Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Calça Com Corrente: Inspirações e Tutorial (Com Fotos)

A calça com corrente era inicialmente usada para proteger a carteira dos skatistas, posteriormente foram aderidas por rockeiros como acessório do estilo, que sempre contava com muitas correntes e roupas pretas.

A influência do uso de correntes, começou nos anos 70 com o movimento punk, pois eles usavam muitas correntes combinando com suas roupas.

Essa moda rolou no auge da época rock-punk, em 1990 e se estendeu até o “período emo” dos anos 2000.

A moda vem se reinventando desde o ano passado, com roupas e acessórios que já fizeram muito sucesso anteriormente.

E essa aposta está super em alta, todo mundo já está adotando peças e acessórios de épocas passadas. O mais bacana é poder reviver peças de antigamente ou até usar a dos nossos pais.

Na verdade, as correntes foram criadas para serem usadas no pescoço, mas foram adaptadas para serem usadas nas calças e até em bolsas, compondo um look descontraído.

E tudo que é bom, sempre volta. E sim, a calça com corrente voltou! Agora com uma pegada bem mais fashionista. Nada de proteger carteiras agora, é só um item para dar aquele toque especial no look!

Calça com corrente: a moda dos anos 90 que voltou

Imagem com calça com corrente colorida
calça com corrente colorida
Fonte: Mary – Pinterest

Vamos falar sobre um acessório que foi muito usado na década de 90 e que voltou com certa força para este ano. Esse acessório é a corrente, ou melhor, a calça com corrente.

Como muitos já devem ter percebido, atualmente estamos vivendo um resgate de tudo, ou quase tudo, que esteve na moda durante as décadas passadas.

Podemos enfatizar a volta das cores fluorescentes, do hype em cima dos Dad Sneakers, do crescente uso da Logomania, da camisa amarrada na cintura e muitas outras coisas. É uma ótima opção para incrementar o look skatista!

Em se tratando de acessórios, notamos que houve um aumento na preferência pelas bandanas nos últimos anos e agora pela calça com corrente, vamos ver com mais detalhes.

Os looks de calça com corrente

A calça com corrente foi muito popular nos anos 90, trazendo um ar de rebeldia ao visual. Ela passou a ser muito usada pelos rappers americanos com o único propósito de enfeitar as famosas calças Big (ou Baggy), aquelas extremamente largas que hoje em dia são mais conhecidas como Loose fit.

Portanto, a calça com corrente inicialmente servia para pendurar as chaves e a carteira, mas dado certo momento, sua função também assumiu o papel de complementar o estilo de uma pessoa que busca evidenciar sua personalidade e gostos pessoais através das vestimentas.

Qualquer modelo de calça poderá receber o acessório, entretanto, as mais comuns são as jeans, seja ela reta, slim fit ou a mais apertada chamada de skinny. As calças de alfaiataria, sarja e Chino também podem receber o acessório.

Se a calça usada tiver variantes da cor cinza, a corrente perde o destaque e se torna só mais um detalhe num todo. Ou seja, ela não se destaca. O acessório inserido num look todo em alfaiataria fica totalmente sutil, mas é pouco utilizado.

A calça com corrente combina perfeitamente com festivais como o Lollapalooza e o Rock in Rio.

A corrente poderá ser usada ainda como sua função original e conectada à carteira contribuindo para que não seja perdida, além da já citada função agregadora de estilo.

Em looks monocromáticos, sobretudo em preto, ela ganha destaque por ser de metal brilhoso. As correntes geralmente são de metais, porém existem variações do acessório em couro e camurça trançados e pode ser única, dupla, fina ou grossa.

Algumas grifes italianas como Dolce Gabbana e Versace também apostaram na tendência da calça com corrente.

A Versace está vendendo a corrente no site deles pensando na primavera e verão e a Dolce Gabbana trouxe a corrente dupla em um dos seus últimos desfiles de moda masculina.

O curioso é que, desde o começo de 2017, as marcas vêm acreditando nesta tendência e aos poucos ela está sendo incluída nas coleções de moda masculina e feminina.

Essa tendência tem ganhado o mundo. Na Europa a calça com corrente dominou os looks dos influenciadores de lá.

E as combinações foram as mais diversas e criativas possíveis. A corrente foi usada em looks casuais, em composições mais formais, e na moda de rua, o famoso streetwear.

Como e onde prender a corrente na calça?

A forma mais clássica de usar este acessório é pendurando-a na lateral da calça. A corrente tem que ser presa no passante dianteiro da calça e a outra ponta pode estar conectada a uma carteira ou ao molho de chaves.

