Tudo sobre beleza no Cupomzeiros.com

Alongamento de Unhas: Confira Qual a Melhor Técnica!

As unhas de uma mulher podem dizer muito sobre ela. 

Unhas bem longas e pontudas demonstram ousadia. Já as unhas mais arredondadas transparecem delicadeza. No entanto, quando somos donas de unhas fracas e quebradiças, temos que nos contentar com unhas curtinhas e sem graça. Ou pelo menos, tínhamos. 

Isso porque atualmente já é possível conseguir unhas grandes, fortes e bonitas sem precisar recorrer às unhas postiças. Tudo graças ao alongamento de unhas

Ele se tornou tão popular que já existem diversas técnicas e a cada dia surgem mais. Por isso é até normal ficar um pouco perdida com tantas opções

Mas não se preocupe! Além de te mostrar os prós e os contras do alongamento de unhas, hoje vamos te ajudar a escolher o melhor tipo para transformar totalmente o visual das suas mãos. 

Sendo assim, vamos destrinchar as técnicas mais famosas com você e também te dar algumas dicas matadoras

Então leia até o final para ficar por dentro de tudo.

O que é o alongamento de unhas?

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar dele por aí. 

O alongamento de unhas é uma técnica que permite que as mulheres consigam unhas mais longas, resistentes e bonitas. 

E não importa se as suas unhas são fracas ou até mesmo quebradiças. Você ainda pode desfrutar dos benefícios dessa técnica.

Não é à toa que ela já se tornou uma verdadeira tendência de uns tempos para cá. E, hoje, sempre que vemos uma mulher com as unhas bonitas sempre surge a dúvida: “Será que é natural?”.

Mas o mais interessante é que não existe apenas um tipo de alongamento de unhas. Na verdade, há muitas opções disponíveis e cada uma possui suas especificidades. 

Ou seja, cada tipo utiliza produtos e etapas diferentes na hora da aplicação. 

E isso vai impactar diretamente tanto no resultado final quanto na vida útil do alongamento.

Imagem com alongamento de unhas sem esmaltação
Alongamento de Unhas: sem esmaltação
Fonte: Anne – Pinterest

Vantagens

A principal vantagem de se render ao alongamento de unhas é, com toda certeza, poder escolher o tamanho e o formato delas. 

Quando temos as unhas fracas e quebradiças, temos que ficar presas ao comprimento curtinho, apesar dos nossos esforços para que elas cresçam. E, como você já deve saber, unhas curtas não dão muita liberdade para escolha de formatos. 

Já com as unhas compridas que o alongamento pode proporcionar, você não só consegue brincar com os formatos, como também com os desenhos. Isso porque terá muito espaço para deixar a criatividade falar mais alto

Então, você pode se jogar de cabeça em nail arts mais elaboradas e adotar as novas tendências do momento sem qualquer restrição. 

E saiba que elas vão durar muito mais do que duram nas suas unhas naturais, já que os materiais usados nos alongamentos aumentam a aderência dos esmaltes.

E a melhor parte é que tudo isso vai te fazer economizar duas coisas muito importantes: tempo e dinheiro. Afinal, você vai ter unhas bem feitas e bonitas por muito tempo. E isso significa que pode reduzir as suas idas ao salão.  

Desvantagens

É claro que nem tudo é um mar de rosas. Tudo na vida tem os seus prós e contras. E com o alongamento de unhas não é diferente.

O que costuma preocupar mais as pessoas é a saúde das unhas naturais. E, de fato, elas podem ser prejudicadas. 

Isso porque suas unhas naturais precisam ser bem lixadas para o procedimento. Além disso, os produtos utilizados são fortes. Sendo assim, elas podem ficar sufocadas. 

Caso na hora da aplicação sejam deixadas pequenas brechas entre as suas unhas naturais e o alongamento, isso também pode se tornar um problemão. 

O motivo? Esse é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias. 

E acho que nem é preciso dizer que as consequências disso podem ser bem feias!

Outro ponto negativo do alongamento de unhas é que, na maior parte deles, é necessário utilizar a cabine UV para a secagem dos produtos. 

