Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Cabelo Ruivo Escuro: 6 Variações do Tom, Ideias e Dicas

Qual a cor do seu cabelo? Loiro, castanho, preto, ruivo? Que tal experimentar mudar o visual e inovar as madeixas com uma cor diferente? O cabelo ruivo escuro está em alta!

Aproveite todas as dicas e inspirações que vamos te mostrar neste post e corra para o salão para deixar seus fios em um tom vermelho super marcante, que aquece o visual!

Para quem está querendo inovar, o cabelo ruivo escuro é uma ótima opção para experimentar o acobreado com discrição.

Os tons quentes dos vermelhos combinam com qualquer tom de pele, os tons mais fechados são versáteis, de fácil manutenção, e podem mudar a cor do seu cabelo natural rapidinho.

O cabelo ruivo escuro pode ter um tom mais avermelhado, acobreado ou até acastanhado. Se seu cabelo natural é castanho ou preto, o ruivo escuro dará um brilho avermelhado superelegante, e nos cabelos loiros vai escurecer os fios com um tom quente.

O ruivo escuro é a cor preferida no outono e inverno, transmite um ar misterioso e um lado místico, que desperta a autoconfiança nas mulheres que aderem ao estilo.

Se você pretende inovar no visual, o ruivo escuro é uma opção que te deixar supersatisfeita! Continue lendo até o final, e veja todas as variações do cabelo ruivo escuro, tonalidades, inspirações e cuidados com o cabelo colorido.

Veja o vídeo abaixo com dicas e segredos para chegar a um tom perfeito de cabelo ruivo escuro:

Tons de Cabelo Ruivo Escuro

O ruivo escuro tem diversas variações de tons, alguns mais puxados para o cobre, outros para o castanho ou para o vermelho.

Conheça as principais variações, e decida qual combina mais com você!

Cabelo ruivo escuro Acobreado

O cabelo ruivo escuro Acobreado é o mais escolhido pelas mulheres, e o preferido das famosas. Ele é perfeito para as morenas, e garante um resultado natural.

Esse tom de ruivo também é uma cor que combina com o verão, tem um tom escuro e deixa reflexos cor de cobre nos fios, garantindo uma iluminação deslumbrante e um aspecto brilhante.

Imagem com Cabelo ruivo escuro acobreado comprido, mostrando o destaque da cor cobre.
Imagem: Pajaris – Pinterest.

Cabelo ruivo escuro Borgonha ou Bordô

O tom Borgonha ou Bordô é mais escuro, bem mais fechado, e puxado para o castanho, e combina com todos os tons de pele.

Se você escolher este tom para pintar seus cabelos de ruivo escuro, estará escolhendo uma cor elegante, que parece com o vinho, dando um destaque discreto aos fios, com um ar mais sóbrio.

Imagem com Cabelo ruivo escuro Borgonha ou Bordô
Imagem: Fique Diva – Pinterest.

Cabelo ruivo escuro Marsala

O tom Marsala deixa reflexos roxos, e um aspecto de cor fantasia. É uma cor quente e moderna, que evidencia o tom vermelho nos raios do sol.

O ruivo escuro no tom Marsala é uma cor fácil de ser atingida, geralmente não sendo necessário descolorir, já que não necessita de um tom de fundo muito claro.

Imagem com Cabelo ruivo escuro Marsala
Imagem: Fernanda Caterina Dicas de Moda – Pinterest.

Cabelo ruivo escuro Acaju

Essa cor de cabelo ruivo escuro também é muito procurada, e é um dos mais pedidos nos salões de beleza.

O Acaju é um tom mais fechado, já que mistura o vermelho com o castanho. Se você for pintar seu cabelo de ruivo escuro Acaju, vai se surpreender com o resultado, mas saiba que essa cor necessita de mais cuidados para evitar o desbotamento.

Imagem com Cabelo ruivo escuro Acaju
Imagem: Salão Virtual – Pinterest.

Canelo ruivo escuro Cereja

Este estilo de ruivo é muito mais puxado para o vermelho, tem um tom mais marcante, podendo ser mais escuro ou mais claro, de acordo com o procedimento e quantidade de tinta usada.

Se você está pronta para ousar no tom dos seus cabelos, o Cereja é a cor perfeita. O único ponto contra é que o tom Cereja desbota com facilidade, por isso precisa de manutenção recorrente.

Imagem com Canelo ruivo escuro Cereja
Imagem: Beleza Extraordinária – Pinterest.