Ela pode ser usada em ambos os lados da calça com uma de cada lado, mas a ressalva fica a depender da ocasião (local ou evento frequentado) e se o estilo ou personalidade da pessoa combina, se não pode acabar ficando estranho.

Outra variação é pendurar uma corrente na frente e a outra ficar caída na lateral.

A calça com corrente pode ser usada com outros acessórios? Sim, mas tenham o bom senso de colocar os demais acessórios em cores neutras, para não criar uma rivalidade entre os itens e não carregar o look.

Muitas calças e bermudas já trazem a corrente embutida nelas, assim você nem terá o trabalho de prendê-la. A corrente não precisa necessariamente ser acoplada às chaves ou carteira, ela pode ser presa somente nos passantes das calças.

A nova tendência de calça com corrente no mundo feminino

Já se inteirou da nova tendência que está tomando conta das redes sociais e chamando atenção de muitas meninas?

É a calça com corrente! Um modelo diferenciado, ousado e customizado que começou a se popularizar e virou uma grande tendência.

A calça com corrente não é aquele modelo que usa uma corrente como ornamento ou simples detalhe, e sim um tipo totalmente personalizado com esse acessório, como uma variação super descolada do jeans destroyed.

Imagem com calça jeans com várias correntes pretas
Fonte: @𝙼𝚎𝚛𝚒🌸 – Pinterest

Funciona basicamente em todos os modelos de calça (tanto jeans como sarja), para dar uma cara nova àquela peça sem graça que você não usa mais, um toque moderno e despojado que deixa tudo mais atraente e ousado.

Esse conceito surgiu com as blogueiras e it-girls gringas e logo chamou atenção das brasileiras, conquistando popularidade no Instagram, assim muitas meninas apostaram nesse modelo para usar tanto em um evento casual quanto para uma festa.

Se você ama o jeans destroyed e gostaria de dar uma cara nova a uma calça velha, montando um look incrível, gastando pouco, vale a pena investir na calça com corrente e se destacar por aí!

Como usar a calça com corrente feminina

Os modelos de calça com corrente têm variações conforme o gosto e nuance de cada mulher, embora siga um padrão comum.

Algumas pessoas gostam de se destacar mais e outras menos, fica a seu critério descobrir qual é o ideal para você, seja o rasgadinho (ripped), desfiado (distressed) ou total destruído (destroyed).

Imagem com calça jeans com 3 correntes na lateral
Fonte: @Buccanes Jeans – Pinterest
Imagem com calça xadrez com corrente
calça xadrez com corrente
Fonte: guitamoda.com

As correntes, que ficarão como ‘pontes’ de um lado a outro da calça, podem ficar em espaços com tamanhos distintos, podendo ser um pequeno rasgo até por toda a peça.

Se o seu jeans já segue essa tendência, será bem fácil customizar em relação a uma calça tradicional.

Se você é daquelas que gosta de algo mais discreto, a calça com corrente pode causar estranhamento de início.

Mas, para ir se acostumando, faça um tipo mais descomplicado e que não mostre tanto as pernas quanto as versões mais rebeldes.

Já as correntes são simples, aquelas comuns de prata que você encontra em lojas especializadas em acessórios e até de costura.

A variação vai de tom, podendo ser ouro e, em alguns casos pode ter variação de formato, tem gente que gosta de um tipo mais grosso e tal (geralmente para criar uma base para correntes mais finas).

No mais, quando se trata de customização, não há regras tão definidas, apenas inspirações em ideias convencionais.

O ápice disso é que você pode criar seu próprio conceito, não necessariamente seguindo um padrão. Deixe sua criatividade em alta para montar uma calça com corrente linda e que tenha tudo a ver com a sua personalidade.

Tipos de calça com corrente

Jeans – Jeans destroyed é o grande clássico. As correntes à mostra dão um upgrade na textura de diversos padrões, seja um tipo mais claro ou escuro.

Imagem com calça jeans destroyed com correntes na lateral
Fonte: @Eclipseroupas – Pinterest
Imagem com calça jeans destroyed com corrente
calça jeans destroyed com corrente
Fonte: Jú Albuquerque – Pinterest

Estilo shorts – Se você gosta de um modelo totalmente desfiado e com correntes como complemento, essa versão de calça com corrente estilo shorts deixa as pernas super à mostra. Ele mantém o aspecto de um short curto, mas que continua com os acessórios em fila até os pés, imitando uma calça.