Acontece que essa prática é extremamente contra indicada pelos dermatologistas. Isso porque a luz UV faz muito mal para a pele das mãos. Ela provoca o envelhecimento precoce e pode aumentar as chances de câncer de pele. 

E de nada adianta unhas lindas em mãos todas enrugadas, não é? Por sorte, hoje já existem alguns profissionais que, ao realizar determinadas técnicas de alongamento, estão optando por deixar as unhas secarem naturalmente.

Alongamento de unhas: técnicas mais famosas

Conferiu todos os prós e contras e decidiu apostar no alongamento de unhas? Então você precisa saber que existem muitos caminhos para se tomar, pois existem diversos tipos de alongamentos disponíveis hoje em dia.  E, apesar deles carregarem algumas semelhanças, estão longe de ser “tudo a mesma coisa” como muitas pessoas pensam.

Para te ajudar a entender melhor como funciona cada uma, trouxemos hoje algumas das técnicas mais famosas para te apresentar:

Unhas de acrílico

As unhas de acrílico foram um dos primeiros tipos de alongamento de unhas existentes. 

Mas é claro que foi necessário um grande percurso para se chegar ao tipo de material e aplicação que temos hoje em dia.

O alongamento de acrílico é chamado dessa forma por conta da mistura de acrílico que é utilizada, uma espécie de “massinha”. É um procedimento demorado, levando de 2 a 3 horas, e é utilizado tip’s (extensões) no processo.

Veja no vídeo o passo a passo:

Uma enorme vantagem desse tipo de alongamento de unhas é que ele é um dos que mais dura. As manutenções, no geral, só precisam ser realizadas a cada 30 dias. E, se você cuidar bem, o alongamento pode durar até 1 ano!

Incrível, não é?

Imagem com unhas de acrílico
Alongamento de Unhas: unhas de acrílico
Fonte: Nathalia Santos – Pinterest

Unhas de gel

As unhas de gel são um dos tipos de alongamento de unhas que mais fazem sucesso. E isso se deve, principalmente, ao fato delas deixarem um aspecto super natural. Isso porque, na maioria dos casos, opta-se por não utilizar tip’s. 

Sendo assim, a profissional molda cada unha uma por uma com gel. Ou seja, elas serão feitas exclusivamente para as suas mãos! O procedimento dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo se vai ser necessário aplicar as tip’s ou não. 

Veja como é fácil fazer a aplicação:

No geral, a aplicação delas só é feita quando as suas unhas naturais estão muito curtinhas.

Apesar de aparentarem mais naturalidade, o tempo para manutenção das unhas de gel é mais reduzido do que os das unhas de acrílico, caindo para 15 dias.

Imagem com unhas de gel
Alongamento de Unhas: unhas de gel
Fonte: Anya Coelho – Pinterest

Unhas de acrigel

Como o próprio nome já dá pistas, esse tipo de alongamento de unhas é uma mistura das duas técnicas que apresentamos anteriormente: acrílico e gel. 

Sendo assim, as unhas de acrigel conseguem pegar o melhor das duas técnicas: o efeito duradouro do acrílico e a naturalidade do gel. 

Parece perfeito, não é mesmo?

Todo o procedimento dura cerca de 2 horas e envolve a aplicação do gel, tip’s e uma camada de pó acrílico. 

Veja com a Roberta o passo a passo desse alongamento:

A manutenção precisa ser feita sempre que o crescimento das suas unhas naturais atrapalhem o resultado do alongamento. 

O tempo médio costuma ser 15 dias, mas pode haver variações de acordo com o ritmo de crescimento das suas unhas.

Imagem com unhas de acrigel
Alongamento de Unhas: unhas de acrigel
Fonte: Prodsec – Pinterest

Unhas de porcelana

Outra técnica de alongamento de unhas bem famosa é a unha de porcelana. Mas calma, só porque ela se chama assim não quer dizer que as unhas são feitas com porcelana de verdade. 

Na verdade, as unhas de porcelana são feitas com pó acrílico e monomer, um líquido utilizado na técnica. Ela recebe esse nome porque, ao misturar esses dois produtos, se cria uma massinha que se assemelha muito à porcelana.

