Ruivo Nude: 19 Inspirações do "Cabelo de Fogo"

O assunto é ruivo nude. E tá aí um visual que sempre foi enigmático e misterioso: personagens da cultura viking, muito populares através de séries em streaming.

O "Barba Ruiva", a "Viúva Negra", "Chapeleiro maluco" e "Pequena Sereia" são algumas das figuras que deram holofote ao charme!

O chamado "cabelo de fogo" costuma ser sucesso no outono-inverno e desponta em variados tons. Quanto mais natural, melhor é o resultado, para quem escolhe tingir os fios, dizem os especialistas.

Vambora conhecer de perto essa tendência e investir em autoestima?

Ruivo Nude (Cachos) - Fonte: Pinterest

Abrimos os trabalhos, minha gente! E não começamos nada mal. O brilho é delas: as cacheadas!

Quem não lembra a princesa Mérida, da animação "Valente", da Disney? Ostentar uma cor como essa nos cabelos está muito associado à força, personalidade e coragem.

Nessa história, a princesa desafia heranças e costumes ancestrais para assumir o próprio destino.

Arco, flecha, altas aventuras e fortes emoções a esperam nessa jornada, que em essência é sobre ser o que se quer e bancar as suas escolhas!

No caso do ruivo nude, também conhecido como ruivo bege ou ruivo doce de leite, existe a combinação de reflexos.

Além dos tradicionais reflexos acobreados, a cor combina nuances amarronzadas e em tons de bege, o que resulta na tonalidade mais sóbria e menos avermelhada.

Ruivo nude (liso) - Fonte: Pinterest

Os cabelos lisos também têm vez por aqui! O olha que lindo?!

A variedade em tonalidade disponível para o ruivo nude faz com que também conquiste quem tem interesse em pintar os cabelos por ser adaptável a qualquer mulher, além de belíssimo, é claro!

Ser versátil e passar longe de uma aparência pra lá de artificial e caricata é o que a gente quer!

Ele é muito aceito por todas as alturas de pele, por todos os tipos de cabelo e isso faz dele uma grande aposta.

Geralmente, o ruivo nude pode ser alcançado na base loiro médio, mas quem prefere cabelos mais claros pode investir na cor com o fundo loiro claro.

Não importa se os seus cachos são mais armados ou mais soltinhos - o ruivo nude também é para você. Mulheres negras também podem colorir ou tonalizar os cabelos de vermelho.

Uma das vantagens de quem deseja ter esse ruivo nude é que o desbotamento é mínimo, e não precisa viver nos salões para retocar a cor...

As colorações ruivas têm como pigmento básico o cobre, e o resultado no cabelo pode ficar entre o vermelho e o laranja. Está entre as cores quentes, e combina com vários subtons que podem realçá-lo ou neutralizá-lo.

No caso do ruivo nude, a ideia é neutralizar o cobre com um tom de bege ou marrom, dependendo de cada caso, conforme apontado linhas atrás.

E os cachos estão de volta, porque eles reinam por aqui. O ruivo fica muito bem em cachos, dando a eles um toque sofisticado e todo especial.

Uma famosa cacheada, que já virou sensação ostentando o seu ruivo, foi a Bruna Gonçalves, ex-BBB e bailarina, famosa e influenciadora que dita tendência por onde passa, em vestuário e cabelo também.

Quando falamos em cuidados com os cabelos, cada um deles, nos variados tipos, possui aqueles especialmente direcionados.

No caso de cachos ruivos, intercalar a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar ajudam muito a manter a saúde do cabelo em dia, devolver a água e nutrientes que ele perde naturalmente com a química e fortalecer os fios com a reposição da queratina.

Esse aqui é um tom mais aberto e puxado para o loiro, percebem? No caso de cabelos mais claros, para alcançar o ruivo nude, mais claro, não é necessário descolorir os fios antecipadamente.

O que, na verdade, acontece na maioria dos casos já que o objetivo é trazer luz a cores do próprio fio, e brincar com isso, e não necessariamente descaracterizá-lo.

O protagonista da nossa lista possui uma tonalidade mais discreta, bem num lugar intermediário entre o ruivinho alaranjado e os estonteantes – e marcantes – vermelhos ou marsalas.

