As 12 melhores cidades para viajar no Brasil

Conheça os melhores lugares para viajar e conhecer no território brasileiro

Você vai fazer uma viagem nacional em breve, mas não sabe qual local visitar? Está em dúvida sobre os estados que pretende visitar e precisa escolher com urgência? Nós separamos os melhores destinos para você, de acordo com 4 categorias: praias, ecoturismo, comércio e cidade histórica. Fique ligado e aproveite o nosso conteúdo!

Hoje nós separamos um conteúdo especial para você, que, logo, logo, irá viajar por alguma cidade do Brasil. Para facilitar essa abordagem e separá-la de forma mais específica, nós dividimos os destinos em 4 categorias: praias, para os viajantes que pretendem relaxar à beira-mar; ecoturismo, para os que preferem interagir com a natureza e, ao mesmo tempo, incentivar o turismo local; comércio, destinado aos que viajam para fazer compras e economizar nelas; e, por último, cidades históricas, a quem quer conhecer alguns monumentos, igrejas, entre outros pontos que marcam a ancestralidade do local.

Portanto, fique atento a cada palavra e a cada vírgula, para não perder nenhuma informação! Boa leitura!

 

As melhores cidades brasileiras para viajar – Praias

Você gosta do mar, da areia e do sol? Não abre mão do seu bronze nas férias e daquela água de coco para refrescar? Então, vem com a gente, pois os melhores destinos praianos estão aqui!

  • Porto de Galinhas – Recife

Porto de Galinhas está localizado no município de Ipojuca, em Pernambuco, Recife, e é, simplesmente, um dos lugares mais lindos do Brasil. Esse vilarejo de nome excêntrico é um dos destinos mais procurados do Nordeste – e não é por pouco.

Praias fenomenais

Lá, você pode visitar diversas praias, com piscinas naturais e águas muito tranquilas e mornas. Uma praia muito famosa é a Praia de Muro Alto, além de outras que, apesar de não estarem no território de Porto de Galinhas, estão bem próximas, tais quais Praia dos Carneiros (onde você pode visitar a Igreja de Nossa Senhora) e Praia de Serrambi. Todas elas possuem águas calmas e, geralmente, formam piscinas naturais devido aos arrecifes.

  • Lençóis Maranhenses – Maranhão

Lençóis Maranhenses

É claro, o nosso queridinho do Maranhão não podia ficar de lado! Apesar de não ser exatamente uma praia – pois não se localiza em beira-mar – , colocamos os Lençóis Maranhenses porque as lagoas encontradas são um tipo de “mar de água doce”.

Esse ponto turístico fica em Barreirinhas e possui um fenômeno da natureza muito atraente, que são as dunas, em formato de ondas (verdadeiramente, lembram um lençol sedoso), que formam lagoas muito agradáveis e relaxantes. As principais encontradas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, muito visitadas pelos turistas brasileiros e gringos.

Chegando lá

Para chegar a essa atração natural, você pode fazer um passeio de jipe ou de barco, sempre procurando empresas especializadas nesse tipo de serviço. Além disso, é importante ficar atento à época em que se está viajando, para encontrar as lagoas cheias e não se decepcionar com um cenário composto apenas de areia. O melhor período para essa viagem é o primeiro semestre – quando ainda não foi atingido o auge da seca no Nordeste.

  • Balneário Camboriú – Santa Catarina

Nem só de Nordeste vivem as praias, não é mesmo? O Sul também apresenta praias exuberantes, com cenários paradisíacos e perfeitos para quem quer relaxar. Assim, Balneário Camboriú se destaca no verão, com uma temperatura elevada e águas bem frescas que aliviam o calor. Algumas praias que se destacam são: Praia de Laranjeiras, Praia do Pinho e Praia dos Amores.

Atrações

Existem muitos passeios que você pode fazer neste município de Santa Catarina. Entre eles, está o Barco do Pirata, que, basicamente, engloba um passeio temático (com piratas) em barco pelas praias do Balneário, desde a Barra Sul, passando pela orla central, até a Praia de Laranjeiras.

Outra atração muito requisitada é o passeio nos bondinhos do Parque Unipraias. A vista é simplesmente espetacular, e, para completar, você ainda pode visitar as praias de destino.

 

As melhores cidades brasileiras para viajar – Ecoturismo

Se você é daqueles que gostam de preservação da natureza, apreciar as belezas naturais, se conectar com elas e relaxar, agora é o seu momento! Portanto, veja as melhores localizações para quem quer aproveitar o ecoturismo no Brasil.

  • Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso de Goiás

Esse destino se encontra no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica no estado de Goiás. Esse destino é muito visitado pelos conterrâneos do Centro-Oeste, como Brasília, mas com certeza merece mais atenção do resto do Brasil.

Cachoeiras

A Chapada concentra uma variedade de belas cachoeiras, com boa estrutura de acesso, além de paisagens muito atraentes, perfeitas para os que gostam de se conectar com a Mãe Natureza. Algumas cachoeiras muito famosas são a do Corvil, a Cachoeira dos Cristais (com 7 quedas d’água), a de Santa Bárbara (conhecida por sua água verde) e o Vale da Lua (com formações rochosas que lembram o espaço sideral).

