Argila verde: conheça os benefícios e o modo de uso desse produto natural
Você conhece a argila verde, produto natural que tem feito muito sucesso para os cuidados com pele e cabelo? Pois é, ele tem múltiplos benefícios para nossa saúde e beleza, além de que é considerado uma maneira de fazer um detox completo em nosso corpo. Demais, não é?
Por esse motivo, nós decidimos contar a vocês os principais benefícios dessa argila e como usá-la do modo correto, para que o seu efeito seja evidente e bem mais duradouro. Já vai anotando as nossas dicas!
Argila é terra? O que é exatamente?
Não, gente, calma! Argila não é terra! O aspecto dela pode lembrar muito areia, mas definitivamente não é isso! Por isso, se você tinha algum receio quanto a isso, pode ficar tranquila! Ela é perfeita para o uso na pele e nos cabelos.
Mas o que é, então, se não é terra? As diversas argilas provêm da sedimentação de algumas rochas e, portanto, são um tipo de composto mineral – muito potente, por sinal. Elas possuem diversos minerais que são ótimos para o controle de oleosidade, de inflamações, para hidratação, entre outras ações.
Veja alguns deles:
- Magnésio;
- Potássio;
- Manganês;
- Ferro;
- Sódio;
- Silício;
- Alumínio.
É pela presença de todos eles que as argilas detêm um potencial enorme para a prevenção e correção de problemas na pele e nos cabelos.
Tipos de argila
Você já deve saber que não existe apenas um tipo de argila. Pelo contrário, são inúmeras variações desse composto, cada uma com uma função diferente. O foco de hoje é a argila verde, mas esses são os principais tipos e suas respectivas funções bem resumidas:
- Verde: tem poder analgésico, antibactericida, capacidade de controlar a oleosidade, entre outros;
- Amarela: reduz as rugas e marcas de envelhecimento por possuir colágeno;
- Branca: é perfeita para quem quer hidratar a pele ou tem o rosto muito sensível;
- Preta: é a menos abundante e possui poder anti-inflamatório, anti estresse e rejuvenescedor;
- Vermelha: possui capacidade rejuvenescedora e redutora de medidas na barriga e nas coxas.
Ao todo, existem 9 tipos de argila, mas algumas são apenas misturas de duas ou mais originárias. No entanto, a mais famosa e com mais benefícios é a verde.
Benefícios da argila verde
Como já bem dissemos, a argila verde é a mais procurada de todas. E não é por menos: as suas funções são tantas, que todas as pessoas que prezam pelo bem-estar de sua pele já a utilizaram pelo menos uma vez na vida. Entretanto, existem outras características que encantam todas as amantes de skincare e de cuidado com os fios. Vamos conhecê-las?
Ações da argila verde na pele e como fazer a máscara
A máscara de argila verde aplicada no rosto e em outras partes do corpo possui os seguintes efeitos:
- Combate a oleosidade: primeiramente, a argila verde possui propriedade anti oleosidade que pode reduzir significativamente o desenvolvimento de acne;
- Redução de manchas: é muito comum que haja manchas em todo o corpo, especialmente no rosto, que deixam o tom da pele não muito uniforme. A argila verde tem a capacidade de reduzir essas manchas e uniformizar toda a pele;
- Menos olheiras: por estimular a circulação sanguínea, a argila verde reduz olheiras escuras e bolsas abaixo dos olhos, deixando um aspecto menos cansado no rosto;
- Reduz as celulites: esse produto diminui a retenção de líquidos no corpo e, consequentemente, a celulite também. É claro, o seu uso deve ser associado à ingestão frequente de água, bem como a uma alimentação saudável.
Você pode ver que a argila verde possui muitos aspectos positivos sobre nosso corpo no geral, especificamente a pele. Assim, o recomendado é que o uso dela seja feito de 2 a 3 vezes por semana, para que tenha um efeito visível e equilibrado.
Agora, veja como é feita e aplicada a máscara:
- Separe um recipiente de plástico ou de barro, bem como uma colher desses materiais;
- Adicione uma colher do pó da argila no pote;
- Depois, coloque água ou chá de sua preferência até que a consistência esteja cremosa como uma “lama”;
- Misture tudo e aplique no rosto, delicadamente, com um pincel;
- Espere secar e, depois, enxágue com água em temperatura ambiente.
Durante processo de secagem, é bem normal que a sua pele estique um pouco – pode até ser um pouco incômodo no início -, então não se preocupe.
Benefícios da argila verde para o cabelo e como usar
Já sabemos quais são os pontos positivos do uso da argila verde para a pele, mas ela também melhora a saúde e a beleza do cabelo. Assim, vamos descobrir quais são essas melhorias exatamente:
- Oleosidade: assim como na pele, a argila verde também diminui a oleosidade excessiva do couro cabeludo;
- Reduz a caspa e seborreia: por ter efeito anti-inflamatório, diminui consideravelmente as caspas e a seborreia;
- Hidratação e limpeza: por fim, a argila verde limpa e hidrata os nossos fios, deixando-os mais saudáveis.
Em relação à preparação para aplicar no cabelo, é muito semelhante ao modo que é preparada para o uso da pele. Observe:
- Separe o recipiente de barro ou plástico e a colher;
- Para um cabelo de tamanho médio, é recomendada uma colher do pó de argila;
- Adicione a medida de água necessária para que a mistura fique na mesma consistência da lama;
- Aplique apenas no couro cabeludo, para que os fios não ressequem, e deixe agir por 20 minutos;
- Enxágue e veja o efeito da argila!
Você deve aplicar essa receitinha a cada 15 dias, no mínimo, para não danificar os cabelos.
Então, a argila verde possui uma variedade de funções que vão aumentar a saúde e a aparência de sua pele e de seus fios. Aproveite esse produto 100% natural ao máximo, hein?