Tatuagem de Data: Inspiração, Como Escolher e 30 Ideias

A tatuagem de data é uma forma especial de homenagear algo ou alguém. Ela é considerada um maravilhoso gesto de carinho, cuidado e consideração. Ela ainda pode ter elementos que remetam a todos os bons sentimentos que ela nos traz.

Qual data tatuar?

Essa é uma pergunta muito interessante para se fazer. A tatuagem de data pode ter muitos significados.

As mais comuns são: uma data especial, um ano marcante, um nascimento, uma passagem de fase, a data de um óbito, como uma homenagem a alguém que guardaremos no corarão para sempre, entre outras.

Fonte: Instagram @tamiartink

O importante aqui, é encontrar um número que tenha um sentido e que carregue algo interessante e importante para você. Esse tipo de tatuagem é um dos mais pessoais. Cada data é única e tem um sentido especial para cada pessoa.

Por que eu devo me tatuar?

A tatuagem de data é algo muito significativo e marcante. Ela nos traz nostalgia de momentos que provavelmente não voltarão.

Fonte: Instagram @settimitattoo

Elas nos possibilitam manter estes momentos vivos diariamente, não só na memória, mas no corpo.

Fonte: Instagram @larabuenotattoo

Elas são versáteis e delicadas, e nos gera um conexão ainda maior com nosso passado e as memórias que criamos, além de serem excelentes combinações com outros tipos de tatuagem.

Fonte: Instagram @oliveira__tatoo

A delicadeza se mistura com a mensagem que a tatuagem de data carrega, e isto é imensurável. Ela é uma tatuagem marcante e emocionante. Ela marca momentos, histórias e toda uma vida.

Você pode aumentar os significados da sua tatuagem, criando uma árvore genealógica. Ela coloca um sentido de importância à família.

Fonte: Instagram @casluart.ttt

As inspirações são tantas, que às vezes é mais difícil não querer fazer todas.

Lembre-se sempre de buscar referências e procurar sempre um profissional que vá de acordo com seus desejos e expectativas.

Logo abaixo você terá muitas referências e inspirações. Você também pode mesclar duas ou mais opções.

Alguns tatuadores criam artes únicas, através de inspirações e uma objetiva conversa com o cliente, a fim de entender suas expectativas e conseguir chegar ao propósito.

30 inspirações de tatuagem de data

01- A tatuagem de data é muito utilizada com a finalidade de homenagear pessoas importantes.

A maior das finalidades de fazer a tatuagem de data é homenagear pessoas importantes. As ocasiões que mais acontecem são datas que demonstram aniversários, nascimentos e óbitos.

Fonte: Instagram @josi.tattooart

02- Marcar o nascimento dos filhos:

O nascimento dos filhos é um grande momento na vida dos pais. E por que não marcar essa data de uma maneira muito bela e significativa?

Fonte: Instagram @ellenladeiatattoo

A tatuagem de data nesta ocasião é muito viável. Ela é bela e sempre está em alta. Sempre procure traços e formas que combinem com seu estilo pessoal.

03- Marca também momentos difíceis como a partida dos filhos:

Apesar da tatuagem de data marcar muitos momentos importantes, de forma feliz, ela também pode eternizar os momentos difíceis.

A partida dos filhos é um momento muito doloroso. Esse tempo deixa muitas marcas e memórias guardadas na mente. Utilize a tatuagem de data nestes casos para relembrar com carinho, todo o amor que você sentiu e pra sempre sentirá por seu amado.

04- Tatuagem de data, mais bruta:

Há mulheres mais sensíveis, que preferem traços mais finos e sensíveis. Neste caso, temos uma corajosas que resolvem ir além e ousar.

Fonte: Instagram @bta_ttooellenladeiatatto

As tatuagens neste estilo eram muito utilizadas no passado, mas ainda hoje, elas aparecem para marcar presença.

05- Tatuagens marcam a vida:

A tatuagem de data marca a vida, em um contexto geral. Ela tem todo um sentido especial. Quando as datas são duas ou mais, a criatividade entra.

Fonte: Instagram @diana_portto

Você pode utilizá-la para também homenagear seu pais e avós.

06- Tatuagem de data + nome:

A tatuagem de data, em si, é muito expressiva. Adicionar o nome faz com que ela se torne ainda mais especial e significativa.

Fonte: Instagram @ramonster_tattoo

Os nomes trazem mais presença à tatuagem, que já tem suas particularidades marcantes.

