Seguro viagem Europa – tudo que você precisa saber

Vejam agora tudo que é preciso saber sobre o seguro viagem na Europa, com precisão e objetividade.

Se você vai viajar para a Europa em breve, muito provavelmente já sabe que o seguro viagem é obrigatório. No entanto, com certeza algumas dúvidas ainda pairam sobre esse assunto na sua mente, e é por isso que decidimos trazer este conteúdo completo sobre o Seguro viagem Europa. Acompanhe nossa matéria até o fim para não perder nenhuma informação!
Vamos falar sobre:
Tratado de Schengen
Seguro viagem
Seguradoras que oferecem esse serviço para a Europa
Fique ligado!

A Europa é um continente muito visitado pelos brasileiros, devido à sua cultura diferenciada e às diversas atrações e belezas naturais que chamam a atenção de turistas anualmente. Entretanto, viajar para os países europeus requer o cumprimento de uma série de regras estabelecidas pelo Parlamento Europeu, e uma delas é a comprovação de um seguro viagem.

A exigência desse documento faz parte do regulamento do Tratado de Schengen, sobre o qual já falamos em um post anterior. Ele é quem dita a obrigatoriedade da contratação de uma seguradora antes de visitar o continente e de poder transitar livremente entre os países integrantes.

Sabendo disso, primeiro vamos explicar o que é o Tratado de Schengen, para, em seguida, detalhar o conceito de seguro viagem e como é utilizado na Europa.

Por fim, vamos dar algumas dicas de como contratar seguros de maneira barata, mas confiável. Portanto, fique atento a esta matéria!

Tratado de Schengen

Primeiramente, é importante saber que este acordo não foi assinado por todos os países da Europa e nem pela totalidade de membros da União Europeia (UE). Então, se o seu destino é um país não integrante do Espaço Schengen, você deve procurar as especificações e regras para viajar nele.

Agora que isso foi exposto, vamos para o que interessa:

O que é o Tratado de Schengen?

Esse Tratado estabelece, basicamente, que os cidadãos europeus, naturais ou não, além de turistas e visitantes, têm o direito à livre circulação entre os países integrantes sem a necessidade de apresentar um visto a cada passagem por uma fronteira interna. Isso facilita o trânsito territorial, o comércio e os negócios de habitantes e visitantes.

No entanto, a primeira regra para quem vem de de fora e vai visitar o Espaço Schengen é possuir, necessariamente, um seguro viagem com cobertura de, no mínimo, 30 mil euros (ou esse valor convertido em dólar) para assistência médica e hospitalar.

Também existem outras exigências, como a permanência máxima de 90 dias no território.

Quais países fazem parte do Espaço Schengen?

Agora que você já sabe que o seguro viagem de no mínimo 30 mil euros é requisitado pelos países do Espaço Schengen, é hora de saber quais são os países que assinaram o acordo e possuem a exigência da apólice. Veja:

– Todos os países da União Europeia (exceto Bulgária, Croácia, Irlanda, Romênia e Chipre):

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Hungria
  • Itália
  • Letônia
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Países Baixos
  • Polônia
  • Portugal
  • República Tcheca
  • Suécia

– Países fora da União Europeia:

  • Lituânia
  • Noruega
  • Suíça
  • Liechtenstein

Portanto, se você vai viajar para algum desses países, atente-se ao plano que vai contratar, para que ele cumpra as regras estabelecidas pelo Tratado de Schengen.

Seguro viagem

Se você é um viajante de plantão, que está constantemente visitando diversos lugares ao redor do Brasil e do mundo, muito provavelmente já sabe que o seguro viagem é muito importante para ter uma garantia de resguardos físicos e de bens materiais. Porém, se você não sabe, também não tem problema: nós vamos te explicar direitinho o que é o seguro viagem, especificamente o seguro viagem Europa.

O que é um seguro viagem?

O seguro viagem é uma garantia paga para que seu corpo e seus bens materiais sejam resguardados, indenizados ou reembolsados pela seguradora. Por esse motivo, ele é muito importante e deve ser contratado mesmo que não seja obrigatório.

O que uma seguradora deve oferecer minimamente?

Uma seguradora contratada deve ter em seus planos pelo menos um dos seguintes itens a serem oferecidos:

– Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas em viagens nacionais ou interncionais;

– Regresso sanitário ou repatriação;

– Traslado médico;

– Traslado do corpo;

– Morte em viagem;

– Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem.

