O Melhor guia informativo sobre compras na internet.

Compaq Presario CQ-29 vale a pena?

O Compaq Presario CQ-29 segue os padrões de montagem da HP e é uma excelente opção de notebook para atividades básicas do dia a dia por conta do custo-benefício. Então, confira a seguir as características e saiba se está entre os melhores notebooks Compaq.

Leia também:

Notebook Compaq Presario CQ-29

A Compaq faz parte do grupo Hewlett-Packard (HP) com uma linha de computadores que visam o custo-benefício. Por isso, alguns itens como o processador Core i5 deste modelo é de quinta geração, o que o torna mais barato. Veja a seguir a ficha técnica:

  • Processador: Intel Core i5 5257U, 5.a geração;
  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas;
  • Memória RAM: 8 GB DDR3;
  • Armazenamento: 480 GB SSD;
  • Placa de vídeo integrada: Gráficos Intel Iris 6100;
  • Peso: 1,9 kg.

Design

Este modelo conta com a arquitetura HP e tem o chassi em plástico com o acabamento emborrachado. Ou seja, um diferencial em comparação com outros notebooks similares no mercado. Além disso, se apresenta na cor cinza-escuro.

A estrutura do produto facilita o transporte que tem 37,5 cm de largura, 24,3 cm de profundidade e 22 mm de espessura. Mas, o seu peso de 1,9 kg pode incomodar alguns usuários que trabalham ou estudam com o equipamento em local externo.

Conta com bordas arredondadas que conferem modernidade e facilidade no manuseio do produto. Ainda, sua ergonomia permite ao usuário bom ângulo de visão em diferentes posições.

Compaq Presario CQ-29
Foto: Compaq Presario CQ-29

Tela e teclado

O Compaq Presario CQ-29 tem tela de 15,6 polegadas LCD em Full HD com resolução de 1920 x 1080 pixels, ou 1080p, que permite um painel bem fino e maior nitidez nas imagens. Logo, atende de forma satisfatória ao acessar as plataformas de streaming e outros vídeos.

A tela deste produto possui tecnologia antirreflexo, ideal para a realização de atividades em ambiente com muita luz ou elementos externos. Assim, confere maior nitidez e contribui com a saúde dos olhos de quem passa muito tempo exposto à tela.

Já o teclado acompanha a tela com formato 15:6 e é alfanumérico, o que aumenta a produtividade em tarefas diárias. Além disso, é confortável, tem toque suave e possui tecla de acesso rápido ao Netflix, mais um diferencial do equipamento.

Desempenho

Este modelo conta com processador Intel Core i5 de 5.a geração com 2,7 GHz de velocidade que torna o produto mais barato. Mas, peca no quesito desempenho, já que a linha é bem antiga.

O equipamento inicia de forma rápida e possui sistema operacional Windows 10 Home. Por conta do processador, não é indicado para o público gamer. No entanto, funciona bem em atividades de rotina como acesso à Internet e criação de planilhas, por exemplo.

A parte do armazenamento do Compaq Presario CQ-29 conta com um HD de 480 GB SSD com alta velocidade de leitura e gravação. Por fim, tem 2 portas USB, HDMI, entrada para fone e microfone e RJ45, trava de segurança, Bluetooth 4.0 e leitor micro SD.

Compaq Presario CQ-29
Foto: Compaq Presario CQ-29

Memória RAM sem upgrade

Possui memória RAM de 8 GB DDR3 soldada à placa-mãe, logo, não há a possibilidade de realizar um upgrade para um recurso mais potente. Então, verifique esse ponto antes da aquisição se for um fator determinante para a sua compra.

Som e vídeo

O som deste modelo é composto por alto-falantes integrados que podem ser controlados através da tecla FN associada às teclas F9 e F10 para aumentar ou diminuir o volume. Isso, de acordo com a sua necessidade.

A placa de vídeo é a Gráficos Intel Iris 6100 que, aliada ao processador, oferece atividades sem travamentos no uso diário. Mas, ela não suporta aplicações muito pesadas ou jogos que exigem demais da máquina.

Indispensável atualmente, a webcam possui microfone embutido o que a torna perfeita para quem precisa usar esse tipo de recurso em videochamadas ou aulas online, por exemplo. Isso porque elas se tornaram uma prática mais comum em função da pandemia.

Bateria e carregamento

Este notebook tem bateria em li-ion com duas células e 4700 mAh. Nesse sentido, sua autonomia não é uma das maiores já que pode ficar fora da tomada por 6 horas com uso moderado, o que é pouco se comparado a modelos similares no mercado.

Prós do Notebook Compaq Presario CQ-29

Já que o foco da marca é o custo-benefício, esse é um dos principais pontos positivos do Compaq Presario CQ-29. Isso porque com a redução da atuação de alguns itens, o valor do produto fica menor e acessível no mercado.

A tecla de acesso rápido à plataforma de streaming Netflix é um diferencial do modelo. Já que a diversidade de programas disponíveis na plataforma atende a todo tipo de público e a maioria dos usuários de notebook possuem uma conta ativa.

Outro ponto interessante é o fato de a marca ter o mesmo padrão de montagem da sua empresa principal que é a Hewlett-Packard (HP). Dessa forma, sua arquitetura apresenta a mesma qualidade de material.

Compaq Presario CQ-29
Foto: Compaq Presario CQ-29

Contras do Notebook Compaq Presario CQ-29

Sua bateria não é de longa duração. Logo, é necessário mais de uma carga diária para a realização das suas tarefas em ambientes externos. Isso vale tanto para o trabalho, quanto para os estudos.

A conectividade do modelo é reduzida. Isso porque, apresenta apenas duas portas com conexão USB. Além disso, nenhuma delas é do tipo C, presente na maioria dos dispositivos do mercado.

Pelo fato de a memória RAM ser soldada na placa mãe, não é possível realizar o upgrade do Compaq Presario CQ-29. O peso é outro fator negativo no modelo, isso porque ele tem quase 2 kg, o que dificulta o seu transporte. Por fim, não apresenta leitor biométrico.

Perguntas frequentes

Quem é o fabricante da Compaq?

Compaq Presario CQ-29

Fundada em 1982, a Compaq hoje faz parte do grupo de marcas da empresa de tecnologia Hewlett-Packard (HP). Por isso que seu padrão de montagem de notebooks é o mesmo.

Qual o armazenamento do Notebook Compaq Presario CQ-29?

Compaq Presario CQ-29

Este modelo conta com 480 GB SSD. Uma capacidade ideal para guardar seus arquivos e dados com segurança. Mesmo assim, pode não ser o bastante para alguns usuários.

Qual o sistema operacional do Notebook Compaq Presario CQ-29?

Compaq Presario CQ-29

O notebook conta com Windows 10 home pré-instalado de fábrica e aceita upgrade para o Windows 11 conforme a necessidade do usuário. Assim, você pode escolher qual prefere.

Clique para avaliar
[Total: 0 Nota: 0]
você pode gostar também