Os melhores seguros de viagem, tudo o que você precisa saber

Saiba tudo sobre os melhores seguros de viagem!

Você está pensando em viajar e não sabe quais são os melhores seguros para contratar? Confira neste post os melhores seguros para a sua viagem!

Já ouviu já falar de seguro de viagem? Fique conosco para saber mais!

 

Todos, quando se planejam para viajar, desejam um momento de muita tranquilidade, relaxamento e alegria. Para que isso seja realidade, é necessário que os indivíduos se planejem da melhor forma possível, separando documentos, organizando malas, administrando finanças e analisando lugares e passeios.

No entanto, é essencial ressaltar que, diante das infinitas circunstâncias da vida, imprevistos podem ocorrer. De pequenos detalhes a questões mais sérias, as urgências sempre podem se manifestar em nossas vidas. Para evitar todo o desgaste e preocupação advindos dessas possibilidades, os seguros existem.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o seguro de viagem, mas não entendem muito bem o que ele é e nem como todo o processo funciona. Outras pessoas preferem acreditar que usar esse tipo de serviço é inútil e não irá acrescentar nada em suas experiências e realidades de viagem. Desse modo, preparamos esse post para aqueles que acham que precisam ou não, evidenciando os detalhes importantes de todas as questões que envolvem a contratação de um seguro de viagem.

Nesse post, você verá:

  • O que é um seguro de viagem?
  • Para que serve o seguro de viagem?
  • O seguro de viagem é obrigatório?
  • Como funciona o seguro?
  • Quais são os melhores seguros de viagem?

Vamos nessa?

O que é um seguro de viagem?

aeronáutica, aeronave, alvorecer

Apesar de muitos já terem ouvido falar sobre seguro de viagem, nem todos entendem exatamente o que ele é. Assim, é necessário fornecer uma informação útil que irá ser proveitosa para o indivíduo. O seguro de viagem é um serviço contratado pelo viajante que o auxiliará em casos de urgência e imprevistos. Ele serve como uma seguradora de bens e pessoas, que irá prestar serviços de assistência em momentos de necessidade.

Além disso, em vários casos internacionais, o seguro de viagem servirá como um requisito para a entrada no país estrangeiro, assim como irá assegurar o acesso a direitos e serviços básicos, como acesso a hospitais, tratamento odontológicos, uso de equipamentos, dentre outros aspectos.

Portanto, tanto em âmbito nacional quanto na esfera internacional, o seguro de viagem irá agir de modo a trazer segurança e precaução aos clientes, os quais poderão desfrutar de suas experiências e momentos únicos com maior tranquilidade.

 

Para que serve o seguro de viagem?

alvo, alvo de dardos, brincadeiras

A finalidade do seguro de viagem, como foi exposto acima, é oferecer segurança e precaução aos clientes em momentos inesperados e instáveis. Essa segurança se manifesta em forma de valores que cobrirão despesas e gastos relacionados às urgências. Na prática, isso significa que, caso o cliente sofra qualquer tipo de dano que se enquadre como urgência, ele receberá uma quantia de dinheiro, acesso a determinados serviços e ferramentas para a resolução do impasse em questão.

Na linguagem dos seguros, chamamos de “cobertura mínima obrigatória” tudo aquilo que deve ser prestado como serviço em caso de necessidade do cliente. Portanto, a partir do plano contratado, que pode variar de milhares de reais a milhares de dólares (no caso de viagens internacionais), o cliente usufrui de determinados serviços. Caso o viajante anseie por mais serviços específicos, de acordo com seu perfil e necessidade, ele pode contratar planos mais abrangentes.

Assim, as coberturas mínimas obrigatórias são:

  1. Despesas médicas, hospitalares ou odontológicas (DMHO): essa garantia é baseada na obrigação de que a seguradora, em caso de contratação, deve fazer o ressarcimento de toda despesa que seja feita em hospitais, enfermarias, clínicas médicas e clínicas odontológicas, advindas de acidentes com os viajantes;
  2. Regressão sanitária: garante a indenização de volta ao ponto de partida, ou seja, o local de origem do viajante, caso o cliente esteja incapaz fisicamente de retornar como passageiro regular, por causa de acidentes pessoais, doenças e intercorrências ocorridas na viagem;
  3. Translado médico: é a transferência do reembolso de todas os gastos com a remoção ou transferência para clínicas ou hospitais, em virtude de acidentes pessoais, doenças e intercorrências ocorridas na viagem;
  4. Translado do corpo: movimentação do corpo do falecido do local de viagem ao país ou local de residência/local de sepultamento;
  5. Morte em viagem: caso haja mortes com causas naturais ou de maneira acidental, os beneficiados pelo seguro irão receber uma indenização após a viagem. Essa indenização pode ser feita em forma de uma renda geral ou em um único pagamento;
  6. Invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem: em caso de perda (parcial ou total) ou redução de funções de órgãos e membros do corpo, a seguradora irá oferecer uma indenização ao indivíduo que sofreu o acidente.

