixar a grama o mais curta possível, tornando o serviço duradouro. Sendo assim, vale lembrar que diversos modelos de cortador de grama possuem várias alturas.

Os valores mínimos ficam em 2 cm e os máximos chegam até 8,9 cm. Portanto, verifique quais alturas estão disponíveis para o dispositivo que você deseja adquirir no futuro.

Tipos de grama diferentes precisam de alturas de corte distintas

Caso você tenha uma preocupação maior ao fazer a manutenção da grama, entenda as espécies. Isso porque, há alguns tipos que precisam ser cortadas em alturas diferentes.

Grama do tipo esmeralda precisa ser cortada na altura de 3 cm. Contudo, as de nome batatais necessitam de corte 5 cm. Então, se for do seu gosto, faça essa verificação ao cuidar do seu gramado.

Cortador de Grama: otimizando o tempo ao aumentar as faixas de corte

Nesse tópico trataremos da largura do corte que o equipamento faz durante o uso. Desde que ela seja maior, menor será o tempo gasto na manutenção do gramado. Entretanto, faixas mais largas são para campos mais extensos devido à dificuldade de manuseio.

Para se ter uma ideia, os cortadores manuais possuem lâminas de 30 cm. Enquanto nos outros modelos, é muito comum encontrar componentes de até 50 cm.

Recolhedor

Facilitar a parte da limpeza do local após o serviço é algo muito bem-vindo. Nesse sentido, existem modelos de cortador de grama que já vem com coletor de vestígios.

Na prática, os resíduos vão direto para um recipiente interno no aparelho. Dessa forma, a higienização é feita apenas esvaziando o reservatório após o uso. Aliás, existem espaços de até 50 litros para auxiliar nessa parte do trabalho.

Mais fatores que influenciam na compra

Cuidar da grama vai além de apenas cortar e manter aparada. Afinal, manter o gramado saudável faz parte da beleza de um jardim ou campo. Assim, aqui vão cinco fatores que vale considerar ao adquirir seu novo cortador de grama.

  • Dependendo da espécie da grama, será necessário um aparelho de maior ou menor potência;
  • O quão inclinado é o terreno para se fazer manutenção;
  • A extensão da área a ser trabalhada com o uso do equipamento;
  • O número de obstáculos presentes no jardim, sítio ou campo;
  • A pessoa que vai operar a máquina, o que pode influenciar na aquisição de um aparelho mais fácil de manusear.

5 bons modelos de cortadores para você conhecer

Com todas as orientações em mente, é hora de botar em prática e pesquisar fundo. Ainda assim, trouxemos alguns modelos como um ponto de partida para complementar suas análises.

Cortador de Grama Manual da Trapp Master 2001

Modelo Cortador de Grama Manual da Trapp Master 2001
Foto Reprodução: americanas.com.br

Considerado um dos melhores, esse equipamento tem cabo dobrável e regulamento de altura de corte. Sob o mesmo ponto de vista, é leve e tem uma larga faixa de corte.

Prós:

  • Lâmina de corte automático;
  • Faixa de Corte de 38 cm;
  • Regulagem de altura de 1,2 à 3,2 cm.

Contras:

  • Recomendável apenas para áreas pequenas ou médias.

Cortador de Grama Elétrico da Tramontina Ce35M2 1300W 220V 0,75CV Chassi Metálico

Modelo Cortador de Grama Elétrico da Tramontina Ce35M2 1300W 220V 0,75CV Chassi Metálico
Foto Reprodução: americanas.com.br

Esse modelo de cortador de grama elétrico vem com faixa de corte de 35 cm. Juntamente com uma potência de 1300 W, torna-se uma opção interessante para aquisição. Por fim, um recipiente recolhedor de 16,5 Litros complementa todas as suas demais características.

Prós:

  • Leve (18 kg);
  • Ideal para áreas de 1300 m²;

Contras:

  • Uma única tensão, de 220 V.

