Hidratação Com Óleo De Rícino: As 10 Melhores Receitas

O que é o óleo de rícino

O óleo de rícino (ou óleo de mamona) é um óleo proveniente da semente Ricinus communis. É um líquido viscoso, límpido e amarelado, conhecido como um laxante natural. No entanto, há algum tempo ele vem ganhando a fama como um auxiliar para crescimento dos cabelos, cílios e outros pelos, além de hidratar a pele.

Propriedades do óleo de rícino

O óleo de rícino é o queridinho das mulheres quando se trata de hidratação da pele e dos cabelos, mas a sua variedade de funções não se resume a isso. Esse rico óleo, extraído da mamona, possui composição, benefícios e propriedades que, além de garantirem a saúde das madeixas, garantem a do nosso corpo.

E quais são seus componentes?

O óleo de rícino possui alguns componentes que garantem o seu sucesso: 1. Vitamina E; 2. Componentes de ômega 9 e ômega 6; 3. Ácido ricinoleico; 4. Ácidos graxos; 5. Ácido oleico; 6. Ácido linoleico; 7. Ácido linolênico; 8. Ácido palmítico; 9. Ácido estereático; 10. Sais minerais. São justamente esses constituintes que permitem tamanho poder hidratante em nossos cabelos e pele. Assim, você já sabe o porquê da hidratação com óleo de rícino ser tão recomendada para quem quer restaurar os fios.

E quais são esses benefícios?

Por ter esta composição, vejam algumas propriedades e benefícios do óleo de rícino: 1. Efeito analgésico; 2. Efeito anti-inflamatório; 3. Caráter antioxidante; 4. Ação antimicrobiana; 5. Uso como laxante. Devido aos efeitos anti-inflamatórios do ácido ricinoleico, ele pode ajudar em situações em que há um quadro inflamatório atrapalhando o crescimento dos fios.

Receitas caseiras para hidratação com óleo de rícino

Agora que já sabemos todas as funções e componentes do óleo de rícino, podemos conversar sobre algumas receitinhas que ajudam a hidratar e restaurar os fios. Geralmente, o óleo é associado a outros produtos (que são super acessíveis e que geralmente todo mundo tem em casa) para potencializar o efeito hidratante.

Óleo de rícino puro ou com a máscara de tratamento

Ele pode ser utilizado nos cabelos de forma pura, como um pré-xampu. Também pode ser utilizado, em pequena quantidade, como um leave-in, ajudando a selar a cutícula. Já as cacheadas e crespas podem realizar a umectação, aplicando o óleo de rícino no comprimento do fio. Ele vai deixar os cachos mais hidratados e nutridos.

VEJA TAMBÉM..

Confira Ótimas Opções de Penteados Com Babyliss 2022

Dicas de Penteados Com Tranças: 30 Ideias + Tutoriais