Além desses, que são aspectos obrigatórios, seguros podem oferecer auxílios em caso de extravio de bagagenscancelamento de viagens e até mesmo podem oferecer serviços e vantagens em valores de compras, ingressos e passeios.

O seguro de viagem é obrigatório?

Mesmo parecendo uma pergunta muito simples, é essencial saber a resposta. Isso porque cada localidade possui uma exigência específica. Iremos analisar a situação do Brasil e demais localidades.

Brasil

água, alvorecer, amanhecer

No Brasil, não há obrigatoriedade em contratar o serviço de seguro de viagem. No entanto, reforçamos o que já afirmamos anteriormente: o uso desse serviço trará mais comodidade e segurança aos viajantes. Inclusive, é interessante notar que, no Brasil, há muitos seguros com preços acessíveis, o que torna o uso desse serviço mais universal.

Demais localidades

afiado, alfinetes, alfinetes de desenho

Para as demais localidades, iremos separar por regiões. Isso porque há muitos países que tornam o uso desse serviço obrigatório, e outros, não. Assim, é interessante analisar cada caso com cautela.

América Latina

A América Latina, composto pelos países falantes de línguas com origem no latim, possui diversos casos de países que obrigam e outros que não. Os países que tornam o uso desse serviço obrigatório são: Venezuela, Cuba e Equador. Cada um desses países possui peculiaridades legais específicas (que, muitas vezes, são bem caras para as finanças do turista). Essas especificidades podem variar de planos de 10.000 dólares a 40.000 dólares (com adicionais pontuais em caso de extravios de bagagem). Desse modo, é essencial analisar, com a seguradora, qual plano será contratado em caso de viagem para um desses três países.

Europa

Por causa do Tratado de Schenger, feito em Luxemburgo, em 1985, boa parte dos países europeus signatários exige a contratação de seguro de viagem. O Tratado prevê livre circulação de pessoas, além da regulamentação dos processos econômicos relacionados a entrada e saída de pessoas. Desse modo, os países integrantes da União Europeia, com exceção da Irlanda, fazem parte do tratado. O Reino Unido, Islândia, Noruega, Suíça e Listenstaine também fazer parte do tratado. Muitos desses países, além do seguro em si, exigem coberturas mínimas obrigatórias de 30.000 euros. Isso porque, muitas vezes, os governos não desejam gastar recursos do país em seus sistemas públicos institucionais.

Austrália

O seguro de viagem ao grande país da Oceania é obrigatório. A Austrália torna a contratação do seguro de viagem obrigatório para que os viajantes se beneficiem, também, do sistema público de saúde do país. Os estudantes possuem um benefício, uma vez que podem ter acesso ao Overseas Student Health Cover (OSHC. No português, é chamado de Seguro Saúde Obrigatório), que é um serviço do próprio governo que regulamenta o acesso à saúde dos estudantes.

Estados Unidos da América

Já é sabido por todos que os EUA não tornam obrigatório o uso de seguros. No entanto, é amplamente recomendado que se use esse serviço, por conta altíssimo valor dos serviços no país. A principal dificuldades no país dos ianques é o sistema de saúde, que é totalmente privatizado. Dessa maneira, todos os serviços de lá, sem plano de saúde, são caríssimos. Sendo assim, caso um viajante sofra um acidente médico, e, precise usar o serviço de saúde, terá que gastar milhares de dólares para procedimentos simples. Caso o seguro seja contratado, isso não será um problema.

Como funciona o seguro?

adulto, assento, atividade

Como já discorremos no post sobre seguro de viagem internacional, o procedimento é simples:

O cliente, diante das empresas disponíveis, deve escolher aquela que se adequa da melhor forma ao seu perfil. Há algumas que oferecem planos mais completos que outras, dessa forma, aquele que estiver de acordo com a realidade do cliente, deve ser adquirido. Depois da escolha, a documentação (identidade, cartão de crédito, telefones, e-mails, etc) deve ser separada para o registro. Logo após, o cliente receberá um comprovante (via e-mail) que mostrará a garantia do serviço, além de todas as informações importantes para o contato com a empresa (essencialmente os telefones da Central de Atendimento). Pronto! Agora é somente usar, em caso de necessidade.

