Como desentupir o nariz: 6 maneiras naturais

Você constantemente tem o seu nariz entupido? Leia este artigo e descubra as melhores formas naturais de desentupir o seu nariz!

Estar com o nariz entupido é um grande incômodo. Todo mundo, alguma vez na vida, já passou por essa situação nem um pouco agradável, que pode durar alguns poucos momentos ou dias inteiros.

Apesar de muitas pessoas pensarem que a congestão nasal acontecer por causa de coriza (o famoso “catarro”) acumulada, esse desconforto surge por causa da inflamação dos vasos sanguíneos da região nasal.

As causas dessa sensação são variadas, e podem ser de questões mais simples e pontuais a  doenças mais complexas e sérias. Muitas vezes, a causa do entupimento se deve a rinites, asma, desvio do septo e resfriados comuns.

Dessa maneira, fica evidente a necessidade de buscarmos alternativas para aliviar esse sintoma que incomoda tanto. Assim, separamos maneiras naturais de lidar com esses desconforto, a fim que de você não dependa de substâncias químicas que podem afetar o seu organismo. Desse modo, será mais fácil desentupir o nariz.

1. Combate à congestão nasal: Umidificador

água, aparelho, atmosfera

Umidificador no ambiente.

A opção do umidificador é extremamente eficaz para o desentupimento do nariz. Isso porque ele rapidamente hidrata as vias respiratórias com o vapor de água e desinflama os vasos sanguíneos da região, o que facilita a descongestionamento.

Além disso, o umidificador ajuda a remover secreções e aliviar os desconfortos, promovendo uma sensação de bem-estar rápida.

Por isso, caso você possua um umidificador, coloque-o em seu quarto e o deixe ligado por um bom tempo, perto de você. Caso você não possua, uma boa alternativa é tomar um banho, já que o vapor da água quente também pode ser inalado, o que ajuda a desentupir o nariz.

2. Combate à congestão nasal: Lavagem do nariz

Lavador nasal, como usar.

Mulher usando o lavador nasal. Reprodução: https://www.insider.com/how-to-use-a-neti-pot

A lavagem do nariz certamente não é a opção das mais graciosas. No entanto, é extremamente eficiente e acessível, visto que facilmente fazemos o procedimento em casa.

Recomenda-se lavar o nariz com água morna e sal utilizando o lavador nasal, um instrumento com um formato específico que ajuda a colocar a água salgada dentro do nariz.

O procedimento é bem simples: a pessoa, após preparar a solução de água e sal (lembre-se de que não pode ter muito sal, caso contrário, os efeitos serão indesejados), deve colocar o lavador em uma narina, com a cabeça inclinada, e deixar com que a água saia pela outra narina.

Mesmo com um procedimento simples como esse, os efeitos são sensacionais. Essa solução é capaz de remover o excesso de secreções e mucos do nariz, além de hidratar os tecidos e matar bactérias presentes na região.

3. Combate à congestão nasal: Tomar líquidos

alimento, bebida, bebida de café

A ingestão de líquidos é essencial para diminuir a congestão nasal.

Apesar de parecer uma orientação simplista, a ingestão de líquidos faz parte de uma rotina que preza pela saúde das vias respiratórias.

Vários líquidos, como água, sucos e chás, além de deixarem a região respiratória hidratada, ajudam a diminuir a densidade dos mucos presentes no nariz.

Além disso, esses líquidos auxiliam na diminuição da pressão da região nasal, o que facilita a desinflamação. Desse modo, os mucos ficam menos irritados e, por consequências, desentupidos.

Uma das maiores recomendações de líquidos que existe é a de chás que possuem propriedades expectorantes e dilatadores.

Alguns dos mais famosos são: chá de eucalipto, chá de hortelã, chá de guaco, chá de gengibre, dentre outros. Todos esses, quando inalados, trazem uma sensação de alívio, e, assim que consumidos, auxiliam na saúde das vidas nasais.