Cabelo ruivo escuro Amora

Para as mulheres super descoladas, que querem dar um contraste em tom arroxeado nos fios, o Amora é perfeito!

Ele é um tom forte de vermelho, mas bem mais escuro, sendo o tom mais fechado de todos. A grande vantagem desse tom, além de ser lindo, é que você não vai necessitar descolorir os fios.

Imagem com Cabelo ruivo escuro Amora
Imagem: Vix – Pinterest.

Assista o vídeo e veja o processo de coloração de um cabelo ruivo escuro mais fechado:

Agora que você já conhece vários tons de ruivo escuro para colorir seus cabelos, está na hora de ver algumas dicas para manter a cor sempre viva e brilhante.

Cuidados com o cabelo ruivo escuro

O cabelo ruivo escuro precisa de muitos cuidados, já que o cabelo ruivo é o que mais tem tendência ao desbotamento.

Alguns cuidados básicos vão preservar a cor e evitar o desbotamento.

Para deixar o tom sempre intenso e evitar o desgaste da cor, você deve usar produtos próprios para cabelos coloridos.

Produtos com óleo de argan são recomendados para os cabelos coloridos no tom de ruivo para regenerar os fios, e também é essencial a recarga de proteínas, para que seu cabelo ruivo escuro fique forte e sedoso.

Após ter pintado os cabelos, sempre use produtos pós-química, que são especiais para o tratamento dos cabelos tingidos, além disso, procure produtos pós-química especiais para cabelos ruivos ou vermelhos.

Após o processo de tingimento dos cabelos, é normal que eles fiquem mais ressecados, devido ao procedimento químico, fazer hidratação intensa após mudar a cor dos fios é essencial, hidrate seus cabelos coloridos, no mínimo, 2 vezes por semana.

Se for necessário descolorir seus cabelos antes de pintá-los, eles sofrerão mais danos, por isso, é necessário fazer as etapas da reconstrução para devolver principalmente a água perdida pelos fios com o processo de descoloração.

Na hora de secar seus cabelos já coloridos, nunca esqueça de utilizar um protetor térmico antes de utilizar fontes de calor.

Não exagere no uso de secador, chapinha e babyliss, pois o uso exagerado estraga qualquer tipo de cabelo, ainda mais os tingidos e, principalmente, ruivos, deixando-os desbotados e sem vida.

Não utilize água quente para lavar seus cabelos, sempre prefira água morna ou fria. A lavagem com água muito quente prejudica os fios, provocando ressecamento, quebra e deixando o couro cabeludo mais suscetível ao surgimento de caspa e dermatite seborreica.

Lavar em excesso também prejudica a cor do cabelo ruivo escuro, e utilizar shampoo em grande quantidade também não é indicado, porque isso aumenta o processo de desbotamento da cor. Prefira intercalar a lavagem de seus cabelos pelo menos um dia sim, um dia não.

Prefira utilizar shampoo e condicionador que contenham antioxidantes, para manter a cor intensa e brilhante do ruivo escuro.

A raiz aparece menos quando você tem um cabelo de tom mais escuro ou médio e utiliza tinta em tom de ruivo escuro, aumentando, assim, o tempo que será necessário para o retoque, agredindo menos o cabelo, com menos procedimentos químicos.

Além disso, os tons de cabelo ruivo escuro quase sempre não necessitam de descoloração, causando menos danos à fibra capilar.

Utilize produtos que contenham proteção UV, para a maior conservação da cor dos fios ruivos. A exposição ao sol, aumenta muito o desbotamento do tom, então, quanto mais proteção, mais cores vibrantes.

Os cabelos que já estão tingidos com outro tom precisam passar pelo processo de retirada da tinta, diferente dos cabelos naturais que quase sempre não vão necessitar de descoloração.

Usar produtos específicos para cabelos ruivos estimula a pigmentação e diminui o desbotamento.

Evite usar shampoos antirresíduos, principalmente os que contenham sulfato, para evitar a descoloração mais rápida dos fios.

Os cabelos ruivos coloridos precisam fazer o cronograma capilar, com hidratação, nutrição e reconstrução.

Colorindo o cabelo ruivo escuro

Veja alguma dicas de como pintar seu cabelo de ruivo escuro. Lembrando que o indicado é procurar um profissional para fazer o procedimento corretamente, mas se você quer inovar e pintar seus cabelos em casa, siga as dicas.

Analise a cor dos seus cabelos antes de escolher a tinta para ter certeza de que os seus cabelos vão aceitar o tom, escolha o tom de ruivo escuro que mais combina com sua pele.