07- Tatuagem de data com números romanos:

Os números romanos nas tatuagens é uma febre. Eles são ousados e ao mesmo tempo muito discretos e sempre está em alta. Utilizar os números romanos é uma tendência. Eles trazem um charme a mais às tatuagens que já são belas e importantes.

Fonte: Instagram @carolpfutattoo

08- Muitas datas a serem marcadas:

Quantos as datas são muitas, a criatividade entra em jogo para combiná-las. O formato reloginho é uma ótima opção. Ele é clássico e atemporal, além de ser super delicado e feminino.

Fonte: Instagram @vanessabelcaritattoo

09- Muitas datas e a criatividade:

Em algumas fases, queremos homenagear mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Obviamente, dá para criar inúmeras tatuagens de data espalhadas pelo corpo, mas geralmente, não é desta maneira que acontece.

Fonte: Instagram @thaisvrais

As tatuagens ganham camadas, para que todos sejam honrados na mesma composição. O modelo de criar uma tatuagem a partir de uma parte da outra, é bastante utilizado.

Ele parte do princípio de iniciar o outro elemento a partir de um existente, como na imagem acima, criando um caça palavras já montado, e agora com números.

10- Fine line ou traços finos:

A tatuagem fine line, que também pode ser traduzida como traços finos, é um estilo de tatuagem muito popular, inclusive um dos mais procurados. Geralmente está associado a tatuagens mais minimalistas.

Fonte: Instagram @studiovitalytattoo

Com o passar do tempo, e a modernização dos materiais e técnicas, os traços vão ficando cada vez mais precisos e finos, o que torna a tatuagem muito mais moderna.

11- Tatuagem com data e elementos chaves:

A tatuagem de data pode ser mesclada com inúmeros tipos de elementos. As asas podem simbolizar inúmeras coisas, como o desejo de voar, a busca pela liberdade e a proteção divina.

Fonte: Instagram @joseferreira.tattoo

Asas de aves pode estar relacionadas ao desejo de ir mais longe e voar alto. Também ligadas à busca pela liberdade, seja lá de quais formas forem. A asa de anjo, pode simbolizar proteção e/ou a partida de pessoas queridas.

12- Datas e símbolos:

As tatuagens de data marcam histórias e gerações. Para homenagear pessoas queridas, você pode acrescentar corações e elementos que tragam mais delicadeza à tatuagem.

Fonte: Instagram @raysweettattooo

13- Datas e flores:

As flores têm muitos sentidos e significados. Elas podem marcar extremos, como nascimentos e partidas. A flor associada à tatuagem de data, também pode sugerir o renascimento de alguém, ou que uma pessoa floresceu na vida - sentido de nasceu - e a flor traz essa leveza.

Fonte: Instagram @beth_tattoo

14- Tatuagem minimalista:

O estilo de vida minimalista veio com tudo nos últimos tempos. Esse movimento tende a reduzir consumos, em geral.

Fonte: Instagram @ellenladeiatattoo

A tatuagem minimalista segue o mesmo princípio. Ela utiliza de menos recursos e elementos, fazendo algo mais “limpo”, visualmente falando.

15- A tatuagem e a história:

A tatuagem de data é um símbolo muito importante. Ela carrega toda uma história, seja ela de amor ou amizade.

Fonte: Instagram @enes_tattoo_rj

A homenagem pode ser criada de várias formas, em muitos contextos e utilizando inúmeros elementos distintos.

16- Pode marcar a data exata:

Algumas tatuagem de datas são feitas a partir do ano, mas há também a possibilidade de fazê-la a partir da data completa, com dia e mês e não somente o ano.

Fonte: Instagram @enes_tattoo_rj

17- Tatuagem de data nas mãos:

Esse tipo de tatuagem em lugares muito visíveis ao próprio tatuado, como mãos e braços - que são de fácil visualização pela própria pessoa - é capaz de sempre relembrar aquele momento que marcou a vida.

Fonte: Instagram @alcateia.studio

18- Os números romanos:

Eles são modernos e ousados. Uma mistura de momentos históricos e a atualidade. Ela traz um toque especial às tatuagens.

Fonte: Instagram @thalitaganetti

19- Datas ligadas pelo coração:

As datas podem ser interligadas por vários elementos. Aqui temos um deles, o qual consiste em um coração, que tem suas paredes complementadas pelas datas, de acordo com a escolha da cliente.

Fonte: Instagram @anna_riskado

Outros objetos também podem ser complementados pelas datas, como flores, círculos, triângulos, entre outros.