Imagem com calça estilo shorts branca com corrente
Fonte: @quatroestaçoesmodas -Pinterest
Imagem com calça estilo shorts com corrente
calça estilo shorts com corrente
Fonte: Otávia Designer – Pinterest

Sarja – Assim como o jeans, calça de sarja sempre está em alta e também pode ser customizada para ficar mais chamativa com esses ornamentos.

Imagem com calça sarja verde com corrente
Fonte: @Guita Moda| Dicas De Estilo| Beleza e Street style – Pinterest
Imagem com calça sarja com corrente
calça sarja com corrente
Fonte: loungea.com.br

Nesse estilo, a calça preta fica ótima com correntes douradas e de diferentes formatos. O resultado é um visual mais rocker e que segue até uma linha ostentação.

Suspensório – Usando igual suspensório solto ela fica presa na mesma posição tanto na parte frontal como traseira. Você pode prendê-la na cintura se não tiver riata (onde passa o cinto), ou no bolso inferior que está presente no estilo calça cargo.

Imagem com suspensório para calça com correntes
Fonte: @Elle España – Pinterest

Carteira com corrente – Outra prática é prender uma ponta na carteira no bolso de trás, outra acima do bolso frontal. Bom que une o útil ao agradável, não vão roubar sua carteira sem você ver e incrementar seu visual.

Imagem com calça jeans com corrente segurando carteira
Fonte: @Guia estilo masculino – Pinterest

Passo a passo para criar a sua calça com corrente

É super possível criar a sua calça personalizada em casa de maneira simples, fácil e prática, com diversas texturas e infinitas ideias, de acordo com a sua preferência e personalidade. O melhor é que é possível fazer a sua calça com corrente gastando bem pouco! Vamos ao passo a passo.

Materiais necessários:

  • correntes (podem seguir diversos padrões, desde uma fina até mais grossa, com tons e materiais distintos)
  • cola (estilo Super Bonder)
  • lápis
  • tesoura
  • alicate
  • linha
  • agulha
  • uma régua
  • uma lixa
  1. Escolha o tipo da calça que deseja customizar. Aproveite para dar um up naquela peça sem graça e velha que está mofando em seu guarda roupa. Se já tiver os rasgos, fica melhor ainda para inserir as correntes;
  2. Para fazer, marque exatamente o tamanho do rasgo que deseja inserir as correntes, usando a régua e o lápis (pode ser no meio, na barra ou na calça inteira);
  3. Corte com a tesoura e insira uma corrente nas laterais com a cola, essa será a base para colocar as outras correntes. Se você quiser, pode fazer um rasgo pequeno e as correntes nos detalhes, sem um buraco muito grande;
  4. Use uma lixa para desfiar a calça até chegar no tamanho desejado.
  5. Agora, vem a dica primordial: vista a calça antes de prender as correntes menores na lateral. Isso evita que as correntes apertem e façam pressão sobre sua perna, e a ideia é que fiquem caídas, sem causar desconforto;
  6. Use o alicate para abrir e fechar, inserindo na base. A quantidade fica a seu critério;
  7. Passe uma linha na corrente da lateral para garantir a fixação e evitar que descole, inclusive na lavagem. Dependendo do tamanho do rasgo, você faz isso em poucos minutos.

Para ficar mais claro, assista a vídeos que ensinam como fazer uma calça com corrente linda e descolada, como esse aqui embaixo:

Fonte: @Bonita, Fica a Dica – Youtube

Calças com corrente e as tendências da moda

No que depender das próximas temporadas, as correntes são a grande aposta da vez. De antemão, podemos ver marcas como Louis Vuitton e Off White estão entre alguns dos grandes nomes que investiram na tendência.

Imagem com calça preta sarja com corrente
Fonte: @Guita Moda| Dicas De Estilo| Beleza e Street style – Pinterest

Já na Chanel, as correntes douradas foram misturadas à pérolas e pedrarias.

Seja nos brincos, colares, bolsas ou até calçados, as correntes já são uma febre. E como podem ser encontradas em diversas espessuras e estilos, fica fácil combinar.

A dica básica é equilibrar o look, por isso se você optar por um acessório bem poderoso, é legal deixar o destaque do look nele, optando por roupas mais básicas.

Entretanto, o contrário também é válido: se o look for chamativo, equilibre com peças mais básicas.

A menos, é claro, que você seja daquelas que adora ousar. Nesse caso, vale exagerar e mergulhar de cabeça nessa tendência fortíssima, que deve repercutir ao longo dos próximos anos.

Saindo um pouco da calça com correntes, temos outros acessórios que também usam correntes para dar uma turbinada!