No caso do seguro viagem Europa, como já dito, ele deve conter, no mínimo, a cobertura de assistência médica. Entretanto, é claro, fica a critério do contratante escolher uma plano com mais garantias.

Como já sabemos o que é o seguro viagem, vamos ver algumas boas opções para contratar esse serviço essencial.

Quais empresas oferecem um seguro viagem Europa?

Agora que já sabemos o que é o Tratado de Schengen, como funciona um seguro viagem e quais são as suas funcionalidades, é hora de pôr a mão na massa e escolher a seguradora ideal par você.

1- Affinity Seguro Viagem

Está empresa oferece planos específicos para quem vai visitar a Europa. A todo, são 5 opções que podem ser escolhidas e que variam nos preços:

– Primeiro, Affinity Europa;

– Em segundo lugar, Affinity Europa 40;

– Affinity Europa 40 FAM 2;

– Affinity Europa 55;

– Por fim, Affinity Europa 55 FAM 2.

As coberturas de todos eles são diferentes e possuem valores por dia diferenciados, mas o mínimo total de 30 mil euros para assistência médica é oferecido por esses planos.

2- Porto Seguro

A Porto Seguro é uma agência seguradora muito conhecida e bastante confiável. Sendo assim, ela oferece o Plano Europa para te auxiliar no cumprimento das exigências do Tratado de Schengen. Entretanto, diferentemente da Affinity, você precisa fazer uma simulação para saber quanto vai pagar por dia.

Nós fizemos uma cotação utilizando Brasil como país de origem e a França como local de destino. A data de ida escolhida foi 17 de junho de 2020 e a de volta foi 24 de junho de 2020 (1 semana no total), e a viagem foi selecionada para uma pessoa de até 70 anos que não praticará esportes e não utilizará motocicleta durante o passeio.

Para esse perfil, foram apresentados 3 planos:

– Europa, com cobertura de 30 mil Euros;

– Mundo 120 Prata, com cobertura de 50 mil euros;

– E Mundo 120 Ouro, com cobertura de 100 mil euros.

Assim, essa é mais uma alternativa para quem fará uma viagem ao território Europeu em breve.

3- Assist Card

Assim como a Porto Seguro, a Assist Card solicita que você faça uma simulação antes de apresentar os planos. Nós fizemos, então, essa cotação e encontramos 5 opções: AC 35, AC 60, AC 150, AC 250 e AC 1M. Todas essas alternativas seguem a regra do mínimo de 30 mil euros e variam no preço por dia em cada cobertura.

4- SulAmerica

Esse site oferece os serviços de seguro viagem no Mundo, América Latina, Europa, Brasil e o plano Estudante. Quando se refere ao continente europeu, ele tem os planos para viagens aéreas (Europa e Europa Compacto) e marítimas (Marítimo Prestige, Europa Marítimo e Marítimo Compacto).

Para saber valores de todas essas possibilidades, é necessário simular a sua viagem por meio da cotação. Então, nós simulamos um passeio com data de ida no dia 17 de junho de 2020 e volta no dia 24 de junho com destino à Holanda, um país integrante do Espaço Schengen. A viagem seria composta por apenas um passageiro, e o plano escolhido foi Europa Compacto (a opção mais barata). No total, o preço pago pelo contratante seria de R$ 185,12.

Além disso, a SulAmerica permite aos clientes formular um plano personalizado, selecionando apenas as coberturas que deseja (exceto a cobertura médica de, no mínimo, 30 mil euros, que é obrigatória).

Portanto, essa é mais uma das opções para quem procura uma boa seguradora.

5- Seguros Unimed

A empresa Unimed oferece aos seus clientes diversos seguros, dentre os quais está o seguro viagem Europa.

O nome desse plano é Unimed Europa, que tem a cobertura básica médica (30 mil euros), mas também possui outras funcionalidades, como gastos médicos com doenças pré – existentes, regresso antecipado, regresso sanitário, translado de corpo, translado médico, invalidez permanente, morte acidental em viagem, entre outros. Assim, esta é mais uma opção para quem quer contratar uma boa seguradora para viajar à Europa.