20- Homenagem aos filhos:

A tatuagem de data é muito significativa, e quando está relacionada aos filhos, ganha um novo sentido. Essa tatuagem pode ser complementada com o nome e alguma característica da criança, como as mãos e os pés, como na imagem.

Fonte: Instagram @cherryhottattoo

Homenagem aos filhos após pouco tempo do nascimento, é uma forma de trazê-lo para mais perto, de forma sentimental.

21- A tatuagem de data de forma delicada e sutil:

Os algarismos romanos dão um ar diferenciado para a tatuagem de data. Eles são simples e objetivos, mas quem o observa precisa parar, observar e pensar, e assim entender o que ele quer transmitir.

Fonte: Instagram @aclara_tattoo

É uma maneira de fazer o outro parar e contemplar, pois, somente assim, ele entenderá.

22- A tatuagem de data marca ciclos:

A tatuagem de data é utilizada como uma maneira de marcar ciclos, tanto encerrando, como começando.

Fonte: Instagram @tattoopedrodiniz

Ela em locais visíveis torna mais fácil o acesso às lembranças que ela traz.

23- Tatuagem de datas e outros elementos:

A tatuagem de data entre pessoas queridas é uma maneira de mantê-las mais próximas. É uma tatuagem de amor e consideração, e pode ser colocadas juntamente com elementos também significativos e especiais para trazer um contexto todo especial.

Fonte: Instagram @carolpfutattoo

24- Homenagem com data diferente:

As tatuagens de data podem conter inúmeras formas, dentre elas, totalmente por extenso, com numeral, com algarismos romanos e ainda misturando algumas dessas maneiras.

Fonte: Instagram @luizasantostattoo

Misturar os numerais e a escrita por extenso traz um toque a mais, deixando a tatuagem de data ainda mais delicada.

25- Tatuagem em comum com pessoas queridas:

As tatuagens podem ser feitas em dupla, trio ou um grupo maior. Elas se complementam e marcam ciclos que são importantes para duas ou mais pessoas.

Geralmente é feita em família e mais comuns entre irmãos, mas também pode ser feita entre amigos e familiares.

26- A tatuagem em círculo:

Essa tatuagem é minimalista e tende a ser bastante delicada. Ela junta em um só sentido as datas mais importantes.

Fonte: Instagram @nrunaa.ink

27- O círculo pode simbolizar o ciclo da vida:

As tatuagens de datas em círculos é uma simbologia também do círculo da vida. Geralmente é a junção da data de várias pessoas especiais, como a família.

Fonte: Instagram @mcroazatti

28- Tatuagem com peso maior:

Algumas tatuagens com datas são mais brutas e pesadas. Isto por que as técnicas utilizadas são mais masculinizadas e grosseiras.

Fonte: Instagram @paulocosta.tattoo

Esse tipo de tatuagem é para as mulheres que não querem transpassar nem um pouco de delicadeza.

29- Tatuagem na perna:

A tatuagem de data pode ser feita em todos os locais. A perna é um lugar muito comum para se fazer. A tatuagem em caráter minimalista nestes lugares é um contraste com a força das pernas.

30- Tatuagem de data e hora:

As tatuagens podem ainda conter as horas do ocorrido. Detalhes como esse tornam a tatuagem cada vez mais única, exclusiva e especial.

Fonte: Instagram @katryntattoo

A tatuagem de data é um clássico. Ela traz a parte moderna, e mesmo assim carrega histórias e significados tão profundos.

Não deixe de buscar inspirações, elas te ajudarão a escolher o melhor design, elementos e os melhores locais para fazer as tatuagens.

Sua escolha deve ser baseada em seus gostos pessoais e circunstâncias de vida.

As tatuagens de data são uma parte muito especial da história de quem a faz.

Elas trazem sempre à memória as lembranças de momentos bons e ruins, resultantes do seu surgimento.

A tatuagem pode ser destacada com elementos que tragam sentido.

Você ainda pode diferenciar escolhendo tamanho, formas e modelos para complementar.

Há a tatuagem minimalista, com traços em fine line, aquelas mais brutas e pesadas, com traços mais rigorosos e, um tanto quanto agressivos e ainda o meio termo entre eles.

Gostou das dicas? Esperamos que sim! Deixe sua opinião nos comentários e nos vemos na próxima! Até logo!

Kamila Mendes: Me chamo Kamila, tenho 23 anos e sou de Goiânia - GO. Sou mãe, esposa e apaixonada pela minha família. Gosto de ler, estudar e escrever sobre tudo que envolve o universo de moda, estética e beleza em geral.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.