Essa cor deslumbrante, que tem como base a cor natural dos cabelos, requer um retoque e manutenção entre 20 e 60 dias.

Ruivo nude (celebridade) - Fonte: Pinterest

Seguimos a lista falando do suprassumo das preferências em ruivo. O ruivo "doce de leite" aparece em terceiro lugar no ranking das principais buscas do Google.

De Claudia Raia à Anitta, Sophia Abraão à Marina Ruy Barbosa - a ruivinha mais popular do país - essa é uma cor que, definitivamente, fez olhos brilharem!

A chamada colorimetria se baseia no tom natural da pessoa, ou seja, o ruivo nude deve seguir a cor base do cabelo virgem para ser sutil harmônico.

Ele fica lindo em ambientes abertos, com o sol refletindo o brilho e as nuances das madeixas, mas ao mesmo tempo é bem-comportado em iluminação artificial ou lugares fechados.

Ideal para quem não quer chamar muita atenção com a mudança, mas gosta de deixar aquela pulguinha atrás da orelha de algum curioso!

Ruivo nude (cabelo médio) - Fonte: Pinterest

"Nude", em tradução livre do inglês para o português, significa "nu". E, por tudo o que já trouxemos, surge como uma proposta de individualizar ao máximo a cor do cabelo.

E ele vem para substituir uma suposta regra muito difundida entre coloristas de todo o mundo: aquela segundo a qual cores de pele quentes combinam com tons de ruivo quente e cores de pele frias combinam com tons de ruivo frios.

Ou seja, branquinhas devem usar o cabelo mais próximo ao laranja. Já para as mulheres negras, opções de vermelhos caem melhor. Mas, muito além dos tons, vemos aqui que os cabelos em ruivo nude fazem bonito em qualquer comprimento!

Ainda minoria, a mulher aspirante à ruiva enfrenta o fato de contar com bem menos opções de tintas no mercado do que a quantidade disponível para quem deseja por acaso, tornar-se loira.

Outro aspecto considerado por especialistas de moda e estilo para os fios é o "fundo da pele", havendo diferença entre mulheres consideradas brancas com o fundo da pele rosado e amarelo.

As primeiras combinariam mais com os tons alaranjados (ou frios) e, as segundas, com os vermelhos (mais quentes).

Tudo isso, conforme antigos padrões. Fato é que se observarmos um ruivo natural, percebemos que ele não é todo de um só tom (como ocorre com os cabelos naturalmente loiros ou castanhos também!).

Ruivo nude (repicado) - Fonte: Pinterest

Para quem gosta de uma boa selfie, já pudemos perceber que seja em fundo claro, seja em fundo escuro, um belo ruivo nude sempre tem destaque!

Para se chegar à cor perfeita, aqui o cabelo costuma clarear apenas dois ou três tons. E o resultado acaba sendo fios mais claros para as loiras e mais discreto para as morenas. O método é menos invasivo.

Nesse contexto, lavar os cabelos também tem seus cuidados: as lavagens não podem ser excessivas, pois isso retira a camada natural de hidratação dos fios, deixando-os mais ressecados, sem brilho e até quebradiços.

Ruivo nude (balanço natural) - Fonte: Pinterest

Independente do tom de ruivo alcançado, é importante sempre usar produtos específicos para esta cor de cabelo.

Isso porque os produtos para cabelos ruivos possuem ativos que ajudam a manter a cor por mais tempo.

Nude, pêssego acobreado e ruivo doce de leite... Para o fim de 2022 o protagonismo é todo dele, em todo e qualquer tom!

Mas, "o ruivo nude é exatamente aquilo que você seria se você tivesse nascido ruiva" - segundo declaram experts.

Aqui pode-se brincar um pouco: deixando a raiz mais clara que as pontas, ou as pontas mais claras que a raiz.

A cor nude já foi sucesso nos esmaltes, nas cores de roupas e batons, e agora foi alçada ao posto de coloração do momento para os fios!

Aqui vai mais uma dica: o xampu a seco é capaz de manter a tonalidade do seu ruivo nude intacta por mais tempo. Geralmente contém pigmentos cobre, marrom e bege, não sendo 100% exata.

Xampus com pH mais ácido, que ajudam a fechar a cutícula do cabelo. Também é bom evitar excesso de ferramentas térmicas, e quando as usar, usar na temperatura mais amena. Leave-in também facilita e promove a proteção de cor.