Antes de colorir, prepare os seus fios fazendo um cronograma capilar pré-coloração. O cronograma com hidratação, nutrição e restauração vai ajudar os seus fios a ficarem mais saudáveis e prontos para receber a coloração.

Nunca esqueça de antes fazer o teste da mecha no seu cabelo com a tinta escolhida. Com ele, você vai descobrir a porosidade e os danos que podem ser causados nos fios.

Dica: Se você pretende colorir suas sobrancelhas com um tom de ruivo para combinar com os cabelos, procure um profissional, já que as sobrancelhas são muito mais delicadas e a tinta pode ressecar ou danificar a pele, inclusive causando alergia. Existem tintas especiais para a pintura das sobrancelhas, por isso, se informe e marque um horário com um profissional de sua confiança para fazer este detalhe.

Passo a passo para pintar o cabelo de ruivo escuro

  1. Passe creme ao redor das orelhas e no contorno da testa para evitar que a tinta cause manchas indesejadas na pele.
  2. Coloque as luvas e prepare a tinta: Despeje o conteúdo em um pote e misture bem (siga as instruções da embalagem, tinturas diferentes podem variar o modo de preparo).
  3. Divida o cabelo em mechas e aplique a tinta no comprimento dos fios e nas pontas.
  4. Utilize um pente com cerdas largas para espalhar a tinta, penteando todo o cabelo, uniformizando a aplicação.
  5. Siga as instruções da embalagem e o tempo sugerido para agir. A dica é que você deve aplicar a tinta, primeiramente, no comprimento e pontas, deixar agir por uns 20 minutinhos e depois aplicar na raiz e deixar agir por mais 20 minutos (mas separe o tempo de acordo com o tempo total da embalagem).
  6. Depois disso, é só enxaguar os cabelos sem utilizar shampoo.
  7. Finalize aplicando o creme de tratamento que geralmente vem junto com a tinta em um sachê. Deixe agir pelo tempo recomendado e enxágue novamente.

Retoque a raiz dos seus cabelos ruivos preferencialmente a cada 20 dias, ou de acordo com o crescimento de seus cabelos. A vantagem do ruivo escuro é não marcar tanto a raiz que está crescendo.

Após a pintura, é só cuidar bem de seus cabelos ruivos e fazer a manutenção correta para mantê-los lindos e saudáveis.

Cuidados com o cabelo ruivo natural

Se você é privilegiada e já nasceu com as madeixas nesse tom quente e de destaque, que é só experimentado por 2% da população, saiba que seus lindos cabelos ruivos também precisam de cuidados para se manterem lindos e com vida.

Imagem com cabelo ruivo natural
Imagem: Estilo ao Meu Redor – Pinterest.

Siga uma rotina de cuidados com seus cabelos ruivos, com muitos dos mesmos cuidados dos cabelos tingidos:

  • Primeiro de tudo: não utilize água quente para lavar seus cabelos ruivos naturais, evitando a abertura das cutículas.
  • Utilize shampoo e condicionador que se adequem ao seu tipo de cabelo e cor.
  • Usar shampoo tonalizante é uma ótima dica para potencializar a cor e brilho dos seus cabelos ruivos, já que mesmo os cabelos ruivos naturais têm mais facilidade de desbotamento. O shampoo tonalizante reforça a cor e o brilho dos seus cabelos.
  • Você também deve evitar muito secador, chapinha e babyliss, e sempre use protetor térmico para evitar o desbotamento.
  • O sol pode deixar o cabelo ruivo mais opaco e sem vida, então, assim como para os fios coloridos, os fios ruivos naturais precisam de produtos com proteção UV.

Seguindo os cuidados básicos com seu cabelo ruivo natural, ele vai ficar com a cor sempre viva e brilhante.

Todos os tipos de cabelos e cores necessitam de cuidados, lembre-se de sempre cuidar bem das suas madeixas, para elas estarem sempre prontas para o que der e vier!

Inspirações de cabelo ruivo escuro

São tantas as variações de tinturas no tom ruivo escuro, que na hora de escolher você pode ficar em dúvida de qual vai combinar mais com você. Por isso, separamos algumas fotos para você se inspirar nos estilos de ruivo escuro e escolher o seu.

Confira algumas inspirações para aderir ao cabelo ruivo escuro:

Não importa o tom de cabelo ruivo escuro, ele combina com todos os tipos de corte e tons de pele. Um tom ruivo escuro em um corte bagunçado e despojado faz toda a diferença.