Assim como acontece com as unhas de gel, as unhas de porcelana também podem ser feitas tanto com tip’s quanto moldadas uma por uma

Se quer fazer esse tipo de alongamento em casa, veja o vídeo a seguir:

Se você procura mais naturalidade, a última opção é a mais indicada. Nesse caso, também é necessário fazer a manutenção a cada 15 dias em média. 

Imagem com unhas de porcelana
Alongamento de Unhas: unhas de porcelana
Fonte: Vida de Priscesa – Pinterest

Unhas de fibra de vidro

As unhas de fibra de vidro são um dos tipos de alongamento que mais chamam atenção quando o assunto é durabilidade

O seu processo de aplicação é um pouco diferente dos outros alongamentos. Isso porque é utilizado os filamentos das fibras de vidro mais o gel

Não é à toa que esse é um dos alongamentos mais resistentes e indicado para pessoas que realizam trabalhos manuais, digitam muito e coisas do tipo.

Confira o passo a passo no vídeo abaixo:

Mas não vá pensando que por causa disso ele fica com um aspecto “grosseiro”. Na verdade, as camadas de produto são bem fininhas, o que garante um resultado super natural

Como na maioria das outras técnicas, também é preciso fazer a manutenção de 15 em 15 dias para manter os alongamentos em bom estado. 

Imagem com unhas de fibra de vidro
Alongamento de Unhas: unhas de fibra de vidro
Fonte: Aline – Pinterest

Qualquer um pode fazer?

Já decidiu qual técnica combina mais com você? Ótimo, já é meio caminho andado. 

No entanto, antes de fazer o procedimento, você precisa ver se está apta para ele

Apesar do alongamento de unhas liberado para quase todas as pessoas, é indicado que alguns grupos evitem a técnica. Entre eles:

  • Diabéticos;
  • Crianças com menos de 14 anos;
  • Gestantes;
  • Portadores de micose nas unhas;
  • Pessoas que estão realizando tratamento contra câncer.

Caso você se encaixe em alguma das situações, pode conversar com o seu médico e analisar se alguma das técnicas disponíveis de alongamento de unha podem ser feitas em você.

Além disso, saiba que, para realizar a aplicação do alongamento, você não pode estar com nenhum machucadinho na pele ao redor das unhas. 

Sendo assim, fique atenta a tudo isso antes de marcar o seu horário no salão!

Cuidados com o alongamento de unhas

Conferiu tudo certinho e está liberada para fazer o seu alongamento? 

Mas é importante você saber que depois de fazê-los também é necessário tomar uma série de cuidados

É isso que vai te ajudar a manter as suas unhas bonitas e intactas por bastante tempo, além de evitar os problemas que podem ser desencadeados pelos alongamentos que já te mostramos.

Confira abaixo as principais precauções para tomar:

Evite batidas

A primeira coisa que você deve fazer ao colocar alongamento nas unhas é começar a ser uma pessoa mais cuidadosa

Você pode não perceber, mas no dia-a-dia faz diversas coisas que acabam afetando as suas unhas. 

Digitar com a ponta das unhas, por exemplo, enfraquece muito elas e pode destruir toda a sua estrutura.

Sendo assim, sempre evite bater com o alongamento em quaisquer superfícies. Isso vai te fazer evitar bastante dor de cabeça. 

Fuja da umidade

Você lembra que falamos que a proliferação de fungos e bactérias pode ser um problema quando o assunto é alongamento de unhas?  Bom, a boa notícia é que você pode driblá-lo ao fugir da umidade. Isso significa: fique bem longe da água!

Provavelmente você vai dizer que isso é impossível. E é verdade. Mas você pode adotar algumas medidas para minimizar as chances de problema. 

Primeiramente, sempre use luvas quando for realizar tarefas que envolvam água, como lavar a louça. Também prefira sempre utilizar sabonetes antibacterianos quando for lavar as mãos E por fim, uma dica que pode ser muito útil é passar talco nas mãos depois de lavá-las. 