4. Combate à congestão nasal: Usar uma compressa morna

Homem com compressa quente na testa.

Homem com compressa quente na testa. Reprodução: https://www.everydayhealth.com/cold-and-flu/treatment/natural-sinus-pain-and-pressure-relief/

A compressa morna possui uma estratégia de ação um pouco diferente para o desentupimento. Isso se explica pelo fato de ela auxiliar a liberar as passagens nasais mais exteriores, que ficam perto da testa e entre as sobrancelhas.

Portanto, para fazer uma compressa morna, você pode usar bolsas de gel e de água e esquentar em uma panela com água. Lembre-se de que a temperatura não pode estar muito alta.

Se você não possuir esse objeto específico, é possível molhar uma pano ou uma toalha em uma água morna, tirar o excesso da água, e colocar sobre a testa.

O calor da compressa ou da toalha ajuda a oferecer uma sensação de alívio e tira o desconforto do entupimento das vias, já que auxilia a diminuir a inflamação da região. O processo pode ser feito repetidas vezes, a fim de que diminuir os sintomas até desentupir o nariz por completo.

5. Combate à congestão nasal: Descanso

abraçando, acolhedor, aconchego contra a congestão nasal

Descanso faz parte do tratamento.

Uma alternativa que não pode ficar de fora é o descanso. Muitas pessoas, ao lidarem com sintomas relacionados a resfriados e gripes, tendem a prosseguir com suas vidas como se não estivessem doentes.

Desse modo, continuam a forçar os seus organismos e não permitem com que ele se recupere das infecções e seus sintomas. Por isso, muitas sensações de desconforto nasal podem ser persistentes.

Portanto, se você se encontra em uma situação como essa, tire um tempo para deitar, relaxar e ficar um pouco quieto. É ideal ter em mente que o corpo precisa tirar o seu próprio tempo para se recuperar dos sintomas, e, consequentemente, descongestionar o nariz.

Procure ficar em ambientes bem umidificados, com circulação de ar natural. Assim, evite lugares fechados, com muitas pessoas no mesmo ambiente, que possuem ar-condicionados. É necessário que suas vias respiratórias estejam em contato com ares saudáveis, para que o seu corpo não seja mais prejudicado e possa desentupir o nariz.

6. Hábitos saudáveis

Atividades físicas combatem a congestão nasal.

A atividade física faz parte de um estilo de vida saudável.

Quando pensamos em desconfortos no nariz, principalmente relacionados a entupimento decorrentes de alergias e infecções, a adoção de hábitos saudáveis é imprescindível para manter a saúde equilibrada.

Dessa maneira, é necessário que a pessoa se atente ao consumo de alimentos mais naturais, como frutas, legumes e vegetais, além de cereais, leguminosas e carboidratos não complexos.

Esses hábitos alimentares são capazes de alterar o metabolismo do corpo da pessoa doente, oferecendo nutrientes e energia para combater sintomas desagradáveis.

Além disso, fazer atividades físicas também auxilia na manutenção de um corpo saudável, que possui suas visa respiratórias bem oxigenadas, o que ajuda a desentupir o nariz.

Una todas essas dicas

Para finalizar, não posso deixar de dizer que, quanto mais você aliar essa práticas listadas, maior serão os efeitos positivos sobre o seu corpo.

Lembre-se de que nenhum sintoma deixa de acometer o organismo rapidamente, assim, sinta-se livre para repetir essas práticas com consistência e repetição.

Caso os sintomas persistam ou piorem, evite a automedicação. Há muitos remédios anti-congestionantes que viciam o organismo, agravamento sinais de possíveis patologias. Por fim, se você identificar a piora e a persistência desses sinais, consulte-se com um profissional da saúde.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Cupomzeiros - Os melhores Códigos de Cupom de Desconto
Logo
Registrar Nova Conta
Nome completo (obrigatório)
Redefinir Senha