Imagem com cabelo ruivo escuro
Imagem: Beauty Tips – Pinterest.

Um cabelo longo com pontas onduladas, além do movimento, ganha vida com um tom de ruivo escuro.

Imagem com  cabelo ruivo escuro com pontas onduladas
Imagem: Cbordom – Pinterest.

Os cabelos cacheados ganham destaque com um tom de ruivo escuro. Escolha o tom que mais te agrada e experimente o visual dos cachos.

Imagem com cabelo ruivo escuro cacheado
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

Nos cachinhos curtos, o ruivo escuro dá o toque falta para um visual super despojado e descontraído, deixando o rosto mais alegre e jovial.

Imagem com  cabelo ruivo escuro cacheado curto
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

Um cabelo no tom ruivo escuro, mais puxado para vermelho, dá vida aos cabelos crespos, complementado pelo volume das ondas, deixando o visual vibrante.

Imagem com cabelo ruivo escuro avermelhado crespo
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

E nos cortes com franja? O ruivo escuro é tudo de bom! Além de dar brilho e impacto ao visual, o ruivo complementado com franja acrescenta charme e definição ao rosto.

Imagem com cabelo ruivo escuro liso com franja
Imagem: Dicas de Mulher – Pinterest.

O ruivo escuro nos fios lisos, sem sombra de dúvida, dá o toque que falta ao visual, com muito brilho, refletindo o tom avermelhado, vai marcar presença!

Imagem com cabelo ruivo escuro alisado
Imagem: Revista Cabelos & Cia – Pinterest.

E o ruivo escuro em um tom mais puxado para o castanho? Dá aquele toque misterioso ao seu estilo, ainda mais se você utilizar uma make no tom dos cabelos.

Imagem com  cabelo ruivo escuro puxado para o castanho
Imagem: Dienifer Freitas Furtado – Pinterest.

E os penteados nos cabelos de tom ruivo escuro? Esse tom combina com todos os penteados que você imaginar! As tranças são muito bem-vindas em um cabelo longo ruivo escuro, já que a cor dá destaque ao trançado.

Imagem com  cabelo ruivo escuro semi preso com trança
Imagem: Cris – Pinterest.

Acrescentar acessórios? Pode sim! E deve! um penteado com acessórios que contrastem o cabelo ruivo escuro, destacam o visual chamando a atenção para o brilho dos fios.

Imagem com cabelo ruivo escuro com presilhas
Imagem: Anon Aussie – Pinterest.

Um penteado todo preso, como uma trança embutida baixa é básico, e se destaca em um cabelo ruivo escuro.

Imagem com  cabelo ruivo escuro com trança embutida
Imagem: Juliadahlmans- Pinterest.

E para quem quer mais atenção às madeixas ruivas escuras, os double buns em um cabelo com franja fazem toda a diferença para incrementar o visual e não passar despercebida.

Imagem com  cabelo ruivo escuro com coque duplo
Imagem: The Trends Potter – Pinterest.

Para um estilo mais descolado, para meninas decididas e com estilo, o ruivo escuro com acessório como touca ou chapéu, deixa o visual diferente, além dos fios ruivos que por si só já são impactantes.

Imagem com  cabelo ruivo escuro com touca
Imagem: We Heart It – Pinterest.

Confira no vídeo, a seguir, o tutorial para pintar seu cabelo de ruivo:

E então? Pronta para mudar o visual e pintar seu cabelo ruivo escuro? Depois de todas estas inspirações, com certeza não restam dúvidas que o ruivo escuro é lindo, misterioso, cheio de charme e calor!

Vale a pena investir nesse visual que, além de lindo, deixa você com um destaque marcante, diferenciado, cheio de estilo e super na moda.

Procure um profissional de sua confiança, ou se preferir, você mesma pode pintar suas madeixas, e marcar presença!

Tome todos os cuidados necessários com as dicas que você viu por aqui para manter seu cabelo ruivo escuro sedoso, brilhante, saudável e com uma cor intensa.

E lembre-se: é você que decide o que fazer com seu visual, mudando de forma mais discreta ou ousando com tudo, o que importa é você se sentir bem, linda, empoderada e superconfiante! Afinal se você se sentir bem com seu visual, vai estar pronta para qualquer situação.

Continue com a gente no nosso Guia de Beleza, e fique por dentro de todas as novidades sobre tendências de cabelos, unhas, looks, makes e muito mais!

você pode gostar também
Comentários