O talco vai ajudar a eliminar toda a umidade e manter seus alongamentos bem sequinhos e saudáveis!

Não pule a manutenção

Todas sabemos que a vida é corrida. 

No entanto, usar isso como desculpa para não fazer a manutenção do seu alongamento de unhas não é uma boa alternativa. Isso vai impactar diretamente no aspecto das suas unhas, podendo deixá-las com um aspecto bem artificial. Afinal, as suas unhas naturais crescem com o tempo e acabam deslocando todo o alongamento. 

Sendo assim, as manutenções servem para deixar tudo com a aparência mais natural possível novamente. 

Além disso, caso seja necessário e se forem usadas na técnica que você escolher, também é feita a troca das tip’s.

Faça pausas

E por último, esteja ciente que, mesmo tomando todos os outros cuidados, as suas unhas naturais ainda precisam de uma pausa. Ou seja, depois de manter seus alongamentos por alguns meses, pode ser uma boa ideia retirá-los por um tempinho. 

Assim, suas unhas conseguem dar aquela respirada. Você pode, inclusive, aproveitar essa pausa para fortalecê-las com bases específicas de tratamento.  

Dessa forma, elas continuarão firmes, fortes e prontas para sua próxima sessão de alongamento de unhas!

Posso aplicar sozinha?

A cada dia mais as mulheres buscam maneiras de ser auto suficientes e fazer as próprias unhas tem se tornado cada vez mais comum. 

Afinal, isso também ajuda a economizar uma boa quantia no fim do mês. 

Quando se trata de esmaltação comum nas suas unhas naturais, isso não tem problema nenhum. No entanto, quando o assunto é alongamento de unhas, as coisas são um pouco diferentes. 

Como você viu, essas técnicas utilizam alguns produtos agressivos e manuseá-los sem ter experiência pode ser um grande risco. 

Um procedimento mal feito não vai apenas dar resultados indesejáveis, como também pode prejudicar muito a estrutura das suas unhas naturais. 

Sendo assim, sempre faça alongamento de unhas com profissionais qualificados e de confiança. E o mesmo vale para as manutenções e as remoções

Muitas mulheres acham que basta arrancar o alongamento, mas não é bem assim que funciona. Uma remoção inadequada pode até mesmo deixar suas unhas em carne viva! Então fique esperta.

Alongamento de unhas X Unhas postiças

Bom, depois de ver todos os detalhes sobre o alongamento de unhas, pode estar se perguntando se não é melhor apostar nele ou nas unhas postiças

A verdade é que, apesar das duas técnicas poderem ser usadas para ficar com unhas longas e de diferentes formatos, existem muitas diferenças

A principal é a durabilidade.

Apesar de algumas unhas postiças já virem com nail arts prontinhas e economizarem muito tempo, elas costumam ter um tempo de vida útil menor que os dos alongamentos.

Imagem com unhas postiças
Alongamento de Unhas: unhas postiças
Fonte: Etsy – Pinterest

Além disso, os resultados não são tão naturais quanto os proporcionados pelo alongamento de unhas.  

Qual alongamento de unhas escolher?

Decidiu apostar no alongamento de unhas?

Temos certeza que você vai adorar o resultado. No entanto, pode ainda estar se perguntando qual a melhor técnica. 

E a resposta é bem simples: aquela que for melhor para você! Afinal, os gostos são individuais. 

Mas uma boa dica na hora de tomar a decisão é primeiramente conferir com a sua profissional de confiança quais técnicas ela realiza. Isso por si só já pode reduzir bastante a sua lista de opções. 

O importante mesmo é ter alguém qualificado para realizar o procedimento. 

Acredite, isso vai influenciar mais no resultado final do que o tipo de técnica que você escolher. Até porque não adianta nada selecionar um alongamento que promete maravilhas se a aplicação for feita de maneira desleixada. 

Então tenha isso sempre em mente antes de tomar a decisão. Esperamos que as informações e dicas que compartilhamos hoje te ajudem a conquistar as unhas longas e bonitas que você sonha e merece.

Até breve!

você pode gostar também
Comentários