Quase todas as cachoeiras possuem uma taxa de entrada, com preço justo na média de 20 reais.

  • Chapada Diamantina – Bahia

Não, a Bahia não apresenta apenas praias como pontos turísticos atraentes, e a Chapada Diamantina é uma prova disso. Nela, você pode visitar cachoeiras, grutas e fazer trilhas para apreciar cada passo dado nessa dádiva da natureza. Nesse destino que se encontra a 450 km de Salvador, a capital baiana, as belas paisagens encantam os olhos de qualquer visitante. Assim, por ser uma área de preservação ambiental, ela se encaixa na categoria de ecoturismo.

Atividades da Chapada Diamantina

No site oficial da Chapada Diamantina, nós encontramos a divisão de algumas atividades, como o Trekking Vale do Pati, Esportes de Aventura, Turismo Comunitário, Turismo Rural e Pinturas Rupestres. Entretanto, os passeios entre as serras da Chapada vão muito além disso: existem diversas trilhas por todo o território.

Um passeio muito famoso na Chapada e que você não pode deixar de fazer é a Cachoeira da Fumaça. Ela é muito conhecida por passar debaixo de uma estrutura rochosa (cânion) e ter águas espetaculares.

 

  • Pirenópolis – Goiás

Pirenópolis é um pequeno município turístico localizado no interior de Goiás, muito próximo de Brasília e de Goiânia. Ele é bem conhecido por suas cachoeiras e pelas trilhas que ficam em áreas de preservação ambiental, e por isso se encaixa no ecoturismo.

O que visitar em Pirenópolis?

A Reserva Ecológica Vargem Grande é um destino muito bom para quem quer conhecer cachoeiras diferentes e muito bonitas e fazer trilhas de tirar o fôlego. As três cachoeiras presentes nessa reserva são: Cachoeira Santa Maria, Cachoeira do Lázaro e Cachoeira Véu da Noiva.

Além disso, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo também se destaca por ser uma área destinada à preservação ambiental e, simultaneamente, um ponto de visita dos turistas. Essa reserva é composta por diversas aventuras, como arvorismo, rapel, pêndulo e tirolesas.

 

 

As melhores cidades para viajar no Brasil – Comércio

Se o seu objetivo é viajar para fazer compras, existem diversas opções em todo o território brasileiro. Portanto, fique atento às 3 seguintes cidades e não perca nenhuma informação!

  • São Paulo – São Paulo

São Paulo é a preferidinha de quem quer fazer compras baratas, seja em baixa ou larga escala, e foi por isso que ela entrou na nossa lista de melhores cidades para viajar no Brasil. Agora, nós vamos falar um pouco do porquê disso e quais são os lugares onde você pode comprar vários produtos.

Por que São Paulo é a capital do comércio?

Primeiramente, desde o início da colonização brasileira, São Paulo (que ainda não tinha esse nome) se destacou no comércio. Depois, ela foi a primeira parte do Brasil a ser industrializada, e isso gerou marcas até os dias atuais – hoje, ela é o polo de indústrias do país. Por isso, é possível encontrar produtos e preços que não encontramos em outros estados ou cidades ao redor do Brasil.

Onde comprar em São Paulo?

O local mais famoso para compras simples e populares é a 25 de Março, uma rua de São Paulo destinada quase que exclusivamente às atividades comerciais. Para você ter ideia da dimensão desse negócio, ele é classificado como o maior centro comercial da América Latina! Vale muito a pena visitar essa rua paulista.

Por outro lado, se o seu objetivo são locais mais sofisticados para comprar, São Paulo apresenta muitos shoppings grandes e requisitados por lojas de grife.

 

  • Goiânia – Goiás

Goiânia é uma cidade, localizada no estado de Goiás, que vem crescendo e se destacando nas atividades comerciais e industriais e tem um potencial muito grande de se tornar a próxima São Paulo da vez. Nela, são encontradas muitas feiras e shoppings que contêm produtos diversificados, que podem se encaixar no perfil de muitos compradores.

Entretanto, o carro chefe do território goiano é, além das comidas caseiras e temperos tradicionais, a venda de roupas. Então, se você está precisando renovar a sua coleção de roupas ou até mesmo criar um estoque de roupagem para sua loja, é hora de visitar Goiânia, uma das melhores cidades para viajar no Brasil!

Lugares para comprar roupas em Goiânia

Os dois locais mais famosos e visitados por quem quer comprar roupas são o Shopping Estação de Moda e a Mega Moda. Esses dois centros possuem diversas opções de modelos para homens, mulheres e crianças por preços muito bons, inclusive para os revendedores que possuem as próprias lojas.

 

  • Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Apesar de ser muito conhecida por seus encantos naturais, a cidade maravilhosa também é um centro de compras que apresenta diversas opções de produtos para os turistas e consumidores locais. Assim como São Paulo, a cidade carioca possui centros comerciais com uma variedade de preços e mercadorias, e é hora de conhecer alguns desses locais.