Jean Philippe (criador do ruivo nude) é um hairstylist brasileiro!

No Instagram, a hashtag ruivonude já passa de 20 mil menções e, na maioria, as pessoas que se declaram totalmente encantadas com os ruivos obtidos através desta técnica.

Ruivo Nude (6 em 1) - Fonte: Pinterest

Essa sequência com artistas internacionais lembra o filme "Encantada", no qual a princesa Giselle, protagonizada por Amy Adams, vive aventuras na Manhattan dos dias atuais, num clássico dos cinemas da Disney.

O ruivo tão famoso de Marina Ruy Barbosa é conhecido como strawberry blonde (loiro morango).

Entre ruivo e loiro, o strawberry blonde é umas das tendências mais fortes da estação, e deve ficar em alta no verão também.

Se sentir necessidade, além dos cuidados diários para seguir ruiva, vá ao salão e faça uma matização uma vez por mês no comprimento e nas pontas.

O procedimento, que inclui máscaras de tratamento vermelhas especialmente para ruivas, serve para reforçar o pigmento e intensificar o brilho da cor que desbotou.

Ruivo Nude (corte channel) - Fonte: Pinterest

E esse ruivo nude num corte channel? Gostaram?

A origem dos cortes de cabelo chanel remete há década de 1920. Louise Brooks foi quem transformou este corte em uma sensação, estourando de vez com a famosa estilista Coco Channel, que teria adotado o corte pelas próprias mãos após ter as pontas de seu cabelo acidentalmente queimadas.

O corte chanel é um dos modelos de cabelo feminino mais clássicos e elegantes que existe. O estilo ficou famoso por seu comprimento logo abaixo do queixo e acabamento alinhado. Hoje em dia, o visual chanel ganhou diferentes versões e acabamentos para combinar com todos os gostos e estilos.

cabelo Chanel é uma tendência para a mulherada, deixando o cabelo com mais estilo de uma forma mais dinâmica.

Com esse cabelo, você vai ter a praticidade no dia a dia economizando mais tempo nos cuidados das madeixas.

Por isso, a gente não podia deixar de juntar aqui duas febres do ano de 2022. Esse é o estilo ideal para quem curte um cabelo com movimento de uma maneira sofisticada.

Ah! E vem aí o melhor: não necessariamente precisa deixar o corte muito curto. O trabalho fica lindo em vários tamanhos de cabelo.

Ruivo nude (channel e franja) - Fonte: Pinterest

Em sua versão clássica, o corte channel costuma ser bem curtinho, na altura da nuca. Mas hoje existem variações mais longas, chegando até a um comprimento um pouco abaixo dos ombros.

Diferente dos cabelos texturizados, o channel precisa de mais cuidado na manutenção do corte. Se começar a entortar ou algumas pontas ficarem mais compridas que as outras, o estilo já perde o formato. O ideal é arrumar o corte a cada 45 dias.

O truque para saber qual o ruivo ideal para os seus cabelos é simples: quanto mais claro for o seu cabelo, mais clara e brilhante será a cor de vermelho que combinará com você, mas o que importa mesmo é sentir-se bonita!

Cabelos mais claros sempre vão absorver as cores mais intensamente do que os cabelos escuros, pois têm pigmentação diferente.

Se estiver em dúvida, experimente uma tintura não permanente primeiro, na cor que você queira, e vá experimentando até achar a cor perfeita para você.

Ruivo Nude (corte desconstruído) - Fonte: Pinterest

Para melhorar ainda mais a aparência do ruivo, não use cores chapadas, faça luzes suaves de outra cor para dar um toque ainda mais natural.

Chamado de coloração semipermanente, o tonalizante age na camada externa dos fios, ou seja, não afeta o interior do cabelo.

Não tem amônia e com baixo teor de água oxigenada, sua função principal é levar pigmentos de cor para a cutícula dos fios - o que é um recurso para deixar os fios do cabelo ruivos para além do salão e dos primeiros dias de novo visual.

Ruivo Nude (tom de sensualidade) - Fonte: Pinteres

A descoloração tem suas exceções: se você tingiu o cabelo de preto e quer ficar ruiva, primeiro precisa tirar a cor atual.