6- Inter Assistance

A Inter Assistance possui uma gama muito grande de planos para oferecer a seus clientes. Eles estão divididos nos tópicos de esporte, intercâmbio, lazer/negócios, nacional, internacional.

Para fazer uma viagem à Europa, você deve fazer uma cotação a fim de saber qual plano se encaixa mais no seu perfil. Nós fizemos uma simulação para um passeio dos dias 18 de junho de 2020 a 25 de junho de 2020 ao continente europeu, com apenas um passageiro. Quando clicamos no botão “cotar”, apareceram 8 opções de planos que se encaixam nessas necessidades, elas são:

1- I 50

2- I 90

3- I 150

4- Euro 40

5- Euro 60

6- Euro 150

7- I 520

8- I 1MM

Entre todas essas alternativas, a mais em conta é a I 50, com  alor de R$ 268,67.

 

Então, esses 6 sites são algumas das opções que existem na internet para selecionar a seguradora mais qualificada às suas necessidades. Entretanto, existem outros websites que oferecem esse serviço.

Se você quer saber mais sobre seguro viagem e sobre quais seguradoras estão disponíveis, nós temos um post específico sobre isso. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

 

Cartões de crédito oferecem seguro viagem?

Uma dúvida muito frequente sobre seguros viagem é se os cartões de crédito os oferecem, e a resposta para isso é depende. Se a bandeira do seu cartão for alta, muito provavelmente ele oferecerá, de fato, um seguro para viajar, o qual está imbutido no valor da anuidade. Entretanto, você deve conferir se o seu cartão oferece esse serviço e se ele obedece às regras do Tratado de Schengen, para não ter nenhuma surpresa indesejada. Sabendo disso, é hora de se antenar a quais empresas oferecem o seguro viagem. Confira:

Mastercard

A Mastercard Platinum oferece a seus clientes um seguro de cobertura médica no valor de 30 mil euros quando realizam a compra das passagens com o cartão de crédito.

Existe, também, uma cobertura maior, que é a do Mastercard Black, com o valor de 150 mil euros.

Visa

Outra bandeira que oferece o seguro viagem junto à aquisição do cartão de crédito Platinum é a Visa. Com ele, quem tem direito ao seguro são os titulares, seus respectivos cônjuges e dependentes até 23 anos.

 

Assim, esses são dois cartões que possibilitam a você um seguro viagem mais prático, sem a necessidade de contratar uma seguradora por fora.

No entanto, é sempre importante lembrar que essas empresas valem apenas para os integrantes do Espaço Schengen. Então, se for viajar para outro país da Europa que não tenha assinado o Tratado, terá de procurar uma empresa especializada em seguros viagem e contratar a que for mais adequada.

 

Passaporte

Outro ponto muito importante para quem vai visitar o exterior é possuir um passaporte. Portanto, se você você vai viajar ao continente europeu e está planejando cada passo, mas ainda não solicitou o seu passe internacional, é hora de fazer a solicitação na Polícia Federal.

Atualmente, a taxa para adquiri-lo está no valor de 287,25 reais. 

Além disso, é preciso separar os documentos corretos ao solicitar o passaporte, como carteira de identidade, CPF, comprovante de regularidade eleitoral, entre outros.

Nesse post, você vai saber o passo a passo de como tirar o seu passe, além dos documentos necessários para isto.

 

Cupomzeiros

Se você gostou da nossa matéria e quer ver mais conteúdos sobre viagens, acompanhe o nosso site diariamente! Aqui, você terá posts sobre dicas de viagens, como economizar nelas, respostas a dúvidas frequentes, além dos melhores destinos a se visitar no Brasil e no mundo!

Portanto, coloque nosso link na barra de favoritos e acesse nosso site para ver esses conteúdos exclusivos!

Boa viagem a todos os cupomzeiros!

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

Damos valor à sua privacidade Nós e os nossos parceiros utilizamos tecnologias, como cookies, e processamos dados pessoais, como endereços IP e identificadores de cookies, para personalizar anúncios e conteúdos baseados nos seus interesses, avaliar o desempenho desses anúncios e conteúdos, bem como para obter informações sobre o público que os visualizou. Clique abaixo para consentir a utilização desta tecnologia e o processamento dos seus dados pessoais para estas finalidades. Pode mudar de ideias e alterar as suas opções de consentimento a qualquer momento voltando a este site. Aceito Mais detalhes