Onde comprar no Rio de Janeiro?

Existem muitos locais para fazer compras completas no Rio de Janeiro. Se você quer apoiar o comércio local, as feirinhas montadas especialmente aos finais de semana são uma boa opção. Em contrapartida, existem também os grandes comércios, como o SAARA (a maior feira a céu aberto da unidade federativa carioca) e o Mercado Popular Uruguaiana, onde são encontrados produtos de diversas categorias, tais quais, artigos para beleza, esportes, eletrônicos, entre outros.

 

Melhores cidades para viajar no Brasil – Cidades Históricas

Por fim, nós separamos 3 cidades históricas brasileiras que vão encantar qualquer turista que se interesse por tradições, histórias e costumes. Fique de olho!

  • Ouro Preto – Minas Gerais

Essa cidade mineira deve ser a mais encontrada em listas de cidades históricas – porque realmente é um antro de tradições e ancestralidade. Lá encontramos diversas igrejas que expiram história, além de monumentos e esculturas.

Arte em Ouro Preto

O artista Aleijadinho é natural de Ouro Preto e produziu muitas obras para sua cidade materna. Ele esculpiu os 12 profetas da bíblia em pedra-sabão para o santuário do Bom Jesus do Matosinhos, que, na verdade, se localiza em Congonhas. Entretanto, uma obra que realmente se estabeleceu na cidade mineira é a Igreja de São Francisco de Assis, uma das maiores obras reconhecidas do Mestre Aleijadinho.

Igrejas de Ouro Preto

Além da Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto abriga diversos outros templos tradicionais e antigos, como a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que possui uma beleza interna muito atrativa, que é composta por ornamentos banhados em ouro. Outras duas catedrais conhecidas são a Igreja Santa Efigênia dos Pretos e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

 

  • Antônio Prado – Rio Grande do Sul

O município gaúcho Antônio Prado é localizado na Serra Gaúcha e tem uma história ligada à colonização italiana – ele é conhecido como “A cidade mais italiana do Brasil”. Por isso, apresenta muitos traços europeus, com arquitetura diferenciada e costumes ligados à cultura da Itália. Além dessa tradição europeia, existem muitos pontos que podem ser visitados e apreciados por turistas, o que faz dela uma das melhores cidades para viajar no Brasil.

Visitando Antônio Prado

Essa pequena cidade possui muitos pontos turísticos interessantes. Entre eles, a Casa Nordeste (Moinho do Nordeste), Moinho Francescatto (um museu), Cascata da Usina (uma pequena cachoeira) e a Gruta Natural.

Como estamos focando no aspecto histórico, é importante ressaltar a Casa Nordeste e o Moinho Francescatto. A primeira abriga a Estação de Trigo e é um centro de visitas muito requisitadas e marcadas previamente. Já o segundo possui uma beleza arquitetônica cativante e, durante o passeio, por ele, você pode levar a farinha produzida no local.

 

  • Laranjeiras – Sergipe

Por último, ficamos com a cidade histórica do nosso amado estado Sergipe: Laranjeiras. Esse município é repleto de histórias, tradições e costumes nordestinos antigos, de origem na colonização, e apresenta um conjunto arquitetônico de arrancar muitos suspiros. O centro histórico de Laranjeiras é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e por esse motivo não possui muitos prédios e preserva os patrimônios físicos. O que podemos adicionar sobre essa cidade é sua tradição folclórica, muito presente nas encenações do Lambe-Sujo x Caboclinhos.

Destinos para conhecer em Laranjeiras

Existem diversos pontos turísticos carregados de histórias em Laranjeiras. Podemos citar, por exemplo, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, a qual é o destino mais visitado da cidade. Além dela, nós temos também a Casa da Cultura João Ribeiro (um pequeno museu que preserva a memória de João Ribeiro) e, enfim, a Reserva Boa Luz.

 

Essas são as 12 melhores cidades para se visitar no Brasil. Cada uma delas possui suas peculiaridades e belezas, todas com muitos motivos pelos quais vale a pena visitá-las.

 

Cupomzeiros

Por último, se você gostou do nosso post sobre as melhores cidades para viajar no Brasil e quer ver mais conteúdos sobre viagens pelo Brasil e pelo mundo, acompanhe as matérias que fazemos no nosso site. Aqui, você pode acompanhar atualizações diárias sobre os assuntos relacionados a viagens e afins. Por isso, coloque nosso blog em sua barra de favoritos e não se esqueça de se manter antenado!

Então, veja outras matérias:

Boa viagem!

Você pode gostar também

Damos valor à sua privacidade Nós e os nossos parceiros utilizamos tecnologias, como cookies, e processamos dados pessoais, como endereços IP e identificadores de cookies, para personalizar anúncios e conteúdos baseados nos seus interesses, avaliar o desempenho desses anúncios e conteúdos, bem como para obter informações sobre o público que os visualizou. Clique abaixo para consentir a utilização desta tecnologia e o processamento dos seus dados pessoais para estas finalidades. Pode mudar de ideias e alterar as suas opções de consentimento a qualquer momento voltando a este site. Aceito Mais detalhes