Isso é essencial, pois a tintura só adiciona pigmentos, não tira cor. A forma mais fácil de fazer isso é descolorir, mas, se você não quiser usar esse tipo de produto, terá que usar um removedor de coloração primeiro.

O ruivo também cabe muito bem às vilãs: personagens enigmáticas, intimidadoras, misteriosas e imponentes que atraem interesse e mesmo certo magnetismo.

Seja em filme, série ou novela, e ser ruiva é uma maneira certeira de não passar despercebida.

A imagem, muitas vezes, é intencionalmente construída e tem seus elementos de conformidade e sustentação, e o ruivo é coringa numa hora dessas.

A primavera é a estação do ano que mais remete às cores, principalmente tons quentes, abertos e alegres.

E é hora de apostar nesses tons quentes, seja nas roupas, maquiagem e, claro, nos cabelos.

As temperaturas aumentam e as cores quentes aparecem mais.

O ruivo se mantém em alta, e na primavera 2022 permanece também, o que comprova que os cabelos de fogo estão para além do eixo outono-inverno.

Ruivo Nude (corte reto) - Fonte: Pinterest

É muito importante o teste de mecha para poder obter o resultado esperado de forma mais rápida, até porque com esse teste é possível saber se o cabelo está forte o suficiente para aguentar todo o processo de tingimento.

Atenção: O resultado depende de muitas variáveis, incluindo, se você já tem alguma química no cabelo ou tintura específica e desenvolver e adotar um cronograma capilar também é dica preciosa para conservar um ruivo saudável.

Ruivo Nude e seus Tons

Vimos por aqui que o ruivo possui vários tons, porém destacamos também que existem variações dentro das variações, o que é muito bom, uma vez que isso indica maior poder e possibilidade de escolha, na hora de mudar o visual e tingir os cabelos.

O quadro que trouxemos mostra exatamente isso: os múltiplos e lindos tons de nude que podem fazer brilhar os seus fios e ser um importante guia e aliado, seja na hora de comprar a tinta, seja na hora de decidir os rumos da sua transformação, junto a um profissional de beleza, comunicando exatamente o que você quer.

Facilitando a busca do Ruivo Nude perfeito

Quando for comprar tinta de cabelo, é bom prestar atenção ao seu número, e não na cor da foto da caixinha. O primeiro número representa a altura da cor. Esses números normalmente vão de 1 a 10, e quanto maior o número, mais clara é a cor.

Os números seguintes (indicados normalmente após um ponto) representam os reflexos da cor, e vão de 0 a 7, ficando entre Natural, Acinzentado, Azulado, Dourado, Acobreado, Acaju, Vermelho e Marrom, nesta ordem.

Calma que tem ruivo para todo mundo!

Os ruivos são vários e aqui vai uma lista pra gente sentir um pouquinho de como ele pode ser camaleônico:

  • Ruivo Acobreado;
  • Ruivo Dourado;
  • Ruivo escuro;
  • Ruivo em ombré hair.

Ruivo e ombré hair

Essa tendência mantém a raiz natural e clareia o comprimento e pontas com um efeito degradê. Quanto mais perto das pontas, mais intensa e vibrante é a cor.

Você pode apostar no visual com tons claros ou escuros, mas lembre-se que quanto mais clara e intensa é a cor, mais chamativo será o visual.

Uma boa notícia é que o ombré hair ruivo combina com todos os tons de pele, já que deixa a raiz natural.

Para não fugir da raia, entenda mais e melhor sobre os segredos e a beleza do ruivo nude, através do vídeo:

Partiu, repaginada?!

Às vezes, para mudar o visual a gente precisa de um empurrãozinho e uma dose de coragem... Vambora, moça! Um cabelo tão marcante dá um "up" importante na autoestima e é uma bonita maneira de cuidar de você!

E o ruivo nude é bom para começar, se o seu cabelo é virgem, por exemplo, já que respeita propriedades do fio e pode produzir uma mudança sem grandes sustos.

Então... Vambora nessa?

Kamila Mendes: Me chamo Kamila, tenho 23 anos e sou de Goiânia - GO. Sou mãe, esposa e apaixonada pela minha família. Gosto de ler, estudar e escrever sobre tudo que envolve o universo de moda, estética e beleza em geral.

Usamos cookies para melhorar sua navegação.