Cortador de Grama da Einhell 36V com Coletor 30 Litros sem Bateria e Carregador – GE-CM3LI-SOLO

Modelo Cortador de Grama da Einhell 36V com Coletor 30 Litros sem Bateria e Carregador - GE-CM3LI-SOLO
Foto Reprodução: lojadomecanico.com.br

Esse equipamento é indicado para áreas de até 200 m² durante seu uso. Apesar de ser movido a bateria, infelizmente nem ela e nem o carregador vem inclusos. Contudo, é uma opção muito relevante para trabalhos de manutenção de jardim.

Os detalhes desse cortador de grama incluem potência de 36V e coletor com 30 L. Aliás, tem braço dobrável e ajustes de altura de corte.

Prós:

  • Cinco níveis de altura;
  • Indicador para quando for necessário esvaziar o reservatório.

Contras:

  • Baterias devem ser adquiridas separadamente.

Cortador de Grama da Trapp 6,5 HP à Gasolina 4T LF-600RM

Modelo Cortador de Grama da Trapp 6,5 HP à Gasolina 4T LF-600RM
Foto Reprodução: magazineluiza.com.br

Chegando nos modelos alimentados por gasolina, a marca Trapp traz um candidato formidável. Nesse sentido, o produto apresenta características robustas e bem completas para o consumidor final.

Indicado para áreas com cerca de 800 m², seus detalhes são diversos. Por exemplo, a altura de corte pode ser regulada em até nove tamanhos diferentes. Além disso, suas lâminas possuem 48 cm de largura com 3000 RPM de rotação.

A potência desse cortador de grama fica em torno de 6,5 HP. Então, não tinha como deixar de fora o peso de 35 kg, não muito leve.

Prós:

  • Afogador manual e válvula de combustível equipados para simplificar a partida do motor;
  • Regulagem de altura de corte em 9 tamanhos;
  • Ótimo para áreas grandes, de 800 m².

Contras:

  • Não vem com recolhedor;
  • Bastante pesado.

Cortador de Grama a Gasolina da Trapp 6HP com Cesto Recolhedor-JT-55C

Modelo Cortador de Grama a Gasolina da Trapp 6HP com Cesto Recolhedor-JT-55C
Foto Reprodução: amazon.com.br

Da mesma marca, o seguinte modelo está entre as melhores máquinas de sua categoria. Assim, se você já pensou num serviço potente, esse equipamento pode lhe deixar interessado.

Pegador dobrável, 6 HP de potência, altura de corte regulável e muitas outras características agradáveis. Dessa maneira, praticidade e efetividade andam juntas nesse cortador de grama de quase 26 kg.

Outro destaque fica por conta dos 51 cm de lâmina na faixa de corte. Aliás, vale citar também a capacidade do seu recolhedor, com 44 Litros. Por fim, ainda há o sistema de freio automático e um funcionamento bastante silencioso.

Prós:

  • Ignição por indução;
  • Baixo índice de ruído;
  • Sistema de tração nas rodas.

Contras:

  • Produto mais pesado que outras opções.

O ideal é aquele que você comprar

É natural sentir algumas inseguranças mesmo depois de concluir a compra. Todavia, se você pesquisou o suficiente antes de se decidir, não há o que temer. Ainda mais nesse caso, que se trata de um produto que fará parte da rotina.

Pode ter certeza que o cortador de grama comprado por você foi o melhor. Afinal, o produto perfeito é aquele que supre todas as necessidades. Ou seja, a aquisição ideal sempre será aquela feita baseada nas finalidades do usuário.

Ao fazer a compra e receber o produto, basta tomar os cuidados para preservá-lo. Nesse meio tempo, procure fazer manutenção sempre com a grama em 5 cm e seca. Então, sempre que usar, guarde sua máquina em lugar seco e longe do alcance do sol.

Limpeza da área e do produto são outras recomendações úteis e que aumentam a durabilidade. Por fim, basta manter as lâminas afiadas para garantir bom desempenho de seu cortador de grama.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]