Diante de uma urgência, o cliente deve ligar para o telefone da Central de Atendimento, que irá dar as orientações corretas de localidades e serviços que o plano cobre. A maioria das empresas possuem esses serviços 24h por dia, todos os dias da semana. Em caso de viagens internacionais, os clientes também têm acesso à comunicação em português, para não precisar lidar com a barreira linguística em um momento de estresse e preocupação.

 

Quais são os melhores seguros de viagem?

Are participation trophies really a bad thing?

É muito importante conhecer as opões que estão à nossa disposição. Somente assim poderemos ter uma noção exata sobre o que o mercado de seguros está oferecendo aos seus clientes. E não somente isso: com a pesquisa, podemos adequar os serviços oferecidos ao nosso perfil, o que confere maior customização das estruturas às nossas necessidades privadas. De modo, separamos essas opções de seguros nacionais e internacionais:

·         Porto Seguro

A agência Porto Seguro é uma das mais completas e conhecidas no oferecimento de seguros de viagem nacional e internacional. Com assistência médica, odontológica, serviço de concierge, cobertura para perda de bagagem, assistência em caso de morte acidental, dentre várias outras coberturas, a empresa se destaca por oferecer serviços a pessoas idosas (mais de 70 anos de idade). Além disso, a Centra de Atendimento é 24h.

·         Allianz Travel

A agência Allianz Travel também é referência em escolha de bons seguros aos seus clientes. Isso porque a empresa conta com serviços de atendimento emergentes (Central de Atendimento), chat, remissão de apólice (remissão de contrato), assim como conta com opções para gestantes e pessoas da terceira idade (ambos grupos necessitam de atendimentos específicos por questões de saúde e segurança). A empresa pode ser contratada de maneira individual (por viagem) ou de maneira completa, que é por ano (ideal para indivíduos que sempre estão viajando e desejam praticidade para a contratação de seguro).

·         Assist Card

A agência Assist Card é uma excelente escolha no mercado. Ela conta com seguros específicos para pessoas acima de 70 anos até 85 anos, crianças, e pessoas abaixo de 70 anos de idade. Essa separação auxilia na organização da contratação. Além disso, há assistência médica, odontológica, repatriação sanitária, quando há necessidade de translado de pacientes que precisam de equipamentos de alta tecnologia. Outra informação relevante é o acompanhamento de menores oferecido pela empresa.

·         Seguro Viagem Itaú

O seguro de Viagem Itaú é uma opção simples e completa. Da mesma forma que os outros, oferece plena assistência em caso de perda de bagagem, assistência médica, planos especiais para gestantes, reembolso em caso de cancelamento de voos, e atendimento 24h em português (no caso de viagens internacionais). É um serviço que vale a pena especialmente àqueles que possuem contas no banco.

·         Affinity Seguro Viagem

A agência Affinity, com tempos de mercado há mais de 30 anos, oferece com excelência os serviços de seguro de viagem. A empresa é interessante, especialmente, aos que desejam seguro de viagem internacional. Isso porque a seguradora possui convênios e parcerias com milhares de colaboradores ao redor do mundo. Vale a pena conferir.

 

Cupomzeiros

Por último, se você gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais sobre viagens, dicas de como viajar mais barato e economizar, sobre seguro viagem e pacotes de viagem, além de outros assuntos relacionados, nosso site é para você. Aqui, temos atualizações diárias sobre todos esses conteúdos, com matérias exclusivas, originais e escritas especialmente para nossos leitores. Portanto, recomendamos que adicione o link do blog à sua barra de favoritos para sempre se lembrar de acessar os posts e não perdê-los!

Aproveitem, cupomzeiros!

Tenham todos uma ótima viagem!

Você pode gostar também

Damos valor à sua privacidade Nós e os nossos parceiros utilizamos tecnologias, como cookies, e processamos dados pessoais, como endereços IP e identificadores de cookies, para personalizar anúncios e conteúdos baseados nos seus interesses, avaliar o desempenho desses anúncios e conteúdos, bem como para obter informações sobre o público que os visualizou. Clique abaixo para consentir a utilização desta tecnologia e o processamento dos seus dados pessoais para estas finalidades. Pode mudar de ideias e alterar as suas opções de consentimento a qualquer momento voltando a este site. Aceito Mais detalhes