Bolsa com maxi corrente

As correntes são a aposta da vez também nas bolsas! Já reparou que esse elemento vem se tornando cada dia mais presente nos itens de moda? Já tivemos uma onda dos cintos de corrente , e também nos rendemos ao hit dos colares dourados numa vibe mais chunky.

Pois bem, agora chegou a vez das bolsas embarcarem nessa tendência! Não que este elemento não seja recorrente neste tipo de acessório, mas foi possível notar que ele ganhou destaque e está mais presente, principalmente na bolsa com maxi corrente.

A peça virou mania entre as fashion girls que a aproveitam para encher o look de personalidade. Seja com alça metalizada, de plástico que reproduz o material ou com trabalho artesanal de contas, a maxi corrente se torna aquele elemento diferenciado no look.

Imagem com bolsa com corrente branca
Fonte: @Guita Moda| Dicas De Estilo| Beleza e Street style – Pinterest

Grifes badaladas como Bottega Veneta e lojas fast fashion como Zara são responsáveis por popularizar a tendência que já dominou o estilo de rua.

Quem curte um visual mais sóbrio pode apostar nos modelos pretos ou em tons terrosos que não perdem em nada em termos de estilo para as versões coloridas.

Bolsas nesse estilo são aproveitadas como peça-chave para deixar o look minimalista com mais informação de moda.

Você também pode investir em outros acessórios dourados como colares e cintos para potencializar ainda mais o efeito metalizado da produção.

Sem contar ainda que diversas it girls adoram associar o acessório maximalista a combos color block para garantir ainda mais apelo fashion ao visual.

A peça em tons vibrantes cria contraste certeiro com roupas de cores complementares, sem contar que o tom sobre tom com itens de cores análogas fica super descolado.

Body chain

Tendência que veio para ficar, o body chain ou corrente para corpo é um acessório que vem figurando produções de blogueiras, celebridades e mulheres cheias de estilo.

Esta peça pode ser definida como uma espécie de colar que poderá ser usada na barriga ou nas costas, ou ainda com uma variação deste acessório, sendo utilizado nas mãos, braços e pernas.

O body chain possui sua origem na Índia e veio ganhando espaço na moda desde meados de 2012, onde cada vez mais adeptas utilizam este acessório para complementar o look.

Como adotar o acessório no seu estilo

Esse é um acessório bem versátil, pode ser usado tanto com um look noite como para o dia.

Ele vai também combinar bem se for utilizado com look praia, em conjunto com biquíni. Podendo compor também looks de outono inverno, por cima de vestidos de couro, por exemplo.

Biquíni e saída de praia:

Imagem com biquíni e corrente
Fonte: @Etsy – Pinterest

Para compor um visual pós praia ou para uma festa na piscina, o acessório pode ser usado por cima do biquíni ou de uma saída de praia, deixando um ar mais sofisticado para roupa de banho.

Top cropped:

Imagem com top cropped de corrente
Fonte: @Etsy Pinterest

Pode ser utilizado para um visual mais rocker, quando juntamos um cropped e calça de couro, já que correntes têm tudo a ver com esse estilo. Aposte também em um cropped e uma calça ou até mesmo uma saia e coloque o acessório por cima ou por baixo do cropped, como você preferir.

Short jeans e camiseta:

Imagem com corrente na cintura
Fonte: @Shein – Pinterest

Considerado o acessório perfeito para dar um up no visual, não é necessário estar com uma blusa mais curta para usá-lo. Ele poderá vir por cima da produção, dando um toque a mais em uma produção básica.

Vestido:

Imagem com corrente na perna
Fonte: @Etsy – Pinterest

Quando usado com um vestido de couro preto, ele confere um look mais voltado para a noite e bem mais sensual. Já para produções de dia, aposte em vestidos de tecidos mais leves, utilizando tênis ou sapatilha, conquistando um visual mais despojado.

Decote:

Imagem com corrente no decote do vestido
Fonte: @Etsy – Pinterest

Seja no vestido, na blusa ou no macacão, o acessório fica lindo se colocado por baixo de uma peça com decote profundo. Ele o destacará ainda mais, deixando um visual marcante e sensual na medida certa.

Conclusão

Pudemos ver que a calça com corrente pode e deve ser usada por qualquer pessoa que se identificar com ela. Por ser uma peça bastante versátil, ela acaba combinando com os mais variados looks e estilos.

Aposte numa calça com corrente para deixar seu look bem mais diferenciado e inovador!

você pode gostar também
Comentários